Buscar

Agentes fisicosquimicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Agentes fisicos-quimicos do Trauma 
Os agentes físicos podem causar lesões, dependendo da intensidade e duração de sua ação, qualquer agente físico pode produzir lesão no organismo. Os principais agentes físicos são as variações da pressão atmosférica, força mecânica, variações de temperatura, eletricidade, radiações e ondas sonoras (ruído). 
Lesões Traumáticas 
Força mecânica: geram lesões traumáticas como abrasão ou ferida abrasiva - fricção ou esmagamento, laceração – rasgo de tecidos; contusão ou ferida contusa, popularmente conhecido como “galo”, incisão, ferida incisa ou corte – instrumento com borda afiada, perfuração ou ferida perfurante gerada por instrumento pontiagudo, fratura – ruptura de tecido ósseo/ cartilaginoso
As feridas locais abrangem reação inflamatória, hemorragias, espasmo muscular como redução do fluxo sanguíneo
Ferida Sistêmicas compreendem choque (neurogênico ou hemorragia intensa) e embolia gordurosa (fratura óssea)
Variações na pressão atmosférica: o homem tem a capacidade de se adaptar a pequenas variações da pressão, porem um indivíduo suporta melhor o aumento da pressão do que a sua diminuição. Condições hiperbáricas ocorre o aumento da pressão, um exemplo é o mergulho ou a síndrome da descompressão. Já em condições hipobáricas ocorre a diminuição da pressão, exemplo em altitudes elevadas. Com isso ocorre a queda da pressão dos gases, gerando assim hipóxia (o que lesa o tecido vascular e causa edema). O ar entra com muito menos pressão no pulmão resulta em um reajuste, aumentando a frequência respiratória, cardíaca e arterial, afim de que haja um aumento do fluxo sanguíneo (pode haver desidratação).
Corrente elétrica: Causa uma disfunção elétrica dos tecidos (miocárdio, musculo esquelético e tecido nervoso, ocorre uma resistência na produção de calor, causa queimaduras (superfície de contato – profundidade da lesão), parada cardiorrespiratória (tempestade/raio), a lesão depende do trajeto e da duração do contato do corpo com a corrente elétrica. 
Radiações: São emissões de energia que se propagam como ondas eletromagnéticas como partículas. São classificadas de acordo com o comprimento de onda e com a frequência (ondas de rádio, micro-ondas), até as de pequeno comprimento de onda e alta frequência (raios gama e raio-x). Materiais que emitam radiação ionizante, na dependência do tipo de exposição, pode ser fatal ou causar sérios danos à saúde, sendo eles agudos ou crônicos.
A radiação causa lesões por meio de uma ação direta sobre as macromoléculas (lipídio, proteínas, ácidos nucleicos, carboidrato) produzindo radicais livre, os tecidos passam a ter uma maior atividade mitótica, gera envelhecimento, câncer devido a radiosensibilidade, radiocuravel, radioterapia. 
O poder de penetração das radiações eletromagnéticas é inversamente proporcional ao comprimento de onda. As mais penetrantes são os raios x e os raios gama, tendo as radiações UV baixíssimo poder de penetração. 
Dependendo da dose e do tempo de irradiação, podem ser observadas lesões agudas (imediatas), lesões crônicas e lesões tardias. 
É inquestionável a participação de radiações ionizantes na etiologia do câncer, a exposição à radiação é pior quando ocorre de forma repedida do que de uma só vez, exemplos claros de câncer relacionado com exposição à radiação se apresenta com os trabalhadores de minas de uranio que apresentaram câncer de pulmão, ou os pintores de mostrador de relógio a base de rádio (câncer dos ossos); pacientes em terapia (câncer de tireoide/ mama), radiologistas ou quem esteve constantemente em exposição ao sol (câncer de pele- pois está é a primeira barreira natural do indivíduo contra agentes lesivos), sobreviventes de explosões de bombas, exposição intrauterina, radiologistas, pacientes em terapia (no caso da leucemia) 
Luz do sol: possui radiações ultravioletas (UVA,UVB) mais lesiva, pode causar insolação, queimaduras (eritema, edema, bolhas), tem ação melogenômica ( o que induz pigmentação), gera envelhecimento acelerado, enrugamento da pele (degeneração de fibras, pode causar neoplasias)
Som (ruídos): pode causar perda progressiva da capacidade de distinguir sons de frequência mais alta, ruídos mais altos induzem lesões nas células ciliadas do aparelho auditivo.
Agentes químicos
Substâncias toxicas ou medicamentos que podem provocar lesões por dois mecanismos: Ação direta sobre células ou interstícios, por meio de transformações moleculares que resultam em transformações ou morte celular, por alterações do interstício ou do genoma induzindo transformação maligna (efeito carcinogênico).Quando esses agentes atuam na vida intrauterina podem determinar erros do desenvolvimento (efeito teratogênico); E a ação indireta diz respeito ao antígeno ( muito raro), o agente químico de maneira indireta atua como hapteno, induzindo resposta imunitária humoral ou celular responsável pelo aparecimento de lesões. 
O efeito do agente químico sobre o organismo depende de várias circunstâncias, como a doses, vias de penetração e absorção, transporte, armazenamento, metabolização e excreção. Bem como particularidades do indivíduo como idade, sexo, estado de saúde, momento fisiológico e constituição genética. Já os efeitos lesivos de um agente químicos podem ser previsíveis (esses dependem da dose, são facilmente reprodutíveis em animais de laboratório, os padrões de reação apresentam as mesmas características em indivíduos diferentes) ou imprevisíveis (não guardam relação estreita com a dose, dependem mais da indução da resposta imune- estão ligado a fatores genéticos que comandam essa resposta; a via de administração é importante (imunogenicidade), as reações variam de um indivíduo para outro, exposições repetidas podem induzir dessensibilização)
Refeencias
Disponivel em:< https://www.passeidireto.com/arquivo/6267776/agentes-fisicos-quimicos-e-biologicos-causadores-de-lesao> 
JUNIOR,E.V.T. AÇÕES DE RESPOSTA: ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR DE ACIDENTES COM PRODUTOS PERIGOSOS. Disponível em:< http://www.bvsde.paho.org/cursode/p/modulos /modulo_3.4.1.pdf> 
FACULDADE ALIANÇA
MELO. V. et al. Agentes físicos. Etiopatogênese das lesões. Faculdade da aliança, Coordenação de enfermagem, Teresina-PI abril de 2011. Disponível em:< http://www.ebah.com.br/content/ABAAAe1mcAK/agentes-fisicos>

Outros materiais