Buscar

PROCESSO ADMISSIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade 2 – Processo Admissional
Quais os documentos obrigatórios, neste processo admissional do novo funcionário, que ele deve entregar ao setor? Faça um checklist e descreva o porquê e a finalidade desses documentos para o registro eficaz do funcionário junto aos órgãos competentes (TEM, Previdência Social, Receita Federal, CEF) e a sua garantia nos seus direitos enquanto funcionário e obrigações do empregador.
Os documentos obrigatórios são: Carteira de Trabalho; Atestado Médico Admissional; 1 Foto 3X4; Carteira de Identidade (cópia); CPF(cópia); Título de Eleitor (cópia); Certificado de Reservista (cópia); Comprovante de Residência (cópia); Certidão de Nascimento de filhos dependentes (cópia); Cartão de Vacinação de dos filhos menores de 7 anos (cópia); Declaração de Frequência Escolar dos filhos menores de 7 anos (cópia); Cartão do PIS(cópia); Livro ou Ficha de Registro; Anotação na CTPS; Formulário de Salário Família; Declaração de Dependentes do Imposto de Renda; Contrato de Experiência; Solicitação de Vale Transporte e Solicitação de Vale Alimentação, quando necessário.
CHECKLIST DE DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS ADMISSIONAIS
CARTEIRA DE TRABALHO – um item de extrema importância, uma vez que nela ficam armazenados dados da vida funcional do trabalhador.
ATESTADO MÉDICO ADMISSIONAL – funciona como a garantia de que o futuro funcionário está em condições físicas de exercer a função para a qual será contratado.
 1 FOTO 3X4 - será anexada no livro ou ficha de Registro de Empregados.
CARTEIRA DE IDENTIDADE (cópia) – serve para confirmar a identidade da pessoa.
 CPF(CÓPIA) – sua principal função é identificar os contribuintes do imposto de renda
TÍTULO DE ELEITOR (CÓPIA) - comprova que um determinado cidadão está inscrito na Justiça Eleitoral do Brasil e se encontra apto a exercer tanto o eleitorado ativo, quanto o eleitorado passivo.
CERTIFICADO DE RESERVISTA (CÓPIA)
COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA (CÓPIA) - para fins de recebimento de vale transporte.
CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE FILHOS DEPENDENTES (CÓPIA) - item indispensável para fins de recebimento do salário-família.
CARTÃO DE VACINAÇÃO DE DOS FILHOS MENORES DE 7 ANOS (CÓPIA) - item indispensável para fins de recebimento do salário-família.
DECLARAÇÃO DE FREQUÊNCIA ESCOLAR DOS FILHOS MENORES DE 7 ANOS (CÓPIA) – item indispensável para fins de recebimento do salário-família.
CARTÃO DO PIS(CÓPIA) – utilizado gerir o Programa de Integração (depósito do FGTS). 
 LIVRO OU FICHA DE REGISTRO – Esse item obrigatório, deverá ser preenchido antes do início da prestação de serviços. Tem como finalidade o cadastramento de informações importantes da vida funcional do empregado. Além disso auxilia o profissional que realizará o processo de preenchimento dos formulários e documentos obrigatórios durante o processo admissional.
ANOTAÇÃO NA CTPS – A anotação na CTPS deverá ser realizada com a finalidade de documentar e comprovar o contrato de trabalho e o tempo de serviço do empregado. Para isso a empresa deverá preencher as páginas referente ao Contrato de Trabalho e Anotações Gerais. O responsável pelo processo deverá solicitar a carteira no ato da contratação e a empresa deverá emitir o recibo para atestar a entrega da carteira pelo empregado. Assim como deverá solicitar a assinatura do empregado no recibo de devolução.
FORMULÁRIO DE SALÁRIO FAMÍLIA – Esse item tem a finalidade de assegurar aos empregados que possuem filhos menores de 14 anos e que recebam remuneração mensal abaixo do valor limite para recebimento do salário família a fazer jus do benefício.
DECLARAÇÃO DE DEPENDENTES DO IMPOSTO DE RENDA – Esse item visa assegurar ao trabalhador que possui encargos para fins de imposto de renda, beneficiar-se da dedução relativa a dependentes, desde que observadas as condições para fazer uso de tal benefício.
CONTRATO DE EXPERIÊNCIA – Tem como finalidade avaliar o empregado antes da efetiva contratação por um período maior ou indeterminado. O período de experiência possui prazo estabelecido de até 90 dias, podendo ser fracionado ou não e, de acordo com o artigo 451 da CLT esse tipo de contrato só pode sofrer uma única prorrogação, sob pena de ser considerado contrato por tempo indeterminado.
SOLICITAÇÃO DE VALE TRANSPORTE – Como o vale transporte é um direito do trabalhador, esse item é utilizado para que o empregado opte por fazer uso ou não desse direito. Caso resposta positiva, o empregado deve declarar na solicitação quantos, quais e o trajeto dos meios de transporte usuais ao seu deslocamento para realização do trajeto Trabalho X Casa e vice-versa.
SOLICITAÇÃO DE VALE ALIMENTAÇÃO – Esse item não é considerado uma obrigação legal do empregador, a empresa poderá optar por conceder ou não o benefício ao empregado. A concessão só será considerada obrigatória quando constar em convenção coletiva de trabalho de cada setor, pactuadas entre o sindicato dos empregados e dos empregadores, onde será estabelecido o valor mínimo do benefício.

Outros materiais