Buscar

A Importância da Definição do Problema de Pesquisa

Prévia do material em texto

Resenha Crítica Completa
	Dados Gerais
	Disciplina
	Pesquisa e Prática em Educação V
	Professor
	
	Aluno
	
	Turma
	
	Matrícula
	
	e-mail
	
	Análise do Texto
	Título do Texto
	A Definição do Problema de Pesquisa a chave para o sucesso do Projeto de Pesquisa
	Autor (es)
	José Eduardo Gomides
	Palavras-Chaves do Texto (no máximo quatro palavras)
	Problema
	Pesquisa
	Projeto
	Científica 
	Descrição do Assunto 
	 O texto fala da importância do conhecimento e da pesquisa cientifica, as dificuldades que encontramos ao longo desse processo, fala de como é difícil iniciar essa pesquisa e entender o conteúdo básico e necessário para continuar superar os obstáculos que aparecem ao longe do caminho. 
 A peça fundamental nesse processo é a definição do problema de pesquisa, que no começo pode parecer fácil, mas ao longo do caminho se apresenta cheio de complexidade. A definição do problema de pesquisa é importante para o sucesso do projeto de pesquisa, para isso temos que buscar tipos de conhecimentos e conceitos de ciência etc.
	Enquadramento Teórico das Ideias do Autor
	 O autor fala que para falar do conhecimento científico é preciso diferenciá-lo dos outros tipos de conhecimento existente. Ele apresenta os diferentes tipos de conhecimento: conhecimento popular; científico; filosófico e religioso. O conhecimento é um processo de reflexão crítica que ajuda a conduzir o desenrolar do objeto estudado e analisado. 
 O conhecimento científico é um aperfeiçoamento do conhecimento comum e é obtido através de um processo metódico e é produzido pela investigação científica. “A ciência é um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos metodicamente, sistematizados e verificáveis, que fazem referência a objetos de uma mesma natureza”. Os componentes da ciência são: objetivo ou finalidade; função; objeto; material e forma material. As ciências se caracterizam pela utilização de métodos científicos e com isso são encontrados vários conceitos de métodos. O método é o caminho pelo qual se chega a determinado resultado, ainda que esse caminho não tenha sido fixado de antemão de modo refletido e deliberado. Ele ajuda no processo de investigação para cumprir as etapas do: descobrimento do problema; colocação precisa do problema; procura de conhecimentos ou instrumentos relevantes ao problema; tentativa de solução do problema com auxílio dos meios identificados; invenção de novas ideias etc. Os tipos de métodos são: método indutivo; método dedutivo; método hipotético dedutivo e método dialético. 
 As hipóteses são importantes para deduzir as teorias do trabalho e podem ser testadas ou julgadas. O tema é uma proposição mais abrangente, é um assunto que se deseja provar ou desenvolver e o problema consiste em dizer de maneira explicita, clara, compreensível e operacional, qual a dificuldade com a qual nos defrontamos e que pretendemos resolver. Para formular um projeto de pesquisa é preciso seguir um conjunto de pontos, citar uma infinidade de autores, para que a pesquisa seja aceita pela academia, mais a criatividade e a iniciativa são fatores componentes da pesquisa ou se enquadram nos conceitos de valor.
	
Apreciação Crítica da Obra
	 Os pontos envolvidos no trabalho de pesquisa exigem do autor do projeto, conhecimentos das técnicas de estudos científicos e um acompanhamento com o orientador, que vai ajudar a clarear as dúvidas que surgem ao longo da elaboração do trabalho. O ponto fundamental e importante para o sucesso do projeto de pesquisa é estabelecer uma identificação pessoal com o problema de pesquisa. 
 Não se pode deixar que o orientador influencie no processo de escolha e definição do problema, pois transmite ao orientando uma ideia que não se tinha em mente. O processo de ciência permite que o problema de pesquisa seja revisto durante o processo de estudo. A elaboração do problema de pesquisa traz aflição e expectativa no início, mais no decorrer são amenizados. 
	Paralelo com a realidade de sua Vida Acadêmica e/ou seu trabalho

Outros materiais