Buscar

Avaliação Av1e Av2 -2014 - Gestão e Leg

Prévia do material em texto

Avaliação: CCE0216_AV1_201201142563 » GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno
	Professor:
	SIMARA FERREIRA BRUNO
GLISIA MARIA DA SILVEIRA NEVES
	Turma: 9009/F
	Nota da Prova: 3,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 0        Data: 16/04/2014 16:02:11
	
	 1a Questão (Ref.: 201201209852)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma determinada indústria lança nas águas de um rio águas com temperatura de 40o C, acima da média da temperatura normal dessas águas. Isso será uma forma de _________________ se para aquele rio no parâmetro temperatura, o padrão (máximo) de lançamento for 45oC.
		
	
	poluição natural
	 
	poluição consentida
	
	poluição comercial
	
	poluição impedida
	
	poluição permanente
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201209856)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a alternativa que não corresponde a poluição:
		
	
	Som
	 
	Folhas de árvores
	
	Esgoto
	
	Luz
	
	Calor
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201244734)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O estudo de impacto ambiental deverá obedecer a algumas diretrizes gerais impostas pela legislação. Sobre essas diretrizes, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Contemplar todas as alternativas tecnológicas e de localização do projeto, confrontando-as com a hipótese de não execução do projeto.
( ) Identificar e avaliar sistematicamente os impactos ambientais gerados nas fases de implantação, operação e desativação da atividade.
 ( ) Definir os limites da área geográfica a ser direta ou indiretamente afetada pelos impactos, denominada área de influência do projeto, considerando, em todos os casos, a bacia hidrográfica na qual se localiza.
( ) Considerar os planos e programas governamentais propostos e em implantação na área de influência do projeto, assim como sua compatibilidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
		
	 
	F - V - V - F
	
	V - V - V - F
	 
	V - F - V - V
	
	F - F - V - V
	
	V - V - F - V
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201209887)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os ecossistemas têm incrível capacidade de regeneração e recuperação contra eventuais impactos esporádicos, descontínuos ou localizados, muitos dos quais provocados pela própria natureza, mas a agressão causada pelo homem e contínua, não dando chance nem tempo para a regeneração do meio ambiente é a principal causa da perda da biodiversidade das espécies e também da poluição. Podemos considerar a perda da biodiversidade e a poluição marinha, nesse contexto como:
		
	 
	impacto ambiental
	
	atividades que competem a ISO 9000
	
	remediação
	
	Resultantes da exclusiva atividade da indústria de petróleo no mundo
	
	evento obrigatório para a sobrevivência do homem na Terra
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201242163)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Lei Federal nº 6938/81, da Política Nacional do Meio Ambiente, criou o SISNAMA ¿ Sistema Nacional do Meio Ambiente ¿ que é constituído de órgãos e entidades da União, dos Estados dos Municípios e do Distrito Federal e das Fundações instituídas pelo Poder Público. É formado:
		
	
	por representantes legais do Ministério do Meio Ambiente e das secretarias estaduais e municipais de meio ambiente.
	
	por universidades, organizações-não-governamentais, entidades de classe e representantes da sociedade de todos os estados brasileiros.
	
	por representantes da sociedade civil organizada.
	 
	pelo Conselho do Governo, Conselho Nacional do Meio Ambiente, Ministério do Meio Ambiente, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Instituto Chico Mendes e pelos órgãos seccionais e locais.
	 
	pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente e pelos conselhos estaduais e municipais.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201209869)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Aponte a alternativa que não corresponde a um impacto ambiental:
		
	
	Chuva ácida
	
	Efeito estufa
	 
	Coleta seletiva
	
	Diminuição da biodiversidade por contaminação industrial
	
	Introdução da pecuária em áreas de mata atlântica primária
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201210244)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O efeito estufa causado pelas ações antropicas é uma preocupação crescente em todo o planeta. Entre as medidas mitigadoras da emissão dos Gases de Efeito Estufa (GEE) se inclui o uso de biocombustíveis, como uma alternativa ao uso de combustíveis de origem fóssil. Além desses gases, outro fator importante para o controle da poluição atmosférica é o controle das emissões de gases prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente, como os óxidos de nitrogênio (NOx) e de enxofre (SOx). Sobre esse enfoque, pode-se afirmar que I - a produção e o uso de biocombustíveis não acarretam o acúmulo de GEE na atmosfera; II - a produção e o uso de etanol combustível brasileiro, oriundo da cana, não contribuem significativamente para o acúmulo de GEE na atmosfera; III - o uso de etanol combustível não acarreta a emissão de NOx e SOx para a atmosfera; IV - o uso do biodiesel puro (B100) ou em formulação (B2, B5, B20, etc.) não acarreta a emissão de NOx e SOx para a atmosfera. Estão corretas APENAS as afirmações
		
	
	I e II.
	 
	III e IV.
	
	II e IV.
	
	I e III.
	 
	II e III.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201209960)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Assinale a alternativa abaixo que complementa a frase: __________________representa toda e qualquer obrigação de curto e longo prazo, destinadas única e exclusivamente a promover investimentos em prol de ações relacionadas à extinção ou amenização dos danos causados ao meio ambiente, inclusive percentual do lucro do exercício, com destinação compulsória, direcionado a investimentos na área ambiental.
		
	
	Auditoria ambiental
	 
	Passivo ambiental
	
	Responsabilidade civil
	 
	Gerenciamento ambiental
	
	Biodiversidade
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201210212)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Quando da análise dos Impactos Ambientais da construção de uma Refinaria de Petróleo são definidos atributos que permitem aferir e avaliar cada um dos impactos potenciais identificados na analise do projeto e de sua interação com o sistema ambiental onde será intalada. Os dois principais atributos são:
		
	
	Características de valor e importância.
	 
	Magnitude e importância.
	
	Características de ordem e importância.
	
	Características de localização espacial e de ordem.
	 
	Magnitude e características de localização espacial.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201209968)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Assinale a alternativa que não diz respeito a um exemplo de passivo ambiental assumido por empresas:
		
	
	caso da Petrobrás, na década de 80, no qual a região de Cubatão, no interior do Estado de São Paulo, foi seriamente afetada pelo vazamento de óleo, que culminou com a explosão de várias moradias
	
	em janeiro de 2000, o vazamento nas instalações da mesma empresa que provocou o derramamento de milhares de litros do óleo no mar na Baía da Guanabara, causando a morte de várias espécies de aves e peixes, além de afetar seriamente a vida das populações locais que viviam da atividade pesqueira
	
	O caso da British Petroleum no derramamento de óleo no Golfo fo México em maio de 2010, onde o diretor da empresa diz: "É uma catástrofe ambiental para BP e para as pessoas que estão trabalhando para tentar conter o derramamento"
	 
	O programa petrobrás ambiental na seleção de projetos de organizações não-governamentais para fomento da integração sócio-ambiental
	 
	os gastos assumidos pela Exxon, no caso do acidente com o petroleiro Valdez, no Alaska;
	
	
	Avaliação: CCE0216_AV2_201201142563 » GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação:AV2
	Aluno: 
	Professor:
	SIMARA FERREIRA BRUNO
GLISIA MARIA DA SILVEIRA NEVES
	Turma: 9009/F
	Nota da Prova: 3,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 15/06/2014 14:02:15
	
	 1a Questão (Ref.: 201201385217)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Para o Prof. Paulo de Bessa Antunes (apud Funiber, 2009), a reparação dos danos ambientais é, provavelmente, o momento, mas crítico da delicada relação entre o meio ambiente natural, desenvolvimento socioeconômico e a aplicação das normas do Direito Ambiental. Nesse sentido, determine quais as duas formas de reparação do dano ambiental previstas em nosso ordenamento jurídico.
		
	
Resposta: A reparação dos danos ambientais é muito complexa pela a difilcudade de reparação do mesmo, mas o Direito ambiental desenvolve e a assegura a implantação de reparação ambiental, uma forma de reparar o meio ambiente é reflorestamento realizado pelas as empresas que utilizam a madeira para fabricação de móveis, para obras de construção civil e etc, outra forma de reparação é resíduos gerados pela fábricas textil e entre outras é tentar faze o tratamento dos esidos antes deles serem lançados ao meio ambiente ou direcionar este resido para uma estação de tratamento para que a mesma tenha o destno correto para a não haver a degradação do meio.
	
Gabarito: A primeira pela reconstituição do bem lesado; a segunda pela indenização em dinheiro.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201385168)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Gestão ambiental é, portanto, um_______________de responsabilidade do poder constituído, destinado a, com participação social, formular, implementar e avaliar políticas ambientais a partir da cultura, realidade e potencialidade de cada região, em conformidade com os princípios de desenvolvimento sustentável. Qual alternativa completa a frase?
		
	
	estratégia das políticas públicas somente
	 
	processo político administrativo
	
	organização empresarial jurídica
	
	planejamento individual primário
	
	organização não-governamental partidária
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201342722)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual país é tido como o precursor dos Sistemas de Qualidade no mundo e que também foi o responsável pelo modelo de Sistema de Gestão Ambiental adotado atualmente no Brasil?
		
	
	Estados Unidos
	 
	Inglaterra
	
	França
	
	Japão
	
	Argentina
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201297686)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Os avanços tecnológicos tem sido a mola mestra a promover o progresso econômico. Contudo, existe uma contraparte deste processo, que se refere a grande quantidade de resíduos produzidos, seja no âmbito de produção da industrial, seja no âmbito do consumo. Como resultado dos exageros cometidos que podem ser vistos nos níveis elevados de poluição, o Estado tem respondido com várias ações, entre estas se destacam a Política Ambiental que pode ser definida como :
		
	
	o conjunto de leis que busca motivar as empresas a investirem em tecnologias limpas.
	
	o conjunto de leis que busca promover o desenvolvimento econômico e social, mas sempre observando o uso de matérias-primas e insumos de origem verde.
	 
	o conjunto de metas e instrumentos que visam reduzir os impactos negativos da ação antrópica - aquelas resultantes da ação humana - sobre o Meio Ambiente.
	 
	o conjunto de leis que orienta as ações a forma como o governo deve agir para estimular o setor privado a investir mais forte em tecnologias limpas.
	
	o conjunto de objetivos que permite que o governo possa estimular as organizações do terceiro setor a se qualificar melhor e, desta forma, atuar junto as empresas para que adotem processos ecologicamente corretas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201342700)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Qual tópico abaixo não corresponde ao segundo princípio da etapa de implantação de um SGA por uma empresa?
		
	
	Aspectos ambientais
	 
	Treinamento, Conscientização e Competência
	 
	Programas de Gestão Ambiental
	
	Objetivos e metas
	
	Requisitos legais e outros requisitos
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201409742)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Os Sistemas de Gestão Ambiental devem ser analisados em suas 03 dimensões: a Espacial, a Temática e a Institucional. Caracterize cada uma dessas dimensões.
		
	
Resposta: Institucional: é que a empresa tem de que dispor ao seus colaboradores o treinameto concietizção e competêcia, impor obejtivos e metas. Espacial: Analisa e verificar a se o meio depõe de espaço e para e a execção dos aspectos ambientais. Temática: é verificar o direcionamento desta empresa para que possa enquadrar -se ao setema de gestão ambiental
	
Gabarito: A Espacial que corresponde à área na qual se espera que as ações de gestão tenham eficácia; a Temática que delimita as questões ambientais às quais as ações se destinam e a Institucional relativa aos agentes que tomaram as iniciativas de gestão.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201210212)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Quando da análise dos Impactos Ambientais da construção de uma Refinaria de Petróleo são definidos atributos que permitem aferir e avaliar cada um dos impactos potenciais identificados na analise do projeto e de sua interação com o sistema ambiental onde será intalada. Os dois principais atributos são:
		
	 
	Magnitude e importância.
	
	Características de ordem e importância.
	
	Características de localização espacial e de ordem.
	
	Características de valor e importância.
	 
	Magnitude e características de localização espacial.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201242265)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Lei 10.625, de 19 de dezembro de 2002, dispoe sobre ruidos urbanos e protecao do bem-estar e do sossego publico em Curitiba. Com base nessa lei, identifique dentre as alternativas a seguir a definição FALSA.
		
	 
	RUIDO IMPULSIVO: som de curta duracao, com inicio abrupto e parada rapida, caracterizado por um pico de pressao de duracao menor que um segundo.
	 
	POLUICAO SONORA: emissao de som ou ruido que seja, direta ou indiretamente, ofensivo ou nocivo a saude, a seguranca e ao bem-estar da coletividade.
	 
	RUIDO: Som de curta duração.
	 
	VIBRACAO: movimento oscilatorio transmitido por onibus, caminhoes e automoveis.
	 
	FUNDO: sons emitidos durante o periodo de observacao, que nao aquele objeto da medicao.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201385186)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Se examinarmos a formação do direito ambiental, é possível identificar basicamente duas fases. Qual é aquela relacionada a um bem juridicamente protegido considerada a primeira fase?
		
	 
	meio ambiente é político
	
	meio ambiente é considerado
	
	meio ambiente é isolado
	 
	meio ambiente é setorial
	
	meio ambiente é praticado
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201385201)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Qual alternativa abaixo, NÃO está relacionada aos elementos de um Sistema de Gestão Ambiental com base na Norma ISO 14001 ?
		
	 
	Facilidade e rapidez na identificação do impacto natural
	
	Implantação e Operação
	 
	Revisão do Gerenciamento
	
	Planejamento
	
	Política Ambiental

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes