Buscar

Av2 história da enfermagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0011_AV2_201403309906 » HISTÓRIA DA ENFERMAGEM
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201403309906 - RENATA KATIELLE SANTOS BATISTA
	Professor:
	CRISTINA ALVES DE LIMA
	Turma: 9057/BE
	Nota da Prova: 5,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 16/06/2014 11:31:35
	
	 1a Questão (Ref.: 201403363994)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Compreendendo o CUIDAR de forma mais ampla, parece mais claro visualizá-lo anteriormente à Enfermagem. Diante desta afirmação, marque a CORRETA sobre cuidar:
		
	
	Cuidado como um fato isolado é um conhecimento oriundo do presente sem convicções históricas.
	
	O cuidar pode ser, unicamente, um ato individualizado que apenas desconsidera cada pessoa, isoladamente, no seu contexto de vida.
	
	Cuidar é um ato de reparação que nem sempre assegura a continuidade da vida tendo como fim limitá-la.
	 
	Cuidar significa comportamentos e ações que envolvem conhecimento, valores, habilidades e atitudes empreendidos no sentido de favorecer as potencialidades das pessoas para manter ou melhorar a condição humana no processo de viver e morrer.
	
	Cuidar é um ato isolado de toda a inserção social.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403426768)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Leia o texto abaixo e marque a resposta correta:
"A medicina da civilização suméria, que floresceu há seis mil anos em Ur, na Mesopotâmia é (...), a mais antiga que se conhece. Baseava-se na astrologia, pois os sumérios acreditavam que o destino dos homens era regido pelos astros desde seu nascimento. Os arqueólogos encontraram placas de argila usadas pelos sacerdotes nas quais estavam redigidos em escrita cuneiforme tratados médicos completos e complexos. Todos esses textos ressaltam a importância da higiene pessoal e da limpeza das cidades para a manutenção da saúde pública e individual".
 
BUENO, Eduardo. À sua saúde: a Vigilância sanitária na História do Brasil. Brasilía: Ministério da Saúde, 2005 p.25
		
	 
	Um traço comum à maioria dos povos antigos é a associação da medicina com o sacerdócio.
	
	Os sumérios desenvolveram hospitais e  a enfermagem.
 
	
	Os sumérios deixaram tratados sobre procedimentos cirúrgicos primitivos.
 
	
	Os escritos sumérios influenciaram diretamente à medicina hindu, principalmente no se refere aos aspectos higiênicos.
	 
	A medicina mesopotâmica tinha muitos traços em comum com a medicina grega.
 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403364977)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Dos escritos de Florence Nightingale, o meio ambiente emerge como conceito principal e engloba os elementos externos ao paciente que afetam a saúde do mesmo e o processo de cura. Baseado na presente afirmativa, marque a resposta verdadeira.
		
	
	Ventilação, iluminação, calor, recreação, odor, alimentação e limpeza.
	 
	Ventilação, iluminação, calor, odor, alimentação, ruído e limpeza.
	
	Ventilação, doença, iluminação, calor, ruído, limpeza e odor.
	
	Iluminação, ventilação, saúde, calor, odor, limpeza e alimentação
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403363972)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As Cruzadas são tradicionalmente definidas como expedições de caráter "militar" organizadas pela Igreja, para combaterem os inimigos do cristianismo e libertarem a Terra Santa (Jerusalém) das mãos desses infiéis. (Sobre as Cruzadas)
		
	
	Na Idade Média, a Igreja Católica não dominava o cenário religioso. Detentora do poder espiritual, a Igreja influenciava o modo de pensar,a enfermagem a psicologia e as formas de comportamento na Idade Média. A igreja também tinha grande poder econômico, pois possuía terras em grande quantidade e até mesmo servos trabalhando.
	 
	Na Idade Média, a Igreja Católica dominava o cenário religioso. Detentora do poder espiritual, a Igreja influenciava o modo de pensar,a enfermagem a psicologia e as formas de comportamento na Idade Média. A igreja também tinha grande poder econômico, pois possuía terras em grande quantidade e até mesmo servos trabalhando.
	
	A sociedade era estática (com pouca mobilidade social) e hierarquizada. A nobreza feudal (senhores feudais, cavaleiros, condes, duques, viscondes) era detentora de terras e arrecadava impostos dos camponeses. A Enfermagem e o clero (membros da Igreja Católica) tinha um grande poder, pois era responsável pela proteção espiritual da sociedade.
	
	No século XI, dentro do contexto histórico da expansão árabe, os muçulmanos conquistaram a cidade sagrada de Jerusalém. Diante dessa situação, o papa Urbano III convocou a Primeira Cruzada (1076)
	
	As guerras eram tão importantes na sociedade medieval que a nobreza militarizada, principalmente a cavalaria, tinha uma posição de destaque nos feudos e reinos. Os guerreiros possuíam grande importância e prestígio social e econômico. Preparavam-se desde a infância para serem guerreiros eficientes, leais e corajosos
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403386589)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Alguns aspectos importantes foram estabelecidos por São Vicente de Paulo para o reerguimento da enfermagem, no século XVII. Quais foram estes aspectos?
		
	
Resposta: Esses requerimentos estava relacionado que só iria atuar como enfermeiros aqueles que havia feito o nível superior e estivesse capacitado para trabalhar como enfermeiro. Também que a enfermagem não deveria ser vista como uma caridade e sim como uma profissão que rege o cuidar.
	
Gabarito: R: - A liberdade de ação de suas filhas que apesar de chamadas a perfeição não deveriam viver em clausura e nem serem chamadas de religiosas. - Deveriam saber ler e escrever.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403366440)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Renata, aluna do Curso de Graduação em Enfermagem, preparou uma pesquisa sobre os temas da disciplina História da Enfermagem desde os primórdios da humanidade até a Idade Média. A aluna elaborou um roteiro de questões para ajudá-la na avaliação da aprendizagem. Marque a resposta verdadeira.
		
	
	Os Cavaleiros de São João de Jerusalém foram os maiores responsáveis pela sensível diminuição do número de leprosos na Europa.
	
	As Grandes Abadessas deveriam manter-se em estado de pureza e dedicar a sua vida ao trabalho caritativo.
	
	As virgens trabalhavam de modo especial no progresso dos hospitais e dos cuidados dispensados aos doentes. Muitas se distinguiram na ciência e nas letras.
	 
	A primitiva assistência prestada pelos diáconos e diaconisas levou o povo a denominar de diaconias os lugares onde se recolhiam os doentes, quer em casa particulares, quer em hospitais.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201403386786)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O direcionamento aos loucos também se apresentava de forma ambivalente, com a organização de asilos, construídos em locais afastados das cidades, cuja real finalidade era isolar o doente do convívio social, ou melhor, proteger a sociedade (GEOVANINI, 2002). Como era definida a loucura?
		
	
Resposta: A loucura naquela epoca era direcionada a pessoas que tinha transtornos, vagabundos e que usava drogas onde muitas pessoas tinha preconceito .. Os loucos denominados na época era mantidos longe daqueles denominados normais, até que veio a lei que dizia que essas pessoas necessitava de cuidados .
	
Gabarito: R:O desequilíbrio mental e as personalidades anormais com conduta fortemente desviada não eram consideradas como doença.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201403364050)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Um dos movimentos destacáveis do século XIX foi o desenvolvimento da sociedade da Cruz Vermelha, originariamente uma associação de cidadãos, não necessariamente médicos ou enfermeiras, que assumiram a prestação efetiva de ajuda em tempo de guerra ou calamidade (OGUISSO, 2007). Diante desta afirmação marque a sentença CORRETA sobre a Cruz Vermelha:
		
	
	A Cruz Vermelha é uma instituição de âmbitonacional e foi fundada por Henri Dunant.
	
	As ideias de fundação da Cruz Vermelha por Henri Dunant floresceram por ter presenciado, em 1859, os resultados fabulosos da batalha de Solferino.
	 
	A obra Souvenir de Solferino procurou lançar as bases de uma instituição permanente que mitigasse os horrores da guerra, mobilizando e organizando todas as boas vontades para servir as vítimas de tais calamidades.
	 
	Na conferência de 1864 foi ultimada a Convenção de Genebra e escolhido o emblema da Sociedade: Cruz Vermelha sobre o fundo branco, inspirado na bandeira da Inglaterra.
	
	A ação eficiente de Florence na Guerra da Crimeia e na Organização da Escola de Enfermagem em nada influenciou Henri Dunant no prosseguimento de sua iniciativa de criação da Cruz Vermelha.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201403529832)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Saúde mental para o cuidar em liberdade. Alguns desses pontos abaixo podem ser assinalados: a forma de alocação de recursos financeiros do SUS e suas repercussões no modelo assistencial proposto para os serviços substitutivos; aumento considerável da demanda em saúde mental (especialmente os casos de usuários de álcool e outras drogas, bem como de atenção para crianças e adolescentes); diminuição importante, mas ainda insuficiente, dos gastos com internação psiquiátrica (modelo hospitalar ainda dominante, o que reflete a política ideológica dos hospitais psiquiátricos), fragilidades em termos de abrangência, acessibilidade, diversificação das ações, qualificação do cuidado e da formação profissional, bem como um imaginário social calcado no preconceito/rejeição em relação à loucura. Marque a opção correta,da enfermagem e a História da Psiquiatria no Brasil.
		
	
	O fato de que, uma vez capturados em algum nível por essa lógica manicomial, as equipes inseridas nos serviços de saúde mental podem, sem dar-se conta, reproduzir a institucionalização e, portanto, afirmar o manicômio, atendendo, assim, "aos interesses de sobrevivência das Caps
	 
	Assim, do ponto de vista metodológico, propomos a análise de algumas formulações teóricas presentes no campo da saúde mental sobre a reforma psiquiátrica, bem como uma elaboração cartográfica, ou seja, a produção de um olhar diferenciado sobre os fatos, atores e cenários das práticas psiquiátricas, tratadas de forma isolada em um determinado local.
	
	O uso de modelos fixados a duras identidades alheias ao cotidiano poderá fomentar, até mesmos nos profissionais de enfermagem empenhados na consolidação da reforma psiquiátrica, equívocos políticos que poderão traduzir a luta contra a lógica do hospital em um superficial deslocamento de território, isto é, uma transposição do hospital para outros espaços destituídos de muros e de exclusão, e os pacientes banidos da sociedade para sempre.
	 
	Subjetividade permeiam todo o espaço-tempo, atravessam nossas ações. Isso quer dizer que elas envolvem todos nós, estão dentro e fora dos muros dos hospitais. Neste sentido, as novas modalidades terapêuticas, tais como os serviços substitutivos, não garantem por si só a superação desse desejo de exclusão e de exploração que carregamos
	
	Nenhuma das opções acima estão corretas
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201403364382)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A afirmativa sobre a decadência do setor de saúde é preocupante e sugere um estudo mais abrangente dos acidentes no hospital. A prática assistencial hospitalar tem apontado inúmeras falhas de caráter técnico e administrativo (GEOVANINI, 2002). Diante desta afirmação marque a sentença CORRETA sobre a Medicalização do Sistema de Saúde no Brasil:
		
	
	As tecnologias de saúde em vigência não precisam da capacitação do profissional para sua utilização na assistência.
	 
	O despreparo do pessoal é disfarçado pela falta de manutenção do equipamento especializado.
	
	Ao cliente são fornecidas informações sobre sua saúde, conduta, riscos e precauções constantemente. Os resultados são geralmente anexados ao prontuário.
	 
	Há um desfavorecimento de indústrias médico-hospitalar e farmacêutica.
	
	Os avanços tecnológicos em saúde, com a utilização de equipamentos eletrônicos sofisticados, evitam a mecanização do trabalho da equipe de Enfermagem.

Outros materiais