Buscar

HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO 006

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO - CCJ0105
 Título O Segundo Reinado 
Descrição 
A adoção das cotas raciais deve acontecer sempre que o número de vagas oferecidas no concurso público for igual ou superior a três e os candidatos negros e pardos aprovados nas vagas gerais não serão computados como cotistas, dando espaço para um novo candidato preencher a vaga. (Fonte: Portal Brasil e Blog do Planalto) 
Baseado nos estudos realizados no Capítulo 3, mais especificamente no que se refere a utilização intensiva do sistema de escravidão dos negros originários do continente africano até o fim do Império, 
a) É possível fundamentar no processo histórico a implantação de uma política de cotas para negros e pardos no Brasil? Justifique. 
Sim, as cotas foram criadas para dar maior qualificação para que os negros estejam melhor inseridos no mercado de trabalho assim revertendo o preconceito e o racismo. 
b) Há quem afirme que a Lei do Ventre Livre e a Lei dos Sexagenários foram concebidas de forma estratégicas para a manutenção da escravidão. Explique essa afirmação, fundamentando-se em dispositivos das próprias Leis. 
Com a lei do ventre livre c o fim da escravidão estava próxima a acabar, começando por crianças que foram geradas a partir d a data lei que foi publicada, isto colaborou com a manutenção da escravidão, sem contar também que a lei dos sexagenários colaborava aquele que chegava aos seus 65 anos. Estava bem próximo do fim da escravidão, mesmo com a lei alguns escravos não se enquadravam na lei.
c) É possível correlacionar a abolição da escravatura com a crise vivenciada pelo Segundo Reinado que levou a queda da Monarquia no Brasil? Justifique sua resposta
 Com a união dos grupos descontentes veio a colaborar parcialmente com 
a abolição da escravatura, formou-se um golpe que colocou fim a monarquia no 
Brasil.

Outros materiais