Buscar

Cont.Socialav2

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0036_AV2_201102053287 » CONTABILIDADE SOCIAL
	Tipo de Avaliação: AV2 
	Aluno: 201102053287 - JEAN PABLO NOCITO JOSÉ 
	Professor:
	KLEBER DUARTE DE VASCONCELLOS FILHO
	Turma: 9002/U
	Nota da Prova: 8,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 0        Data: 18/06/2014 11:33:08 
	
	 1a Questão (Ref.: 201102127812)
	1a sem.: Aspectos Metodológicos Complementares
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Defina o sistema econômico, conforme é entendido para fins da Contabilidade Social.
		
	
Resposta: Um sistema econômico pode ser definido como sendo a forma política, social e econômica pelo qual estar organizada uma sociedade. Engloba o tipo de propriedade, a gestão da economia, os processos de circulação das mercadorias, o consumo e os níveis de desenvolvimento tecnológico e da divisão do trabalho.
	
Gabarito: Um sistema econômico é definido, de uma maneira geral, como sendo a forma política, social e econômica pela qual está organizada uma sociedade ou um determinado país.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102127830)
	13a sem.: Aula 13
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Discuta o que você entendeu a respeito do valor adicionado. 
		
	
Resposta: DVA é o informe contábil que evidência de forma sintética os valores correspondentes a formação da riqueza gerada pela empresa em determinado período e sua respectiva distribuição. Ela é calculada a partir da diferença entre o valor de sua produção e o dos bens e serviços produzidos por terceiros utilizado no processo de produção da empresa. 
	
Gabarito: O valor adicionado é a diferença entre o valor das saídas e o dos suprimentos. Ele corresponde aos custos internos de processamento em que as empresas incorrem, remunerado os fatores de produção por ela mobilizados. Além disso, destaca-se que é o resultado entre VBP menos os Insumos. 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102232622)
	1a sem.: AULA 1
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Para entender todo o contexto da atividade econômica de um país, a contabilidade social (ou nacional) se enquadra como um instrumento especial da estatística econômica. Sendo assim, consideram-se como objetivos desse instrumento: 
I - A mensuração e classificação sistemáticas que permitem a compreensão dos agregados econômicos 
II - A estimativa dos agregados produto, renda e dispêndios de uma economia 
III - A contabilização em contas das atividades econômicas de uma sociedade. Sendo assim, assinale a alternativa correta abaixo: 
		
	
	I, II e III são falsas
	
	I e III são verdadeiras e II é falsa
	
	I, II e III são verdadeiras
	
	II e III são verdadeiras e I é falsa
	
	I e II são verdadeiras e III é falsa
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102120112)
	2a sem.: Aula 1
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	É um processo econômico que é atribuído ao somatório de remunerações pagas aos proprietários dos fatores de produção. Estamos nos referindo ao conceito de:
		
	
	investimento agregado
	
	renda nacional
	
	exportações agregadas
	
	valor bruto de produção
	
	poupança agregada
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201102120170)
	3a sem.: Aula 3
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A variável ___________________ brasileira faz parte do PIB formado pelo país. Em função disso, esta variável acaba gerando (quantitativamente) resultados positivos para a economia, pois gera renda monetária. Por outro lado, a variável ____________________ ao contrário acaba desviando a renda gerada internamente para a obtenção de bens e serviços produzidos no exterior, transferindo recursos monetários para o resto do mundo. Estamos nos referindo respectivamente à (ao):
		
	
	consumo e importação
	
	poupança e oferta agregada
	
	consumo e exportação
	
	investimento e poupança
	
	exportação e importação
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201102120177)
	4a sem.: Aula 4
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Leia as informações abaixo que dizem respeito às características dos setores e dos agentes econômicos e marque a alternativa correta. 
I - O setor agropecuário abrange as atividades que são realizadas próximas às bases dos recursos naturais, isto é, envolve a agricultura, criação de gado e aves, extração vegetal e pesca, por exemplo. 
II - O setor indústria (ou secundário) inclui as atividades industriais mediante as quais são transformados os bens, ou seja, envolve a indústria extrativa mineral, a de transformação e a de construção. 
III - As famílias, são aquelas entidades que fornecem serviços de fatores (tais como trabalho e capital) de sua propriedade recebendo em troca remunerações na forma de salários, juros, lucros e aluguéis, por exemplo. 
		
	
	I, II e III são verdadeiras.
	
	I, II e III são falsas.
	
	Somente a III é falsa.
	
	Somente a II é falsa
	
	Somente a I é verdadeira.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201102232657)
	5a sem.: AULA 5
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Leia atentamente as informações abaixo que dizem respeito à determinação das atividades econômicas pelas óticas do produto, da renda e da despesa. 
I - O Valor adicionado (VA) registra tudo o que é produzido no ano sem que se atente para o fato de que parte da produção acaba desaparecendo devido a sua transformação em insumos. 
II - O investimento agregado bruto é composto pela formação bruta de capital fixo mais a variação de estoques. 
III - A determinação das atividades econômicas pelas óticas do produto, da renda e da despesa (ou do dispêndio), em termos de contas nacionais, permite-nos concluir que o esforço social de produção pode ser conseguido, por exemplo, pela soma das remunerações aos proprietários dos fatores de produção (ótica da renda) 
		
	
	I, II e III são falsas
	
	I e II são verdadeiras e III é falsa
	
	I e III são verdadeiras e II é falsa
	
	I, II e III são verdadeiras
	
	II e III são verdadeiras e I é falsa
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201102127874)
	6a sem.: Conceitos dos Principais Agregados da Ótica da Renda e a Distribuição Funcional de Renda
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Suponha uma economia emergente onde a renda enviada para o exterior é menor do que a renda remetida (ou recebida) do exterior. Neste sentido, o que pode-se informar a respeito da relação entre o PIB e o PNB?
		
	
	PNB = PIB
	
	PNB < PIB 
	
	PNB < PIB, se X < M 
	
	PNB < PIB, se X > M
	
	PNB > PIB
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201102127780)
	7a sem.: Aula 7
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Leia atentamente as informações abaixo e assinale a alternativa correta sobre as informações das fórmulas dos agregados brutos e líquidos. I - Produto interno bruto é o resultado entre o produto interno líquido mais a depreciação. II - Investimento bruto é o resultado entre o investimento líquido menos a depreciação. III - Produto interno líquido é o resultado entre o produto interno bruto mais a depreciação. 
		
	
	Somente a III é falsa.
	
	I, II e III são falsas.
	
	I, II e III são verdadeiras.
	
	Somente a I é verdadeira. 
	
	Somente a II é falsa
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201102120628)
	12a sem.: Aula 12
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A tabela abaixo está dentro da nossa aula no 12, ela apresenta os dados dos componentes da demanda do PIB trimestral acumulados anualmente. 
 
Dada a tabela, leia atentamente as informações abaixo e marque a alternativa correta.
I ¿ Ao longo de todo o período em questão, a participação do consumo agregado (das famílias mais o da administração pública) representa, aproximadamente, 80% do valor do PIB (a preços de mercado) da economia do país.
II ¿ Ao longo dos anos, podemos ver que o sistema anual está mais focado na própria estrutura da economia, enquanto as contas trimestrais, propriamente dito, produzem indicadores estruturais.
III ¿ Para analisar o ciclo econômico é importante o cálculo do crescimento de um trimestreem relação ao trimestre imediatamente anterior. Porém, tal cálculo sofre influência de determinados movimentos de curto prazo e que podem influenciar as análises anuais. Nesse sentido, faz-se os ajustes sazonais.
IV ¿ As contas trimestrais devem estar ajustadas aos dados anuais para que possa haver uma coerência entre estas contas e o sistema de contas nacionais anuais. 
		
	
	I e II são verdadeiras e III e IV são falsas. 
	
	Todas as alternativas são falsas. 
	
	Todas as alternativas são verdadeiras. 
	
	I, II e III são verdadeiras e IV é falsa. 
	
	III e IV são verdadeiras e I e II são falsas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes