Buscar

DESTILAÇÃO SIMPLES

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE 
CAMPUS CAMPOS GUARUS 
DESTILAÇÃO SIMPLES
ANDREZZA ISUDIO
 LETICIA 
GISLANA ALVES
CAMPOS DOS GOYTACAZES 
2017
resumo 
realizou-se o experimento de destilação simples, no qual se pode observar a separação de uma mistura homogênea de água (H2O) com cloreto de sódio (NaCl) e ao fim da destilação determinou-se a eficiência do procedimento através da adição de nitrato de prata (AgNO3) ao destilado, assim testou-se a pureza da água obtida.
Palavras-chave: Destilação simples, separação e eficiência
Sumário 
1 Introdução	4
1.1 Objetivo	4
2 PARTE EXPERIMENTAL	5
2.1 Material utilizado	5
2.2 Reagentes	5
2.2.1 Procedimento Experimental	5
3 RESULTADOS e DISCUSSÕES	6
4 CONCLUSÃO	7
5 REFERÊNCIAS	8
6 ASSINATURAS	9
1 Introdução
Um dos grandes desafios da Química é a obtenção de substâncias puras a partir de misturas, já que a maioria dos materiais presentes na natureza são formados por misturas de substâncias. Para saber se uma matéria é substância pura ou mistura analisa-se as propriedades específicas desta. Se o resultado das análises indicar uma mistura de várias substâncias e se queira isolar as substâncias puras presentes será necessário escolher um método adequado de purificação, como a destilação simples.
O processo de destilação consiste em separar a substância mais volátil por meio da vaporização, de modo que o componente menos volátil permaneça no frasco inicial. A substância com maior grau de volatilidade é recuperada depois, através da condensação. (BASTOS,A. M.,2014).
A solução que vai ser destilada é colocada em um recipiente (balão) e vai sendo gradativamente aquecida até atingir o ponto de ebulição, momento em que muda de fase transformando-se em vapor, assim, o componente mais volátil transformado em vapor sobe e, ao passar pelo condensador, muda novamente de fase para líquido e é recolhido em um Erlenmeyer ou um Béquer. O componente menos volátil permanece no recipiente na forma de resíduo e o que passa pelo condensador se torna o destilado.
Existem diferentes técnicas para a destilação de compostos a partir de uma mistura. A destilação simples é a técnica mais utilizada e mais importante para a separação de líquidos (MARAMBIO, 2007).
Objetivo
Aplicar a técnica de destilação simples como método de purificação de compostos orgânicos em uma amostra de água com sal marinho, a fim de separar o sal presente na mistura.
PARTE EXPERIMENTAL
Material utilizado
2-mangueiras
Frasco de destilação
Adaptadores
2-Béquer 
Tubo de ensaio
Suporte para o tudo de ensaio
Manta aquecedora
Pedras de Vidro
Balão de destilação
Reagentes
Água H₂O (H₂O);
Cloreto de sódio – sal de cozinha (NaCl);
Nitrato de Prata (AgNO₃).
Procedimento Experimental
Preparou-se 250ml de solução de sal marinho, separou-se cerca de 1/3 no tubo de ensaio da solução para teste.
O restante da solução foi colocada dentro do balão para destilar. Após adicionado a solução de água e cloreto de sódio no balão, colocou-se as pérolas de vidro.
Lentamente procedeu-se o aquecimento da solução e quando começou a destilação, descartou-se os primeiros 5ml de líquido que foram recolhidos no béquer, continuou-se o aquecimento até que houvesse quantidade suficiente para se fazer o teste.
Para verificação do experimento, adicionou-se Nitrato de Prata no líquido que foi recolhido do destilador e o que se havia separado no tubo de ensaio. 
RESULTADOS e DISCUSSÕES 
Foram realizados dois testes. O primeiro teste foi realizado adicionando solução de prata a solução de sal marinho. Como resultado obtido houve a formação de um líquido turvo, um precipitado branco, isso se deu devido ao fato das substâncias reagiram formando além do nitrato de sódio o cloreto de prata que por sua vez é bastante insolúvel em água. 
O segundo teste feito, demonstrou que adicionando a solução de prata a água já destilada não mostrava nenhuma formação de precipitado mas uma substância bem clara, evidenciando o sucesso da destilação.
Uma questão que foi observada desde o início foi relativo ao uso das pérolas de vidro, que elas servem para evitar a ebulição tumultuosa de um líquido durante a destilação sob pressão atmosférica. Estas dentro da solução se aquecem e liberam pequenas bolhas que ajudam a promover uma ebulição mais regular. Essas pérolas podem ser de vidro ou porcelana.
CONCLUSÃO
A partir do experimento realizado, foi constatado que a técnica de destilação simples é um método eficaz para a separação de líquidos miscíveis quando apresentam temperaturas de ebulição distintas, pois com este processo foi possível separar perfeitamente o sal marinho da água.
REFERÊNCIAS
Bibliografia:
BASTOS, A. M.; Relatorio de Química orgânica 1 (Universidade Federal de
Alagoas – UFAL),2014
MARAMBIO,O.G., Métodos Experimentales en Química Orgânica. Pizarro DC.1a
Ed. UTEM, , Mayo 2007 .Editorial Universidad Tecnológica Metropolitana
ASSINATURAS
_______________________________________________
Andrezza Isudio
_______________________________________________
Gislana Alves 
_______________________________________________
Letícia Paes

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais