Buscar

21 Questões Discursivas de Macroeconomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PIB per Capita e a medida de renda média da população, bastante utilizada em comparações entre países e regiões para se classificar as economias segundo o grau de desenvolvimento. Desta forma afirmar que um aumento no PIB (desconsiderando a inflação) implica que os habitantes da Economia em questão estão mais ricos?
R: Não. O aluno deverá abordar o conceito referenciando a questão da concentração de renda, onde poucos na economia concentram a maior parte da riqueza, desta forma em uma distribuição per capita, teremos um cenário onde a riqueza distribuída não corresponde à realidade dos habitantes.
Em que consiste uma política fiscal expansionista?
R: Consiste no aumento dos gastos do governo e/ou na redução do nível dos impostos cobrados.
Se houver inovação tecnológica na economia, o que ocorrerá com o nível de emprego?
R: Haveria um aumento da demanda por nível de emprego.
Suponha a função consumo de uma economia sendo dada por C = 20 + 0,7 Yd, sendo Yd a renda disponível. Sabe-se que os gastos do governo foram aumentados em 10 unidades e que esse aumento foi financiado por um aumento de 10 unidades nos impostos. a. A renda de equilíbrio mudaria então como resultado destas duas ações de política econômica? b. Se a renda de equilíbrio mudasse, de quanto seria a variação? 
R: a) Sim, aumentaria. b) Este é o multiplicador do orçamento equilibrado e neste caso, o aumento da renda seria de 10.
Na teoria quantitativa da moeda, que tem por base a equação das trocas, qual é o efeito da expansão monetária? 
R: O efeito é a elevação dos preços, pois a velocidade de circulação da moeda é constante.
Suponha, numa economia fechada, que a função consumo seja C = 30 + 0,6Yd, sendo Yd a renda disponível. Se os investimentos aumentarem em 10 e os gastos do governo em 20, de quanto será o aumento da renda de equilíbrio? 
R: Variação = multiplicador (2,5) X 30 = 75.
Explique por que o multiplicador dos impostos é menor, em valor absoluto, do que o multiplicador dos gastos do governo. Resposta: É um dos principais conceitos criados por John Keynes. Mostra que, se uma economia estiver com recursos desempregados, um aumento na demanda agregada provocara um aumento da renda nacional mais que proporcional ao aumento da demanda. Numa economia em desemprego, abaixo de seu produto potencial (de pleno emprego), qualquer injeção de despesas (de gastos), seja com consumo autônomo, seja por investimento, mas principalmente, pelos gastos do governo, provoca um efeito multiplicador nos vários setores da economia do país. 
R: A redução dos impostos aumenta a renda disponível, mas apenas parte do aumento será destinada ao consumo, pois outra parte será destinada à poupança. Já os gastos do governo têm impacto pleno sobre a demanda agregada que afetará mais fortemente a produção.
Explique porque no modelo IS-LM a curva IS tem inclinação negativa e a curva LM tem inclinação positiva. 
R: A IS tem inclinação negativa, pois há uma relação inversa entre a demanda agregada e a taxa de juros e, portanto, entre o nível de renda e a taxa de juros. A LM tem inclinação positiva, pois quando a renda aumenta, há um aumento na demanda por moeda. A taxa de juros subirá para reequilibrar o mercado. Logo, haverá uma relação direta entre i e Y
Diga se está certa ou errada a afirmação e explique: no modelo clássico, a economia trabalha sempre em pleno emprego, o que não evita o problema de superprodução.
R: A afirmação está errada. A economia sempre opera a pleno emprego e não há superprodução, pois toda oferta cria a sua própria demanda, segundo a Lei de Say.
Em que consiste a política monetária expansionista? 
R: Consiste no aumento da oferta de moeda por parte do governo.
O que significa dizer que a taxa de juros reflete o custo de oportunidade da retenção de moeda?
R: Se os indivíduos retiverem moeda, deixarão de ganhar o rendimento dos títulos que são determinados pela taxa de juros
Discuta brevemente os conceitos de política fiscal e monetária.
R: Política Fiscal refere-se a ações de governo em despender (gastos) recursos e cobrar tributos. Em outras palavras, é a política orçamentaria. Política Monetária refere-se a ações do Banco Central no tocante a oferta de moeda
O PIB real pode ser usado, exclusivamente, como um indicador padrão de vida de um país? Explique brevemente. 
Gabarito: Não. O PIB real não é usado com o um bom indicador do padrão de vida de um pais já que ele não leva em consideração o sistema de saúde, sistema de educação, expectativa de vida, ambiente, etc. Atualmente, um indicador muito utilizado, é o IDH.
Como o nível da demanda agregada é afetado por uma aumento da taxa de juros na teoria keynesiana? 
Gabarito: O investimento é um componente da demanda agregada e varia inversamente com taxa de juros, logo a demanda agregada varia inversamente com a taxa de juros.
Suponha que Arthur graduou-se pelo Centro Universitário Estácio do Ceará e está procurando por um emprego. No entanto, com um primeiro emprego em vista, ele sente a falta de conhecimentos suficientes para ser alocado na empresa que tem o trabalho de suas pretensões. Desta forma, ele continuará desempregado. Qual o tipo de desemprego pode ser identificado, pela situação acima referida?
R: Estrutural
No modelo Keynesiano, qual a relação entre o consumo das famílias e renda disponível?
R: Direta, o aumento da renda eleva o consumo
Se houver inovação tecnológica na economia, o que ocorreria com a demanda de trabalho? Resposta: Quando há a inovação tecnológica na economia, a demanda do capital humano, podendo ocasionar o que podemos chamar de desemprego estrutural. Isto é, com a entrada da inovação tecnológica requer-se uma demanda de trabalho humano menor e mais qualificada. 
 
R: A maior inclinação da função de produção aumenta a produtividade marginal da mão-de-obra e portanto aumenta a demanda de trabalho.
Por que gastos inúteis do governo em armamento podem ser úteis para a economia? 
R: Porque o aumento dos gastos do governo aumenta a demanda agregada estimulando a produção e aumentando o nível de emprego.
Discuta a afirmação a seguir, explicando se é verdadeira ou falsa: "Para os clássicos, o gasto do governo tem papel fundamental na economia, influenciando para que o produto atinja o pleno emprego". 
Gabarito: Falso, pois para os clássicos é o mercado quem regula a economia, e há uma tendência natural de que esta atinja o pleno emprego.
Suponha que a demanda por moeda seja dada pela equação Md = Y(0,25 - i ), sendo Y = R$200,00, e que a oferta de moeda seja de R$10,00. Qual é então a taxa de juros de equilíbrio? 
Gabarito: Deve-se igualar a oferta da moeda com a demanda de moeda, de forma que a única incógnita seja a taxa de juros (i). Então i = 0,2 ou 20%.
Explique o conceito da produtividade marginal do trabalho. 
R: É a relação entre a variação na produção e a variação na quantidade de mão-de-obra empregada
Disserte sobre os temas de estudo da macroeconomia 
R: A macroeconomia estuda a economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis e preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de cambio. O enfoque macroeconômico pode omitir fatores importantes, mas estabelece relações entre grandes agregados e permite compreender algumas interações relevantes. A macroeconomia se preocupa com aspectos em curto prazo como desemprego, por exemplo

Outros materiais