Buscar

DEPRESSÃO (SÍNTESE)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 DEPRESSÃO
A depressão é o mais comum dos transtornos da mente, atingindo uma em cada seis pessoas, ao longo da vida. É caracterizada por uma tristeza profunda, enorme falta de prazer e motivação, além de uma sensação permanente de vazio e melancolia. Conforme é possível observar no relato abaixo:
A minha tristeza era oca, vazia. Não tinha pulsão de vida. E era um sentimento meio vago, generalizado. Eu não queria fazer nada. Não queria sair da cama de manhã, não tinha vontade de comer... perdi sete quilos em nove meses. Essa falta de apetite se estendia a tudo. Eu perdi o gosto pelas coisas da vida. Me sentia inerte, boiando, à deriva. (Alice, jornalista, 28 anos. Relato extraído do livro “não é coisa da sua cabeça”)
O que foi descrito acima são os principais sintomas da depressão. Vale lembrar que todo ser humano sente tristeza em algum momento da vida devido alguns acontecimentos, esse sentimento é universal. Porém, o que as pessoas com depressão sentem é uma tristeza profunda e aparentemente sem motivo algum. A marca desse transtorno é a negatividade. A depressão pode provocar sequelas emocionais, se deixada a seu próprio curso. Ou seja, se não tratada. Esta é causada pela combinação entre fatores genéticos, ambientais e psicológicos.
A depressão é duas vezes mais frequente no sexo feminino, devido a fatores hormonais e psicossociais. Sendo assim, as mulheres são mais suscetíveis ao transtorno depressivo. 
Infelizmente, algumas pessoas ainda entendem/pensam a depressão como uma “frescura de gente rica” ou “coisa de gente que nunca pegou numa enxada ou lavou um tanque de roupa”, mas, afirmações como essas podem ser frutos de uma desinformação a respeito do tema, pois a depressão atinge pessoas em todas camadas sociais, culturas e etnias.
São problemas de alguém com “alma doente”, que não podem ser compreendidos por pessoas, graças a Deus, sãs. (Clarice Lispector)
2 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. CAMARGO, José Alberto; MAGALHÃES, Naiara. Não é coisa da sua cabeça: o que você precisa saber sobre ansiedade, depressão e outros transtornos emocionais que atingem uma em cada três pessoas. 2. ed. Belo Horizonte: Gutenberg, 2013.

Outros materiais