Buscar

Casos concretos Historia do Direito Aula 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

História do Direito Brasileiro
Caso Concreto 4
Todavia, a intervenção de Pedro I no processo de elaboração da nossa primeira Carta (Constituição de 1824), jogou por terra as esperanças desta elite, que alimentava ambições de exercer maior influência nas decisões políticas do país. Porém, não se pode deixar de realçar que houve conquistas liberais, inseridas no art. 179. 
a. É possível se falar em independência dos poderes na Carta de 1824? Por quê? 
Não. O Imperador concentrava os poderes através do Poder Moderador, que era a chave de todo o ordenamento político.
b. Como dispositivos constitucionais da Carta de 1824 acabaram por referendar aspectos de um continuísmo absolutista típico do período pré-constitucional? 
A constituição foi outorgada por D. Pedro I, elaborada por portugueses indicados pelo Imperador para concentrar o poder em suas mãos através do Poder Moderador.
c. No âmbito penal, é possível afirmar que os Códigos Penal de 1830 e Processual Penal de 1832 encontram bases na Constituição de 1824? Explique.
Sim, A constituição de 1824, através do seu artigo 179, apresentou novidades introduzidas pelos pensamentos das luzes, como, o fim das penas cruéis, a abolição dos açoites, da tortura, a marca a ferro quente e garante a liberdade, a segurança individual e a propriedade como bases.

Outros materiais