Buscar

Casos concretos Historia do Direito Aula 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

História do Direito Brasileiro
Caso Concreto 1
Vá ao Google e pesquise sobre o que vem a ser o sistema de Common Law e o que vem a ser o sistema de Civil Law (também chamado de sistema romano-germânico). Depois, responda: 
a. Quem defendeu a tese usada pelos adeptos da Common Law e quem defendeu a tese usada pelos adeptos da Civil Law? Por quê? 
Aline defende a Common Law pois na visão dela somente diante de um caso concreto se pode construir as regras; já o Flavio defende que a tese Civil law, acreditando que um sistema de direito tem que se basear na vontade dos legisladores, aqueles que fazem a Lei.
b. Por que se usa a denominação "sistema romano-germânico"? 
Também chamada por alguns de civil law, o sistema romano-germânico é fruto das ideologias do Direito Romano e do Direito Germânico, ambos unificados durante vários séculos de conquistas Romanas e ambos visam o valor individual do indivíduo, é o sistema jurídico mais disseminado no mundo atualmente. 
No Brasil também sofremos fortes influências do common law vindas do Direito norte-americano, alguns juristas consideram a fusão do civil law e common law no nosso Direito, dentre as influencias é válido destacar a formalização da teoria do judge-made law (jurisprudência).
c. Qual dos sistemas se vincula a tradição jurídica portuguesa e, por consequência, a tradição jurídica brasileira? 
Civil Law

Outros materiais