Buscar

Casos concretos IED Aula 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Introdução ao Estudo do Direito
Caso Concreto 2 – Versão Antiga
João Ricardo está profundamente magoado com Ana Maria. Depois de oito anos entre namoro e noivado, juras de amor eterno, promessas de uma vida em comum para sempre em harmonia, com data de casamento marcado, João acaba de ver Ana aos beijos com seu pior inimigo, o milionário Eurico Ricardo. 
Diante da cena veio-lhe à memória a seguinte frase dita por Kant: Manter os próprios compromissos não constitui dever de virtude, mas dever de direito, a cujo cumprimento pode-se ser forçado. Mas prossegue sendo uma ação virtuosa (uma demonstração de virtude) fazê-lo mesmo quando nenhuma coerção possa ser aplicada. 
A doutrina do direito e a doutrina da virtude não são, consequentemente, distinguidas tanto por seus diferentes deveres, como pela diferença em sua legislação, a qual relaciona um motivo ou outro com a lei?. Pergunta-se: 
Pelo trecho acima podemos inferir que Kant estabelece uma relação entre o direito e a moral? 
Sim. Direito e Moral são instrumentos de controle social que pertencem ao campo da ética e que não se excluem, eles se completam e se influenciam. São conceitos próprios, distintos e inseparáveis.
Caracterize a conduta de Ana Maria no contexto desta relação entre Moral e Direito. 
A Conduta Moral refere-se a vontade interna do sujeito, enquanto o Direito é imposto por uma ação exterior. Ana Maria rompeu unilateralmente um compromisso assumido e deve responder pelos danos materiais e morais que ela causou
Caso Concreto 2 – Versão Nova
Segundo Kant, por amor à humanidade devemos sempre dizer a verdade. O que você diria a um assassino que procura um amigo seu que, por estar sendo perseguido por ele, se esconde em sua casa? Você ainda sim falaria a verdade?
Na visão de Kant, Sim, falaria a verdade. Segundo ele a verdade deve ser dita em qualquer circunstância, é um princípio moral objetivo, independente da situação.

Outros materiais