Buscar

Casos concretos IED Aula 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução ao Estudo do Direito
Caso Concreto 4 – Versão Antiga
Com base nos casos descritos, faça o que se pede: Identifique nos casos um exemplo de direito subjetivo absoluto, de direito relativo, de direito patrimonial, extrapatrimonial (não-patrimonial), disponível, indisponível, transmissível e intransmissível, justificando sua resposta.
Direito subjetivo absoluto: direito de propriedade das ações do Banco. É o Direito que se opõem de forma erga omnes (geral), irradiando efeitos em todos os campos e impondo à coletividade o dever de respeitá-los.
Direito subjetivo relativo: direitos dos contratantes na venda do Banco. É o Direito que se opõem ou obriga apenas os sujeitos da relação jurídica.
Direito patrimonial: o título de propriedade da mansão;
Direito extrapatrimonial: direito ao próprio corpo;
Direito disponível: os direito patrimoniais em geral como a mansão, banco, etc.
Direito indisponível: direitos extrapatrimoniais em geral, como direito ao próprio corpo. A indisponibilidade contempla a intransmissibilidade, a inalienabilidade e a irrenunciabilidade e significa a impossibilidade de mudança do titular, nem mesmo por força da vontade própria do indivíduo;
Direito transmissível: os disponíveis em geral, como os patrimoniais;
Direito intransmissível: os extrapatrimoniais.
Caso Concreto 4 – Versão Nova
Considere as seguintes afirmações silogísticas:
(1) O grande físico Albert Einstein era judeu e, nos EUA, realizou grandes feitos para a humanidade. Ele foi para os EUA porque temia ser perseguido pelo nazismo na Alemanha, seu país natal. Logo, o nazismo ajudou na realização de grandes feitos para a humanidade. 
(2) A Cultura negra de origem africana é considerada muito colorida e musical. A Cultura ocidental de origem europeia recebeu influência da cultura negra devido à colonização e escravidão. Logo a colonização e escravidão levaram mais colorido e musicalidade à Europa. 
Estas afirmações podem ser consideradas silogismos? 
Sim, pois as duas afirmações relatam conflitos distintos que trouxeram certos benefícios. Ou seja, duas afirmações que geram uma conclusão
As suas conclusões são corretas (válidas)?
Sim. Tanto o nazismo trouxe benefícios para a ciência, medicina, tecnologia, quanto a escravidão e colonização trouxeram benefícios como a miscigenação e multiculturalismo.

Outros materiais