Buscar

TST MOD6 AULA6 ANEXO5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AULA TELETRANSMITIDA EM SEGURANÇA DO TRABALHO 
ANEXO 5 - MÓDULO 6
AULA 6 - UNIDADE CURRICULAR ELABORAÇÃO DO PLANO DE CONSULTORIA PARA UMA
EMPRESA NA ÁREA DE SAÚDE, MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA DO TRABALHO.
ESTUDO DE CASO
A Cimento Forte S/A, CNAE 2320-6/00, grau de risco 4, é uma empresa do ramo de fabricação de cimento a partir de sua composição (calcário, argila, saibro, minério de ferro, escória de alto-forno e gesso) – alguns sendo extraídos de jazida própria – por escavação e/ou explosão, instalada no Parque Industrial de Queimados – RJ, com 350 funcionários, sendo subdivididos entre os setores, administrativos, operacionais e logística.
Verifica-se a necessidade de realização do LAIA, devido ao crescimento populacional e de habitações, próximo ao Parque e pelo aumento da carteira de clientes, atualmente a empresa passa por fase de ampliação de sua infra-estrutura, demandando a compra de mais maquinários e contratação de mão-de-obra especializada.
Dentre os maquinários estão o forno de clinquerização (o clinquer é a farinha crua e moída até fusão incipiente a uma temperatura de 1450 ºC dos compostos) e moinhos de rolo e de bolas, para moagem do clinquer e seus componentes e para adição final de outros compostos formando assim diferentes tipos de cimento.
Não há na empresa um eficaz Plano de Gerenciamento de Resíduos e analisando o processo, percebe-se um nível baixo, mas ainda relevante, de desperdício e sub-aproveitamento dos recursos materiais envolvidos, que podem resultar em impactos negativos ao meio ambiente e comunidade, pois a situação se agrava com o descarte inadequado de seus rejeitos e resíduos.
Com base no estudo de caso apresentado:
Identifique o setor cujo aspecto gere maior impacto e preencha a planilha do LAIA.
Apresente uma proposta de implementação de um Programa de Gerenciamento de Resíduos eficiente, contemplando:
Análise da demanda: motivo que originou a necessidade de implementação;
Implementação: descreva quais são os recursos (humanos e materiais) necessários à implementação de sistema de coleta seletiva para os rejeitos e resíduos de produção;
Treinamento: analise como promover a Educação Ambiental dos colaboradores, informe quais instrumentos/ferramentas utilizará para apreensão do conhecimento e;
Manutenção: informe como planejaria fazer o controle do programa, avaliando se o objetivo está sendo alcançado ou se é necessário fazer alterações no processo. Utilize o PDCA como ferramenta.

Outros materiais