Buscar

AV2 2014 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Professor:
	JOAO MARQUES DE MORAES MATTOS
FAUSTO BALLONI
	Turma: 9014/U
	Nota da Prova: 5,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 13/06/2014 08:31:27 
	
	 1a Questão (Ref.: 201201140087)
	5a sem.: PROPRIEDADES MECANICAS
	Pontos: Sem Correç.  / 1,5 
	Qual a diferença entre tensão de escoamento e tensão limite de resistência a tração? Como esses dois parâmetros podem ser importantes durante a elaboração de projetos de engenharia.
		
	
Resposta: 
	
Gabarito: A tensão de escoamento é uma tensão limite que determina que tipo de deformação o material vá sofrer. Abaixo da tensão de escoamento, a deformação segue a lei de Hooke e não é permanente (elástica). Acima da tensão de escoamento, a deformação não segue a lei de Hooke e permanente (plástica). A tensão limite de resistência a tração é a máxima tensão a qual um corpo é capaz de sofrer antes da sua fratura. É importante determinar esses dois parâmetros nos materiais utilizados durante a elaboração dos projetos, visto que determinará qual a tensão máxima de utilização desses materiais sem que haja deformação permanente ou sem que haja fratura. 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201105505)
	1a sem.: Propriedades Mecânicas
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A questão do aquecimento global é uma grande preocupação das autoridades mundiais. O Protocolo de Kioto obriga os países desenvolvidos a reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera; porém os EUA não assinaram este documento, uma vez que isso faria com que eles diminuissem a produção de suas fábricas e consequentemente sua economia, mas esta é uma questão política. O que eles tem que fazer é produzir energia por fontes limpas e diminuir o consumo de petróleo. A energia eólica é uma boa candidata a isso. Atualmente, a maior parte das turbinas eólicas, ou aerogeradores, são fabricados a partir de plásticos reforçados ou fibras de vidro. Fibras de carbono, aço e alumínio são usados em menor escala. Novos materiais compósitos com base em matrizes metálicas também continuam sendo pesquisados e usados. A respeito dos metais, assinale a alternativa incorreta:
		
	
	são rígidos
	
	apresentam estrutura cristalina
	
	são densos e resistentes à fratura
	
	não são dúcteis
	
	muitos apresentam propriedades magnéticas
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201239862)
	8a sem.: Ligas de Aço e Ferro Fundido
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Ao se observar microscopicamente a superfície de um aço SAE1020 lixado, polido e atacado, observam-se microestruturas típicas da interação do Fe com C. Entre as microestruturas geralmente encontradas, cite duas:
		
	
Resposta: Podem ser encontrados por exemplo Ferrita e Perlita.
	
Gabarito: 
Ferrita e perlita.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201235896)
	2a sem.: Estrutura Cristalina dos Materiais
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	
Um modelo físico muito comum e de fácil entendimento para explicar a constituição da estrutura da matéria é o átomo de Bohr, que considera a estrutura atômica como uma miniatura do sistema solar , ou seja, composto de NÚCLEO (sol) em órbitas circulares ou elípticas onde se localizam os ELÉTRONS (planetas). Considerando a teoria atômica relacionada ao modelo anteriormente mencionado, assinale a opção que NÃO está correta.
		
	
	Na ligação de Van der Waals, ocorre influência mútua das ondas eletrônicas estacionarias, ocorrendo compartilhamento dos elétrons de forma semelhante a ligação covalente.
	
	Na ligação covalente, um átomo compartilha seus elétrons com outros átomos adjacentes.
	
	Na ligação iônica, os átomos dos elementos de valência facilmente liberam esses elétrons, tornando-se íons carregados positivamente.
	
	Na ligação metálica, os elétrons são compartilhados por vários átomos. Assim admite-se que o átomo encontra-se constantemente no estado de perder, ganhar e dividir elétrons-valência com os átomos adjacentes.
	
	Vários materiais cerâmicos possuem como base de agregação atômica a ligação iônica.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201236047)
	3a sem.: Propriedades Mecânicas dos Materiais
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	A vasta maioria dos materiais é submetida a cargas quando colocados em serviço. As asas de ligas de alumínio de um avião literalmente batem em um esforço repetitivo para manter a aeronave em voo; as molas e toda suspensão de um carro quando este trafega por ruas acidentadas executam também um esforço periódico de sustentação da estrutura do veículo; um prego fixo na parede que suporte a carga constante de um quadro. Para a escolha do tipo de material que iremos utilizar no componente de interesse, é necessário que conheçamos o comportamento do mesmo sob as condições de utilização. Para simular tal comportamento, existem diversos ensaios realizados em laboratório.
Considerando os ensaios mecânicos estudados, assinale a opção INCORRETA.
		
	
	No ensaio de flambagem, as forças atuantes exercem um esforço de tração em uma barra de seção transversal pequena em relação ao comprimento, que tende a produzir uma curvatura na barra.
	
	No ensaio de tração, as forças atuantes tendem a provocar um alongamento do elemento na direção da mesma.
	
	No ensaio de compressão, as forças atuantes tendem a produzir uma redução do elemento na direção da mesma.
	
	No ensaio de flexão, as forças atuantes provocam uma deformação do eixo perpendicular à mesma.
	
	No ensaio de cisalhamento, as forças atuantes provocam um esforço de compressão em uma barra de seção transversal pequena em relação ao comprimento, que tende a produzir uma curvatura na barra.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201141957)
	4a sem.: DIAGRAMA DE EQUILIBRIO DE FASES
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Nas cidades onde ocorrem grandes nevascas costuma-se utilizar sal para derreter o gelo mais rapidamente, evitando problemas com seu acumulo nas ruas. Ao se adcionar sal ao gelo, ocorre uma redução do ponto de fusão da água, fazendo com que o gelo derreta em temperaturas menores que a temperatura de fusão padrão (próximo a 0 ºC). Como nas cidades onde ocorrem as nevascas as temperaturas, geralmente, se mantem em níveis negativos por certo tempo, o gelo não iria derreter, pois isso so aconteceria ao atingir temperatura de fusão. Com adição de sal essa fusão pode ocorrer em temperaturas inferiores a 0 ºC, evitando o acumulo de gelo nas ruas. Assim, considere uma nevasca ocorrida em uma determinada cidade na qual a temperatura se mantem em -10 ºC. Com base no diagrama de fases H2O-NaCl, qual seria a concentração aproximada de sal para derreter o gelo sem grandes desperdícios do mesmo?
 
		
	
	19% de sal. 
	
	15% de sal. 
	
	11% de sal. 
	
	6% de sal. 
	
	26% de sal. 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201140098)
	5a sem.: PROPRIEDADES MECANICAS
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Qual a diferença entre deformação elástica e deformação plástica?
		
	
	A deformação plástica segue a lei de Hooke e não é uma deformação permanente, enquanto a deformação elástica não segue a lei de Hooke e é uma deformação permanente.
	
	A deformação elástica não é uma deformação permanente, enquanto a deformação plástica é uma deformação permanente. Ambas seguem a lei de Hooke.
	
	A deformação elástica não segue a lei de Hooke e não é uma deformação permanente, enquanto a deformação plástica segue a lei de Hooke e é uma deformação permanente.
	
	A deformação elástica não é uma deformação permanente, enquanto a deformação plástica é uma deformação permanente. Ambas não seguem a lei de Hooke.
	
	A deformação elástica segue a lei de Hooke e não é uma deformação permanente, enquanto a deformação plástica não segue a lei de Hooke e é uma deformação permanente.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201106764)
	6a sem.: Diagrama FeC e Tratamentos Termicos dos Aços
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Os aços comuns e os ferrosfundidos são ligas basicamente de ferro e carbono, com os teores de carbono respectivamente na faixa de: (baseado no diagrama Fe-C) 
		
	
	0 a 0,8% e 2,0 a 4,3%
	
	0 a 0,5% e 2,0 a 4,3%
	
	0 a 2,5% e 4,3 a 6,7%
	
	2,0 a 4,3% e 0 a 1,7%
	
	0 a 2,0% e 2,0 a 6,7%
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201237215)
	7a sem.: Ligas de Aço e Ferro Fundido
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O advento do aço representou uma das maiores revoluções tecnológicas já vistas na humanidade, permitindo a construção de estruturas de maior porte, capazes de suportar cargas não consideradas compatíveis às edificações. Como aço, consideramos todas as ligas Fe-C com teores de C inferiores a 2,11%, podendo ocorrer em sua microestrutura a presença de várias impureza. Com relação aos aços, assinale a opção INCORRETA.
		
	
	Aços de alta liga são aqueles que possuem elementos de liga em concentração superiores a 5,0%. 
	
	O S, o Si, o P e o Al e o Au são impurezas normais nos aços. 
	
	Os aços com concentração de carbono entre 0 e 2,11%, com impurezas normais desta liga, são considerados aços carbono comuns. 
	
	A presença de elementos de liga muda a posição das linhas dos diagramas de fase Fe-Fe3C.
	
	Aços de baixa liga são aqueles que possuem elementos de liga em concentração inferiores a 5,0%. 
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201237316)
	15a sem.: Materiais Poliméricos
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A partir da Segunda Guerra Mundial, os polímeros sintéticos revolucionaram o mundo dos materiais, com o surgimento de polímeros que puderam substituir polímeros naturais como a madeira, a borracha, o algodão, a lã, o couro e a seda. Com relação aos polímeros, NÂO podemos afirmar: 
		
	
	Homopolímero é uma macromolécula derivada de um único tipo de monômero. 
	
	Crosslink ou ramificações são ligações químicas cruzadas entre cadeias de polímeros. 
	
	Monômero é o composto químico cuja polimerização irá gerar uma cadeia de polímero. 
	
	Copolímero é uma macromolécula contendo dois ou mais tipos de monômeros em sua estrutura. 
	
	Grau de polimerização (DP) é o número de unidades monoméricas presentes na molécula do polímero dividido pela extensão da molécula.

Outros materiais