Buscar

Atividade 2 Direito Empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
	
	UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA 
Pró-Reitoria de Graduação - Coordenação de Ensino de Graduação
DEAAD – Diretoria de Educação Aberta e a Distância
DIREITO EMPRESARIAL
DISCENTE: VLADEMIR CHAVES DE CASTRO MOURA
ATIVIDADE 2
Jessica Saraiva é aposentada e possui suas quantias aplicadas no Banco ZAPHE S/A, o qual passa por crise financeira seríssima que resultou em desconfiança no mercado em relação a sua liquidez. Jessica consulta você como especialista em Direito Empresarial lhe perguntando se haveria o risco do banco solicitar falência de acordo com a legislação vigente. (Lei 11.101/2005)
Em conformidade com Art. 2º da Lei n. 11.101/2005 exclui, expressamente, empresas públicas (por exemplo, à Caixa Econômica Federal), sociedades de economia mista (por exemplo, ao Banco do Brasil), instituições financeiras públicas ou privadas, cooperativas de crédito, consórcios, entidades de previdência complementar, sociedades operadoras de planos de assistência à saúde, sociedades seguradoras sociedades de capitalização, e outras atividades equiparadas por leis às anteriores. Portanto, como se trata de uma instituição financeira, está excluída das regras da Lei 11.101/2005, ou seja, não se aplica a falência a instituição financeira pública ou privada, Contudo, não quer dizer que essas empresas não podem “falir”. Caso enfrentem um período de dificuldade econômica, de insolvência, tais atividades econômicas serão regidas por outras leis, e não pela Lei n. 11.101/2005.
BIBLIOGRAFIA
RODRIGUES, Luiz Antônio Barroso. Direito empresarial – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 2011.

Outros materiais