Buscar

UNINASSAU CAPACITA REFORMA TRABALHISTA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PROJETO CAPACITA 2018
 Por Heloísa Santos
 Prof. UNINASSAU/GARANHUNS
REFORMA TRABALHISTA: PRINCIPAIS ASPECTOS
Lei 13.467 de 13 de junho de 2017.
Entrada em vigor: 11.11.2017
Alterou o Decreto-Lei nº 5.452/43 – Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)
Medida Provisória nº 808 de 14 de novembro de 2017 – alterou a Lei 13.467/17.
PRINCIPAIS ASPECTOS DA REFORMA TRABALHISTA
ANTES
Os acordos coletivos, as convenções coletivas e os contratos de trabalho individuais não poderiam ser pactuados de modo diverso da previsão legal.
Vigorava o legislado sobre o negociado.
DEPOIS
No art. 611 – A, consta expressamente que  a convenção coletiva e o acordo coletivo de trabalho têm prevalência sobre a lei, quando dispuserem sobre alguns temas, dentre os quais: jornada de trabalho, trabalho intermitente, teletrabalho, troca do dia de feriados, banco de horas, intervalo intrajornada, prorrogação de jornada em ambientes insalubres, sem licença prévia das autoridades competentes do Ministério do Trabalho, etc.
Passa a vigorar o negociado sobre o legislado.
1. NEGOCIADO X LEGISLADO
PRINCIPAIS ASPECTOS DA REFORMA TRABALHISTA
ANTES
O tempo despendido pelo empregado até o local de trabalho era computado em sua jornada, quando o local fosse de difícil acesso, não servido por transporte público regular e o empregador fornecia o transporte.
DEPOIS
Art. 58, § 2º. O tempo despendido pelo empregado desde a sua residência até a efetiva ocupação do posto de trabalho e para o seu retorno, caminhando ou por qualquer meio de transporte, inclusive o fornecido pelo empregador, não será computado na jornada de trabalho, por não ser tempo à disposição do empregador.   
 2. Horas In Itinere
PRINCIPAIS ASPECTOS DA REFORMA TRABALHISTA
ANTES
O empregado não podia realizar hora extra, nem converter 1/3 das férias em abono pecuniário e nem participar de acordo de compensação de jornada de trabalho.
DEPOIS
Art. 58-A.  Considera-se trabalho em regime de tempo parcial aquele cuja duração não exceda a trinta horas semanais, sem a possibilidade de horas suplementares semanais, ou, ainda, aquele cuja duração não exceda a vinte e seis horas semanais, com a possibilidade de acréscimo de até seis horas suplementares semanais. 
3. Trabalho em Regime de Tempo Parcial
PRINCIPAIS ASPECTOS DA REFORMA TRABALHISTA
ANTES
Nos termos da Súmula 85 do TST, o banco de horas só poderia ser implementado por acordo ou convenção coletiva de trabalho.
DEPOIS
Art. 59, §5º. O banco de horas de que trata o § 2o deste artigo poderá ser pactuado por acordo individual escrito, desde que a compensação ocorra no período máximo de seis meses.
. 
4. Banco de Horas
PRINCIPAIS ASPECTOS DA REFORMA TRABALHISTA
ANTES
Somente poderia ser estabelecida por convenção ou acordo coletivo de trabalho.
MP 808/2017
Art. 59 – A. Em exceção ao disposto no art. 59 e em leis específicas, é facultado às partes, por meio de convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho, estabelecer horário de trabalho de doze horas seguidas por trinta e seis horas ininterruptas de descanso, observados ou indenizados os intervalos para repouso e alimentação (MP 808/2017)
5. Escala de Revezamento “12x36”
DEPOIS
Com a Lei 13.467/17, pode ser estabelecida por meio de contrato individual de trabalho para qualquer categoria de empregado.
PRINCIPAIS ASPECTOS DA REFORMA TRABALHISTA
Não havia previsão legal na CLT.
Art. 75 - B. Considera-se teletrabalho a prestação de serviços preponderantemente fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação que, por sua natureza, não se constituam como trabalho externo.
Art. 75 – C. A prestação de serviços na modalidade de teletrabalho deverá constar expressamente do contrato individual de trabalho, que especificará as atividades que serão realizadas pelo empregado. 
Não haverá pagamento de horas extras – não há controle da jornada de trabalho.
6. Teletrabalho ou Home Office
PRINCIPAIS ASPECTOS DA REFORMA TRABALHISTA
ANTES
DEPOIS
Art. 611 – A. A convenção coletiva e o acordo coletivo de trabalho têm prevalência sobre a lei quando, entre outros, dispuserem sobre:
 III - intervalo intrajornada, respeitado o limite mínimo de trinta minutos para jornadas superiores a seis horas; 
7. Intervalo Intrajornada
PRINCIPAIS ASPECTOS DA REFORMA TRABALHISTA
ANTES
Nos termos da Súmula 437 do TST, se o empregador concedesse intervalo menor do que o legal pagaria o valor de 1h extra por todo o período.
Tinha natureza salarial e, desta forma, repercutia no cálculo de outras parcelas salariais (aviso prévio, FGTS, multa rescisória 40%, etc).
DEPOIS
Nos termos do art. 71, §4º, o empregador pagará o acréscimo relativo a hora extra apenas quanto aos minutos de intervalo não concedidos.
Tem natureza indenizatória; logo não repercute no cálculo de outras parcelas salariais.
7. Intervalo Intrajornada
PRINCIPAIS ASPECTOS DA REFORMA TRABALHISTA
ANTES
As férias de 30 dias poderiam ser fracionadas em até 02 (dois) períodos, sendo que 01 deles não poderia ser inferior a 10 dias e 1/3 poderia ser convertido em abono salarial. 
DEPOIS
Nos termos do art. 134, §1º, Desde que haja concordância do empregado, as férias poderão ser usufruídas em até três períodos, sendo que um deles não poderá ser inferior a quatorze dias corridos e os demais não poderão ser inferiores a cinco dias corridos, cada um.
Também é válido para empregados menores de 18 anos e maiores de 50 anos.
É vedado o início das férias no período de dois dias que antecede feriado ou dia de repouso semanal remunerado.
8. Férias
PRINCIPAIS ASPECTOS DA REFORMA TRABALHISTA
ANTES
Utilizava-se como parâmetro as normas de responsabilidade civil, constantes no Código Civil vigente.
MP 808/17
Nos termos do art. 223 – G, § 1º, o dano moral será arbitrado com base no limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social.
9. Danos Morais ou Extrapatrimoniais
LEI Nº 13.467/17
O dano passou a ser arbitrado de acordo com o valor do salário recebido pelo empregado (Art. 223 – G, §1º).
PRINCIPAIS ASPECTOS DA REFORMA TRABALHISTA
MP 808/17
I – para ofensa de natureza leve – até três vezes o valor do limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social;
II – para ofensa de natureza média – até cinco vezes o valor do limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social;
III – para ofensa de natureza grave – até vinte vezes o valor do limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social; ou
IV – para ofensa de natureza gravíssima – até cinquenta vezes o valor do limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social. 
9. Danos Morais ou Extrapatrimoniais
PRINCIPAIS ASPECTOS DA REFORMA TRABALHISTA
ANTES
Nos termos da CLT, as grávidas e lactantes eram proibidas de trabalhar em locais que apresentassem qualquer grau de insalubridade. 
MP 808/17
Art. 394-A. A empregada gestante será afastada, enquanto durar a gestação, de quaisquer atividades, operações ou locais insalubres e exercerá suas atividades em local salubre, excluído, nesse caso, o pagamento de adicional de insalubridade.
2º O exercício de atividades e operações insalubres em grau médio ou mínimo, pela gestante, somente será permitido quando ela, voluntariamente, apresentar atestado de saúde, emitido por médico de sua confiança, do sistema privado ou público de saúde, que autorize a sua permanência no exercício de suas atividades.
10. Grávidas e lactantes
É permitido o trabalho de mulheres grávidas em ambientes de baixa e média insalubridade, exceto se apresentarem atestado médico que recomendem o afastamento (Art. 394 – A).
LEI 13.467/17
PRINCIPAIS ASPECTOS DA REFORMA TRABALHISTA
ANTES
Art. 461, CLT. Sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, nacionalidade ou idade. 
DEPOIS
11. Equiparação Salarial
PRINCIPAIS ASPECTOS DA REFORMA TRABALHISTA
ANTES
Não existia previsão legal na CLT. É um novo modelo de contrato de trabalho.
DEPOIS
Art. 443, §3º, CLT. Considera-se como intermitente o contrato de trabalho no qual a prestação de serviços, com subordinação, não é contínua, ocorrendo com alternância de períodos de prestação de serviços e de inatividade, determinados em horas, dias ou meses, independentemente do tipo de atividade do empregado e do empregador, exceto para os aeronautas, regidos por legislação própria.
12. Trabalho Intermitente
PRINCIPAIS ASPECTOS DA REFORMA TRABALHISTA
§ 1o  O empregador convocará, por qualquer meio de comunicação eficaz, para a prestação de serviços, informando qual será a jornada, com, pelo menos, três dias corridos de antecedência. 
§ 2o  Recebida a convocação, o empregado terá o prazo de um dia útil para responder ao chamado, presumindo-se, no silêncio, a recusa. 
§ 3o  A recusa da oferta não descaracteriza a subordinação para fins do contrato de trabalho intermitente.  
§ 4o  Aceita a oferta para o comparecimento ao trabalho, a parte que descumprir, sem justo motivo, pagará à outra parte, no prazo de trinta dias, multa de 50% (cinquenta por cento) da remuneração que seria devida, permitida a compensação em igual prazo.  
§ 5o  O período de inatividade não será considerado tempo à disposição do empregador, podendo o trabalhador prestar serviços a outros contratantes.  
12. Trabalho Intermitente
PRINCIPAIS ASPECTOS DA REFORMA TRABALHISTA
§ 6o  Ao final de cada período de prestação de serviço, o empregado receberá o pagamento imediato das seguintes parcelas: 
	I - remuneração; 
	II - férias proporcionais com acréscimo de um terço;  
	III - décimo terceiro salário proporcional; 
	IV - repouso semanal remunerado; e 
	V - adicionais legais.
Férias no Contrato Intermitente - § 9o  A cada doze meses, o empregado adquire direito a usufruir, nos doze meses subsequentes, um mês de férias, período no qual não poderá ser convocado para prestar serviços pelo mesmo empregador.”
12. Trabalho Intermitente
PRINCIPAIS ASPECTOS DA REFORMA TRABALHISTA
ANTES
Não havia previsão legal.
DEPOIS
O contrato de trabalho poderá ser extinto por acordo entre empregado e empregador, caso em que serão devidas as seguintes verbas trabalhistas:  
	I - por metade: 
	a) o aviso prévio, se indenizado; e 
	b) a indenização sobre o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, prevista no § 1o do art. 18 da Lei no 8.036, de 11 de maio de 1990;  
	II - na integralidade, as demais verbas trabalhistas. 
	§ 1o  A extinção do contrato prevista no caput deste artigo permite a movimentação da conta vinculada do trabalhador no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço na forma do inciso I-A do art. 20 da Lei no 8.036, de 11 de maio de 1990, limitada até 80% (oitenta por cento) do valor dos depósitos.  
	§ 2o  A extinção do contrato por acordo prevista no caput deste artigo não autoriza o ingresso no Programa de Seguro-Desemprego.
13. Distrato
PRINCIPAIS ASPECTOS DA REFORMA TRABALHISTA
ANTES
Antes da reforma, todos os trabalhadores deveriam pagar, no mês de março, o imposto que equivale a um dia de trabalho por ano. Esse valor era destinado ao sindicato de sua categoria.
DEPOIS
Art. 578, CLT. As contribuições devidas aos sindicatos pelos participantes das categorias econômicas ou profissionais ou das profissões liberais representadas pelas referidas entidades serão, sob a denominação de contribuição sindical, pagas, recolhidas e aplicadas na forma estabelecida neste Capítulo, desde que prévia e expressamente autorizadas
14. Pagamento de Imposto Sindical
REFORMA TRABALHISTA
AVANÇO
OU
RETROCESSO?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais