Buscar

QUESTAO 1 DE 10 etica 2

Prévia do material em texto

QUESTAO 1 DE 10 - CÓDIGO DE ÉTICA
 
Muitas são as vantagens que um código de ética pode trazer à organização e à sociedade, as quais estão listas a seguir:
I- À medida que há o intercâmbio e sincronia de posturas éticas visualizadas e empregadas pela empresa, por seus colaboradores e clientes, podemos dizer que o código está bem direcionado para a tomada de decisões relevantes. 
II-O processo de implementação e a construção de um código de ética é uma interessante oportunidade para a integração dos funcionários em todos os níveis hierárquicos de uma empresa. Por isso, o ideal é que a criação do código de ética seja feito de um modo democrático.
III- O código de ética deve ser o resultado da cultura da empresa, e , assim, este documento pode tornar pública a transparência da empresa, o que contribui para a afirmação da missão e dos valores organizacionais.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmações I e II estão corretas
Todas as afirmações estão incorretas
Todas as afirmações estão corretas
Todas as afirmações contribuem para que o código de ética torna-se útil ao favorecer o desenvolvimento da empresa através de sua relação com a sociedade.
Somente as afirmações II e III estão corretas
Somente as afirmações I e III estão corretas
QUESTAO 2 DE 10 - LIDERANÇA ÉTICA
 
O procurador Ivan Marx, do Ministério Público Federal (MPF) em Brasília, afirmou que o empresário Joesley Batista e executivos do Grupo J&F esconderam, em suas delações premiadas, crimes praticados no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 
Esta situação permite afirmar:
 
I-Os líderes de uma empresa são os responsáveis pela gestão da cultura e dos valores da organização. A ética empresarial, portanto, é sinônimo da cultura da empresa e dos valores que são transmitidos para os colaboradores e os clientes.
II-A liderança corresponde ao processo que torna um indivíduo capaz de conduzir um grupo de pessoas, ou seja, uma habilidade pessoal que é capaz de influenciar outras pessoas a tomarem decisões ou agirem em proveito da empresa.
III- O importante é que o líder sempre conduza as ações da empresa para que ela atue de modo ético, a fim de beneficiar o desenvolvimento da organização e da sociedade em que promove as suas atividades, este comportamento não foi observado no fato relatado no enunciado desta questão.
Assinale a alternativa correta.
Todas as afirmações estão incorretas
Somente as afirmações I e III estão corretas
Todas as afirmações estão corretas
O líder é peça fundamental para que a ética se viabilize nas organizações.
Somente as afirmações II e III estão corretas
Somente as afirmações I e II estão corretas
QUESTAO 3 DE 10 - OS TRÊS TIPOS DE DOMINAÇÃO LEGÍTIMA
Weber, em 1919, escreveu um artigo importante a respeito da compreensão da ética e sua aplicação para as organizações. Para tanto, estabeleceu a existência de dois tipos ideais de ética: convicção e responsabilidade.
 
Assinale a alternativa correta.
Ética da responsabilidade: por responsabilidade, compreende-se um dever moral e racional que deve ser realizado a todo custo, sem que se leve em consideração as consequências desse ato.
Autoridade racional, legal ou burocrática: ocorre em organizações em que predominam a racionalidade e a gestão baseada na burocracia, isto é, no controle minucioso de todos os processos gerenciais.
Autoridade tradicional: o líder que exerce a autoridade tradicional não atua de modo racional. Geralmente esse tipo de autoridade ocorre em organizações cuja administração é familiar ou arcaica.
Ética da convicção: por convicção, compreende-se um dever moral e racional que deve ser realizado a todo custo, sem que se leve em consideração as consequências desse ato.
Autoridade carismática: caracteriza-se pela pouca presença de racionalidade nas ações do líder. Isso porque a sua gestão está fundamentada na admiração, devoção ou orgulho que promove diante de seus subordinados.
QUESTAO 4 DE 10 - ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
 
Com relação a ética e responsabilidade social afirma-se:
I-Até a década de 1970 os Estados nos países ocidentais foram os grandes responsáveis pelas políticas em torno dos benefícios à sociedade, o que foi chamado de política de bem-estar social.
II- Os estados, durante a década de 1980 até hoje, apresentam investimentos públicas gigantescas com o objetivo de prover recursos suficientes para a contratação de pessoal especializado para a realização de políticas que visam reduzir problemas sociais e econômicos da população mais carente.
III- Responsabilidade social e ambiental é uma forma de conduzir os negócios da empresa de tal modo que ela se torna parceira e corresponsável do desenvolvimento social e ambiental.
Portanto, assinale a alternativa correta.
Somente a afirmação II está correta.
Somente a afirmação III está correta.
Somente as afirmações I e II estão corretas.
Somente a afirmação I está correta.
Somente as afirmações I e III estão corretas.
I-Foi chamado de política de bem-estar social (welfare state, em inglês. Essa política caracterizava-se pela intervenção direta e fortes investimentos públicos na educação, saúde, empregos, previdência social, enfim, aquilo que diz respeito à qualidade de vida dos cidadãos que habitam um estado.
III-Existe o compromisso das organizações privadas com o comportamento ético que promova o progresso econômico, político e social dos locais onde estão inseridas.
QUESTAO 5 DE 10 - SOCIEDADE CIVIL E RESPONSABILIDADE SOCIAL
 
As certificações sociais representam um importante controle de padronização internacional dos procedimentos que envolvem a qualidade de vida do público interno, isto é, os colaboradores, e também do público externo, como por exemplo, grupos sociais carentes auxiliados por algum programa de assistência de uma organização.
Analise as afirmações a seguir:
 
I- SA 8000: trata-se de uma certificação empresarial em torno da responsabilidade empresarial, principalmente para o seu público interno. 
II- AA 1000: o selo refere-se à iniciativa de padronização da gestão de responsabilidade corporativa, a qual engloba a contabilidade, os processos de auditoria, além da ética e a responsabilidade social das organizações.
III- ISO 16000: expressa a responsabilidade social da empresa com o seu público externo 
IV- ISO 18000: trata da relação da empresa com o seu público interno.
 
Assinale a alternativa correta.
Todas as afirmações estão corretas.
Esses selos de qualidade a cada ano vêm sendo exigidos pelos consumidores mais conscientes e também se tornaram requisito básico para a realização e consolidação de trocas de mercadorias no âmbito internacional.
Somente as afirmações III e IV estão corretas.
Somente as afirmações I e II estão corretas.
Somente as afirmações I, II e III estão corretas.
Somente as afirmações II e III estão corretas.
QUESTAO 6 DE 10 - ÉTICA E MEIO AMBIENTE
 
Os consumidores, de um modo geral, estão a cada dia mais conscientes e informados sobre a necessidade de as organizações realizarem ações ambientais e sociais. Muitas vezes, o nome de uma empresa ou de uma marca pode estar associado ao tipo de projeto socioambiental realizado pela organização.
 
Assim, é correto afirmar:
Existem dúvidas de que esses projetos podem ser também revertidos em diferenciais competitivos para a empresa, se comparada com os seus concorrentes.
Os projetos sustentáveis que envolvem empresas não são mencionados pela mídia (rádio, TV, internet, jornais e revistas) por meio de sua programação normal ou através de comerciais, como era mais comum na década de 90.
Um bom gerenciamento ambiental conduz a empresa necessariamente à visão positiva da sociedade, ou seja, cria confiança e credibilidade suficientes para que os próprios consumidores comprem produtos e serviços dessas empresas.
Torna-se evidente que as empresas devem perceber que um dos retornos trazidos a elas gira em torno do fato de os projetos de responsabilidade social eambiental alavancarem a imagem da empresa diante da sociedade e isso pode significar aumento das vendas.
Na década de 1970 o tema sobre o ambientalismo expandiu seus horizontes e passou a debater apenas o problema do uso de tecnologia nuclear.
Caso a organização saiba introduzir e associar seus projetos à cultura empresarial, seus funcionários irão se sentir também mais orgulhosos e responsáveis, pois esta é uma ação que a empresa obriga seus colaboradores a realizar.
QUESTAO 7 DE 10 - SUSTENTABILIDADE E ÉTICA EMPRESARIAL
 
Analise as afirmações a seguir:
I- Sustentabilidade: equilíbrio entre a produção, o consumo, bem-estar social e a preservação promovida pelo homem. Isso significa que o conceito de sustentabilidade pode estar presente em qualquer sociedade, desde que envolva o referido equilíbrio.
II- Desenvolvimento sustentável: representa a relação de equilíbrio entre altos índices de consumo e produção em sociedades que, com rigor, procuram posturas e atitudes eficazes em nome do controle da preservação da natureza e do progresso social.
 
III- Desenvolvimento sustentável nas organizações: dependerá principalmente do envolvimento, comprometimento e articulação de projetos que visam atender demandas sociais carentes dentro da empresa.
Assinale a alternativa correta:
Somente a afirmação II está correta.
Somente a afirmação I está correta.
Somente as afirmações II e III estão corretas.
Somente a afirmação III está correta.
Somente as afirmações I e II estão corretas.
Sustentabilidade: abrange sociedades com processos produtivos com menor ou maior grau de emprego de tecnologia, ou seja, engloba a produção de sociedades indígenas até mesmo as sociedades industrializadas como a nossa.
Desenvolvimento sustentável: procura, dentro de um modelo industrializado e com elevado patamar tecnológico produzir a sustentabilidade.
QUESTAO 8 DE 10 
CORDIALIDADE E A DUPLA MORAL BRASILEIRA: INTEGRIDADE E OPORTUNISMO
 
Robert Srour (2000), na obra "Ética Empresarial", apresenta duas modalidades de moral que são muito comuns entre nós brasileiros. Estamos nos referindo às chamadas "moral do oportunismo" e "moral da integridade".
 
Deste modo, assinale a alternativa correta.
Moral do oportunismo – trata-se do discurso oficial pronunciado em tribunais, igrejas, Congresso Nacional, escolas, meios de comunicação etc.
Moral da integridade – o objetivo dessa modalidade de moral é sempre fazer com que o indivíduo tire vantagens de toda ou qualquer situação, independentemente dos malefícios causados aos seus semelhantes.
Moral do oportunismo – expressa a confiança e obediência que um sujeito possui em relação às normas coletivas ou que existem no interior de uma organização.
Moral do oportunismo – caracteriza-se por ter como sinônimos a malandragem, o "jeitinho" e a ausência de escrúpulos do indivíduo.
O objetivo dessa modalidade de moral é sempre fazer com que o indivíduo tire vantagens de toda ou qualquer situação, independentemente dos malefícios causados aos seus semelhantes. A moral do oportunismo explica, por exemplo, o excessivo número de casos de corrupção no cenário político nacional e dentro das organizações.
Moral da integridade – abre margem para que as organizações, sejam elas públicas ou privadas, sejam administradas conforme os caprichos pessoais de seus líderes, o que na maioria das vezes produz prejuízos à sociedade.
QUESTAO 9 DE 10 
ÉTICA EMPRESARIAL, ASSÉDIO MORAL E A DIVERSIDADE CULTURAL
 
O assédio moral é a humilhações e constrangimentos constantes que um empregado sofre em seu ambiente de trabalho, seja no que diz respeito ao seu desempenho ou características físicas ou sociais.
O assédio moral pode ocorrer de três formas nas organizações.
 
Assinale a alternativa correta.
Paritário – é mais difícil de ser identificado, uma vez que é promovido de "baixo para cima", isto é, o subordinado realiza o assédio aos seus superiores. As causas principais desse fenômeno podem ser a ambição por cargos, inveja ou simplesmente alguma forma de vingança.
Ascendente – ocorre horizontalmente, uma vez que é realizado quando um indivíduo realiza o assédio com um colega ou parceiro de trabalho que possui o mesmo grau hierárquico.
Paritário – ocorre de "cima para baixo", ou seja, é realizado quando um indivíduo hierarquicamente superior (chefe, diretor, gerente ou supervisor, por exemplo) menospreza em público o desempenho ou rendimento de seus subordinados, causando a sensação de inutilidade, incompetência ou inaptidão da vítima.
Descendente - ocorre horizontalmente, uma vez que é realizado quando um indivíduo realiza o assédio com um colega ou parceiro de trabalho que possui o mesmo grau hierárquico.
Descendente - ocorre de "cima para baixo", ou seja, é realizado quando um indivíduo hierarquicamente superior (chefe, diretor, gerente ou supervisor, por exemplo) menospreza em público o desempenho ou rendimento de seus subordinados, causando a sensação de inutilidade, incompetência ou inaptidão da vítima.
É importante destacar que um administrador ou gestor de Recursos Humanos tem um papel fundamental para evitar esse tipo de comportamento nas organizações. Caso se tenha consciência ou provas de que o assédio moral ocorre entre os empregados de uma organização, é dever dos gestores defenderem as vítimas, pois pode ser também responsabilizado legalmente por ter sido conivente com o crime.
QUESTAO 10 DE 10 
ÉTICA EMPRESARIAL, RELAÇÃO DE GÊNEROS E PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS
 
Analise as afirmações a seguir:
I-Pesquisas realizadas pelo IBGE identificam que o salário médio das mulheres ainda é inferior, se comparado com o dos homens.
 
II- A lei brasileira n. 8213, de 24 de julho de 2001, obriga as empresas com mais de cem empregados a preencherem de dois a cinco por cento de seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência habilitadas, sob pena de multa.
 
III- É dever ético das organizações permitir que os portadores de necessidades especiais tenham de fato as mesmas oportunidades de seus demais colegas de trabalho. Trata-se de uma ação cidadã que permite a valorização universal do trabalho intelectual.
 
IV- Diferentemente da ética, a moral não exige do indivíduo reflexão ou senso-crítico, uma vez que é composta essencialmente por normas e regras que muitas vezes não passam por análises ou questionamentos.
 
Assinale a resposta que indica a afirmação que não está relacionada com o assunto ética empresarial, relação de gêneros e portadores de necessidades especiais.
Somente a afirmação II não está relacionada com o assunto ética empresarial, relação de gêneros e portadores de necessidades especiais.
Somente as afirmações I, II e III não estão relacionadas com o assunto ética empresarial, relação de gêneros e portadores de necessidades especiais.
Somente a afirmação I não está relacionada com o assunto ética empresarial, relação de gêneros e portadores de necessidades especiais.
Somente a afirmação III não está relacionada com o assunto ética empresarial, relação de gêneros e portadores de necessidades especiais.
Somente a afirmação IV não está relacionada com o assunto ética empresarial, relação de gêneros e portadores de necessidades especiais.
A afirmação IV aborda o conceito de moral.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes