Buscar

AV2 planejamento de carreira e sucesso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0917_AV2_201401070205 » PLANEJAMENTO DE CARREIRA E SUCESSO PROFISSIONAL
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201401070205 - POLLYANA DE FARIA MOURA NORONHA
	Professor:
	MARCELO FERREIRA BARCIA
SERGIO DE OLIVEIRA SANTOS
	Turma: 9225/FY
	Nota da Prova: 6,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 21/06/2014 07:56:32
	
	 1a Questão (Ref.: 201401252044)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O Modelo de Ensino Superior da Estácio privilegia a autonomia nos estudos e a reflexão crítica, entre outras características. São exemplos de trabalho independente ou de trabalho autônomo realizados pelos estudantes:
		
	 
	estudos dirigidos individuais.
	
	jogos.
	 
	seminários.
	
	debates.
	
	discussões.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401316095)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A utilização das redes sociais e da internet transformou de forma substancial a relação entre as pessoas. E se por um lado facilitou o nosso dia a dia, por outro nos impôs menor privacidade. Para evitar surpresas no ambiente profissional, esse fenômeno requer constantemente a observância de:
		
	 
	Um comportamento ético e de respeito ao próximo.
	
	Maior flexibilidade e desembaraço nos meios de comunicação em geral.
	
	Constante atualização dos profissionais em aplicativos e softwares.
	
	Maior conhecimento de idiomas para permitir uma maior comunicabilidade.
	
	Maior resiliência.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401319033)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sabemos que o nosso país apresenta diversos problemas importantes que impactam seu desenvolvimento. Entendemos que um deles é a educação. Em nossas aulas aprendemos que na atualidade um dos problemas mais comentados em termos de Educação refere-se à carência de:
		
	
	professores muito qualificados para o Ensino Médio.
	 
	qualidade da Educação Básica, em especial do Ensino Médio.
 
	
	qualidade da Educação Superior.
	
	professores muito qualificados para o Ensino Superior.
	
	professores muito qualificados para a Educação Básica.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401313300)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A escolha de um curso para formação de um profissional é sempre motivada por um sonho ou projeto de construir uma carreira de sucesso. Para isto acontecer de fato, o aluno escolhe uma Instituição de Ensino Superior (IES) e da início a um processo de formação. Admitindo que esta disciplina trata do Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional, avalie as opções abaixo e escolha a que explica e demonstra como é este processo de formação.
		
	
	Começar a trabalhar na adolescência; Estudar no tempo livre; Obter notas para passar; Pedir para ser promovido; Terminar o curso e Procurar uma empresa que pague mais.
	
	Realizar o ENEM ou Vestibular de uma IES; Tirar boas notas; Trabalhar para adquirir tempo de carteira de trabalho; Melhorar a remuneração com outra fonte de renda; Terminar o curso e Fazer concurso público.
	
	Colocar o trabalho como prioridade; Estudar no tempo livre; Obter notas para passar; Terminar o curso; Fazer cursos complementares e Entregar currículo em outras empresas.
	
	Realizar o ENEM ou Vestibular de uma IES; Tirar boas notas; Terminar o curso; Fazer cursos complementares; fazer Pós-Graduação e Começar a entregar currículo sem experiência.
	 
	Escolher um profissão; Identificar o curso que oferece esta formação; Realizar o ENEM ou Vestibular de uma IES; Assistir todas as aulas; Estudar com disciplina; Buscar obter a notas altas nas provas; Entrar no mercado de trabalho; Terminar o curso e Buscar Empregabilidade.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401306067)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A administração dos recursos que dispomos (RECEITAS) e das despesas que temos (GASTOS), ou seja de nosso Orçamento Financeiro, sinaliza para a posição que tomamos diante o dinheiro que possuímos. Assim quando conseguimos pagar todas as nossas despesas, mesmo com pequenas sobras, podemos dizer que, neste cenário, estamos na posição de:
		
	
	Financiador
	
	Provedor
	 
	Conservador
	 
	Investidor
	
	Tomador
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401267578)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O plano de carreira é um instrumento que se elabora para definir a sequencia de ações que um indivíduo deva realizar para atingir seus objetivos. Escolha uma das alternativas abaixo que descreva no que consiste o plano de carreira.
		
	 
	O plano de carreira auxilia a construção objetiva do currículo e também na descrição da trajetória acadêmica.
	
	O plano de carreira e o currículo são dois instrumento que o indivíduo deve apresentar a empresa desejada.
	
	O plano de carreira possui informações que poderão ser utilizadas pelo indivíduo depois que elaborar o currículo.
	
	O plano de carreira também pode ser apresentado pelo indivíduo pois contém informações do currículo.
	
	O plano de carreira deve ser elaborado com as informações solicitadas pela empresa que fará sua entrevista.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401266744)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O estudante adulto necessita dominar o processo de ensino aprendizagem para ter êxito na construção do conhecimento. Aprender a aprender é essencial para o êxito acadêmico que pavimenta o sucesso profissional. É fato também que um dos problemas mais comentados em termos de Educação refere-se à carência de qualidade da Educação Básica, em especial do Ensino Médio. Levando em consideração essas duas afirmações, o que podemos concluir quanto à interferência delas no desempenho no ensino superior?
		
	
Resposta: O ensino médio é a base para a educação superior, tanto no Brasil quanto em qualquer outro país, nele os alunos tem as noções básicas das matérias que, além de preparar para o mercado de trabalho e para a vida, auxiliam na escolha do curso superior e consequente início da carreira profissional. Eu mesma descobri a profissão escolhida durante o ensino médio, pois apresentava maior facilidade com números e cálculos, e sai certa de estudar engenharia.
	
Gabarito: A resposta é pessoal, mas o aluno deve ter como base a premissa de que um bom ensino médio pode propiciar um melhor desempenho no ensino superior, mesmo que seja relativo.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401315780)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Existem vários tipos de investidores, aquele que arrisca um pouco mais, mas também considera fortemente o risco e não costuma ousar. Costuma diversificar sua carteira de investimento, geralmente aplicando em fundos mistos, ações conservadoras, fundos de renda fixa e poupança.
		
	
	Investidor Diversificador
	
	Investidor Conservador
	
	Investidor Agressivo
	 
	Investidor Moderado
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401321641)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	De que forma a rede de contatos (networking) contribui para a empregabilidade?
		
	
Resposta: O networking trata-se de uma rede de contatos onde se pode pedir ajuda na hora de procurar um trabalho, de várias formas possíveis, como indicação de algum conhecido, apresentação de algum funcionário. Eu mesma utilizo do networking para buscar um emprego, em muitas redes sociais, como facebook e linkedin isso já é possível se tornando cada vez mais fácil, pois assim você se conecta com seus amigos e troca idéias, dicas e fica sabendo sobre vagas e processos seletivos, estando cada vez mais conectado aos recrutadores.
	
Gabarito: Considerando que a rede de contatos é formada por pessoas que fazem parte do universo pessoal e profissional, e que estas tiveram a oportunidade de acompanhar a trajetória profissional e de desenvolvimento da carreira, é a maneira mais eficaz de obter indicações para futuras necessidades, seja de um fornecedor ou de um empregador.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401324166)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Muito tem-se discutidosobre as tendências de carreira no mercado de trabalho, observando a relação entre empregado e empregador e os pontos de impacto referentes a essas novas tendências. Dentro desse contexto, assinale a única alternativa incorreta:
		
	
	Quase 50% dos profissionais reconhecem que seu cargo, tal como é hoje, provavelmente não existirá dentro de 3 anos.
	 
	Organizações planas, com menos níveis hierárquicos, ausência de carreira linear e imprevisibilidade são aspectos reais quando observamos o mercado de trabalho.
	
	Os profissionais percebem que as empresas estão mudando em decorrência de diversas reestruturações organizacionais necessárias para aumento da sobrevida das empresas.
	 
	A capacidade de obter satisfação, qualificação e prazer com o que se realiza passa a ser de responsabilidade somente do profissional e não da organização.
	
	Os profissionais costumam subestimar as dificuldades que as mudanças organizacionais podem trazer e os possíveis impactos sobre as suas carreiras.

Outros materiais