Buscar

PSICOLOGIA GERAL I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: SDE0644_AV_201202425224 » PSICOLOGIA GERAL I
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201202425224 - NUBIA DE SOUZA SANTOS
	Professor:
	CARLA PIRES MENDES
	Turma: 9004/AD
	Nota da Prova: 7,0        Nota de Partic.: 2        Data: 11/06/2014 09:31:33
	
	 1a Questão (Ref.: 201202665866)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Relacione as principais mudanças provocadas pelo Estatuto da Criança e do adolescente ECA no que concerne ao abandono de crianças e adolescentes:
		
	
Resposta: Com a criação do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) algumas mudanças foi provaca em relação ao abandono de crianças e adolescentes, antes os pais abandonava os filhos na rua questianando a falta de condições para cria-los e não acontecia nada oas mesmos, hoje são punidos por isso, pois as crianças precisam de respeito, carinho, acolhimento, educação, saúde e etc.
	
Gabarito: O Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), diferentemente da lei anterior, que se limitava aos menores em situação irregular, abrange toda criança e adolescente em qualquer situação jurídica. Verifica-se a modificação na doutrina que passa de ¿doutrina de situação irregular¿ para ¿doutrina de proteção integral à infância¿ dentro desta perspectiva não só os abandonados e delinqüentes seriam abarcados, mais também, todas as crianças, de qualquer classe social, vitimas ou não da ação ou omissão. Essa idéia, de proteção integral à criança e ao adolescente, encontra-se expressa no artigo 5º da referida Lei que diz:
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202665873)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Qual é o principal objetivo do Programa de Famílias Acolhedoras?
		
	
Resposta: O principal obletivo das Familias Acolhedoras é proporcionar a uma criança o prazer de se sentir segura ou seja acolhidapor uma família, de ter tudo que tem direito.
	
Gabarito: Os programas de famílias acolhedoras enfatizam a provisoriedade do afastamento da criança e do adolescente e a sua reintegração à família de origem.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202665836)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Skinner desenvolveu uma teoria da aprendizagem que ficou conhecida como modelagem. Para esse teórico os padrões de comportamento são aprendidos através de:
		
	
	Reforçamento e controle.
	
	Imitação e resposta.
	
	Estímulo e punição.
	 
	Reforço e punição.
	
	Estímulo e resposta.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202665853)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O que está na base dos preconceitos¿
		
	
	As reflexões.
	 
	Os estereótipos.
	
	As imaginações.
	
	As atutiturdes.
	
	As visões mediatas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202665849)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um programa de televisão realiza entrevista com adolescentes louras, fazendo perguntas em que não existe uma resposta certa. Após a resposta, geralmente errada, colocava o som de um burro relinchando. Tal programa estava procurando confirmar a idéia de que ¿toda loura é burra¿. De acordo com o texto acima podemos destacar:
		
	 
	Preconceito e discriminação.
	
	Questões de gênero e discriminação.
	
	Ideologia e preconceito.
	
	Ideologia inconsciente e questões de gênero.
	
	Preconceito e insatisfação.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202665855)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O ordenamento jurídico civil, de 1916, apresentava em seus artigos questões que preconizavam a relação de gênero em opressão ao feminino. Dentre as idéia expressas naquela lei podemos destacar o favorecimento do comportamento masculino em detrimento do feminino. Sobre a relação de gênero, pode-se afirmar que: I. A mulher independentemente da autorização do marido realizava as compras necessárias às economias domésticas. II. A mulher obtinha empréstimo com facilidade. III. A mulher para realizar atividades concernentes à indústria ou profissão somente com autorização do marido ou suprimento do juiz. IV. Considerava-se a mulher sempre autorizada pelo marido. V. A estrutura de gênero não delimita o poder entre os sexos. Considerando sua análise, responda: A(s) resposta (s) correta (s) são/é:
		
	
	II e III.
	
	II e IV.
	 
	III .
	
	II, III e V.
	
	I e II.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202699804)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Na sociedade moderna, há que se destacar que não é toda e qualquer união entre homem e mulher que poderá ser reconhecida como entidade familiar. Neste contexto, se excluem do conceito de união estável, as uniões adulterinas e aquelas que envolvem pessoas proibidas de casar entre si, por impedimentos absolutos. Deste modo, abriu-se precedente histórico ao disciplinamento da família brasileira:
		
	
	quando só se configurar entre pessoas solteiras ou de qualquer modo impedidas de se casar.
	
	considerando o relacionamento às ocultas, típico das uniões adulterinas ou censuradas pelo meio social.
	
	priorizando apenas os filhos e os direitos da personalidade, a função social, a boa-fé, e tantos outros institutos voltados à garantia da dignidade da pessoa
	 
	demonstrando estabilidade mesmo que não haja vocação de permanência, ou seja, compromisso e claro propósito de continuidade da vida em comum
	 
	reconhecendo e chancelando a união estável como forma legítima de constituição da entidade familiar não-matrimonial formada por homem e mulher
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202699806)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Crianças e adolescentes têm direitos, que hoje são reconhecidos, enfatizados e garantidos por lei, independente da classe, raça o qualquer outro tipo de discriminação. O ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente) dispõe que deve ser considerado:
		
	
	a reconstrução de uma nova relação social, baseada na realidade e no fortalecimento dos grupos familiares e somente nelas, através de modelos que estimulem o contexto das relações existentes, e que sejam capazes de mobilizar seus componentes
	
	que a falta ou a carência de recursos materiais não constitui motivo suficiente para a perda ou a suspensão do poder familiar
	
	a inclusão da criança ou adolescente em programas de capacitação profissional terá preferência a seu acolhimento institucional, observado, em qualquer caso, o caráter temporário e excepcional da medida, nos termos desta Lei.
	 
	o direito ao respeito e a inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, ideias e crenças, dos espaços e objetos pessoais.
	 
	a criança ou adolescente não deve ser objeto de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202719252)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Atualmente, no século XXI, não é diferente de tempos atrás, pois os segregados naturalmente pela sociedade vivem abandonados, sem as mínimas condições de dignidade para se viver. A situação de vulnerabilidade social e o risco social se configuram neste caso devido:
		
	 
	à dificuldade em como garantir o núcleo familiar se não há propriedade, alimentação, assistência médica, saneamento básico, educação, justiça e segurança social, a violência cotidiana a que estão submetidos, necessidade de se buscar o sustento da casa
	
	ao planejamento de ações que favoreçam a dispersão entre as crianças e os adolescentes e entre estes e os contextos, como a escola, a família, a comunidade, as instituições religiosas
	
	às escolas de hoje, que enfrentam desafios como políticas culturais e educacionais desarticuladas, falta de continuidade de programas e projetos pedagógicos, parcos recursos.
	
	ao papel da sociedade que é o de se fortalecer enquanto rede social de apoio e de solidariedade aos seus pares
	
	ao aspecto material que vai sendo afetadogradativamente, como também a esfera propriamente subjetiva, política e ideológica que pauta as ações e práticas concretas da classe trabalhadora, somente.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202724455)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As pessoas têm a fantasia de que as mulheres em situação de violência são abordadas na madrugada, na balada, porque estavam se oferecendo. Isso não é verdade. Elas são abordadas, a qualquer momento, no período em que escurece ou logo no começo da manhã, no ponto de ônibus, indo ou voltando do trabalho ou da escola, em casa.... Estas mulheres vítimas de violência sexual apresentam manifestações clínicas como:
		
	
	transtornos digestivos, como falta de apetite, náuseas, vômitos, cólicas e dores de estômago, perda de peso, dores de cabeça e dores musculares generalizadas, prazer sexual.
	
	o contato sexual sendo a forma de amor familiar e crê que é bastante difícil a mulher falar sobre a violência, bem como não tem sido experiência das mulheres o crédito e o acolhimento diante dessa revelação.
	
	desinformações sobre os recursos existentes na comunidade, grupos de auto ajuda e como prevenir novos episódios
	
	vergonha e fragilidade, mas não perdem o tabu de perguntar e ouvir com respeito, sem julgamento moral, o que elas querem contar
	 
	ansiedade, medo e confusão, fobias, insônia, pesadelos, auto reprovação, sentimentos de inferioridade, fracasso, insegurança ou culpa, baixa autoestima, comportamento autodestrutivo (uso de álcool e drogas), depressão, tentativas de suicídio e sua consumação.

Outros materiais