Buscar

AV2 - planejamento de carreira e sucesso profissional

Prévia do material em texto

Tipo de Avaliação: AV2 
	Aluno: 201401319211 - HELBERT LOURENÇO MACHADO 
	Professor:
	JOSE GONCALVES CRUZ
JOAQUIM ALCIDES TOLEDO RIBEIRO
	Turma: 9119/KA
	Nota da Prova: 5,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 0        Data: 09/06/2014 18:22:31 
	
	 1a Questão (Ref.: 201401526837)
	4a sem.: Orçamento
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Considere o seguinte orçamento simplificado: 
Buscando uma estratégia de benefícios a longo prazo, qual seria o grupo de despesa a ser reduzido para equilibrar o orçamento?
		
	
	Transporte
	
	Aluguel
	
	Serviços públicos
	
	Lazer
	
	Educação
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401598197)
	3a sem.: Aula 2
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Na atualidade, o desenvolvimento de uma rede social se tornou quase que uma obrigatoriedade. Na Universidade encontramos a oportunidade de expandir nossa rede social mesmo que online. Das alternativas a seguir assinale a única alternativa que não constitui numa razão para se estabelecer essa rede:
		
	
	A rede pode envolver professores que podem orientar seu caminho acadêmico;
	
	A rede pode se constituir em uma série de futuros contatos pessoais;
	
	A construção da rede pode incluir colegas de sala que serão futuros contatos profissionais;
	
	A rede desenvolve nossa habilidade de conviver e compartilhar com pessoas diferentes;
	
	A construção da rede criará uma série de oportunidade de lazer e diversão.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401580047)
	sem. N/A: AULA 10
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Quanto mais específico e detalhado, maior a oportunidade de se ter um retrato fiel do candidato em relação à vaga/função desejada. A definição acima refere-se;
		
	
	Relatório científico
	
	Redação
	
	Aprimoramento
	
	Trajetória.
	
	Currículo
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401540651)
	1a sem.: VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA O ENSINO SUPERIOR?
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	O estudante adulto necessita dominar o processo de ensino aprendizagem para ter êxito na construção do conhecimento. Aprender a aprender é essencial para o êxito acadêmico que pavimenta o sucesso profissional. É fato também que um dos problemas mais comentados em termos de Educação refere-se à carência de qualidade da Educação Básica, em especial do Ensino Médio. Levando em consideração essas duas afirmações, o que podemos concluir quanto à interferência delas no desempenho no ensino superior? 
		
	
Resposta: A falta de qualidade da Educação Básica e do Ensino Médio acarretam em grandes desnivelamentos em relação ao desempenhos dos alunos do ensino superior gerando grandes dificuldades de adaptação desses aluno perante os novos conteúdos vistos no ensino superior.
	
Gabarito: A resposta é pessoal, mas o aluno deve ter como base a premissa de que um bom ensino médio pode propiciar um melhor desempenho no ensino superior, mesmo que seja relativo. 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401581281)
	sem. N/A: Você está preparado para o ensino superior?
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O IDEB-Índice de Desenvolvimento da Educação Básica denuncia um dos principais problemas da educação em nosso país e que se refere a
		
	
	falta de uma estrutura mais rígida na formação escolar de nossas crianças, principalmente nas primeiras séries
	
	ausência de princípios e valores pedagógicos claros que orientem os professores em seu trabalho
	
	uma formação escolar deficiente, principalmente no nível médio, que dificulta o acesso ou o aprendizado no nível superior
	
	uma formação escolar diferenciada, que varia de região para região e impede um bom desempenho homogêneo no país
	
	uma formação educacional insuficiente, que só se resolve quando o estudante adentra ao nível superior, após seus primeiros anos de estudo
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401591417)
	sem. N/A: Habilidades e Competências para a Empregabilidade
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Uma competência muito valorizada no ambiente empresarial é a RESILIÊNCIA. Sobre este tema, assinale a única alternativa que NÃO SE ADEQUA ao conceito.
		
	
	Transpondo o conceito de resiliência para o cotidiano empresarial, podemos pensar que quanto mais resiliente for o profissional, maior a probabilidade de sofrer com as doenças decorrentes do estresse.
	
	Na vida profissional, resiliência é a capacidade de passar por crises, imprevistos, pressão e adversidades, superando as situações difíceis.
	
	Resiliência pode ser considerada a capacidade de saber transpor obstáculos e conseguir sair fortalecido das dificuldades enfrentadas.
	
	Um profissional que desenvolve a competência de reconstruir-se e moldar-se aos obstáculos que enfrenta sem perder a sua essência demonstra ser resiliente.
	
	Um exemplo de falta de resiliência no escritório é aquela pessoa que trabalha ao lado de um profissional difícil, mal humorado e estourado, e essa realidade lhe faz tão mal que ela acaba se deixando contaminar, passando também a trabalhar de mal humor.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401586224)
	sem. N/A: Métodos de Estudo no Ensino Superior
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Dentro do estudo das inteligências múltiplas, qual a inteligência que evidencia capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e discriminar entre eles para orientar o comportamento, conhecer as próprias forças e fraquezas ?
		
	
	Linguística
	
	Corporal-cinestésica
	
	Interpessoal
	
	Intrapessoal
	
	Lógico-matemática
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401589191)
	sem. N/A: Captação de recursos e investimento
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A captação de recursos se torna possível quando no mercado financeiro podem ser identificados pelo menos dois papeis importantes: o tomador de recursos e o investidor. Para o investidor existem diversas opções de investimento: CDB, POUPANÇA, FUNDOS DE RENDA FIXA, TÍTULOS DO TESOURO, AÇÕES. Dentre os investimentos apresentados, marque aquele que representa um investimento em ações: 
		
	
	São papeis que representam os mais antigos mecanismos de investimento do setor privado. São também conhecidos como depósitos a prazo.
	
	Aplicação de fácil realização e simples para operar depósitos e resgates. Uma das formas mais popular de investimento.
	
	São títulos que representam uma pequena participação de uma empresa, quando adquiridos pelo o investidor, este se torna um acionista.
	
	Papeis, em regra, com lastro em CDIs que apresentam remuneração estável, sendo cobradas taxas de administração.
	
	Representam títulos da dívida pública federa que são oferecidos ao público para a geração de caixa e financiamento do Governo.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401589506)
	sem. N/A: Planejamento de Carreira.
	Pontos: 0,5  / 1,5 
	Os profissionais começam a constatar que as empresas estão mudando em decorrência de reestruturações organizacionais, ocorrendo a passagem do mundo do emprego para o mundo da empregabilidade. Apresente as características dessas mudanças analisando o cenário evolutivo das carreiras.
		
	
Resposta: A empregabilidade tem se tornado um dos principais trunfos dos profissionais da atualidade pois as organizações vem se modificando principalmente sobre a visão do colaborador capaz de realizar cada vez mais tarefaz dentro de seu ambiente profissional.
	
Gabarito: Uma nova concepção de carreira, caracterizada pelo aumento da responsabilidade individual do profissional, faz com que a empresa não seja mais a única detentora de poder sobre a carreira de seus funcionários. Nesse contexto, passa para cada indivíduo a responsabilidade por gerir o próprio destino profissional.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401586916)
	sem. N/A: Aula 08 Gestão da Carreira
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Uma nova concepção de carreira, caracterizada pelo aumento da responsabilidade individual do profissional,faz com que a empresa não seja mais a única detentora de poder sobre a carreira de seus funcionários. Segundo Fontenelle (op.cit., 2005), Peter Drucker alertava para o fato de que estaríamos vivendo uma mudança sem precedentes na história da condição humana: estaríamos tendo, pela primeira vez, a possibilidade de fazer escolhas e de administrar a nós mesmos. Nesse contexto, Drucker relaciona a capacidade de aquisição de conhecimentos com: 
		
	
	Estabilidade de emprego
	
	Promoção 
	
	Desenvolvimento da carreira
	
	Planejamento 
	
	Desenvolvimento humano

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

248 pág.

Perguntas Recentes