Buscar

Minha AV2 -GESTAO DE QUALIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0134_AV2_201202317383 » GESTÃO DA QUALIDADE
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201202317383 - FELIPE 
	Professor:
	JANAINA DE CARVALHO AGUIA
ARY MANOEL GAMA DA SILVA
	Turma: 9063/BK
	Nota da Prova: 6,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 1        Data: 16/06/2014 17:05:23
	
	 1a Questão (Ref.: 201202558494)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O ciclo do PDCA consiste em agir em quatro fases, representadas pelas iniciais, em inglês, dos procedimentos a serem adotados: plan, do, check e act. Quais os procedimentos envolvidos em cada fase do PDCA?
		
	
Resposta: P - plan: Planejamento: Elaborar plano de ação. D - do: Execução: Execução dos planos elaborados C - check: Checar: Verificação a afim de evitar problemas. A - action: Ação: Tr
	
Gabarito: Plan, que envolve definir objetivos, recursos, estratégias e indicadores; Do, que envolve a capacitação das pessoas e a execução das atividades; Check, que envolve o monitoramento dos procedimentos e resultados, através de indicadores, obtidos em comparação com o que foi previsto na fase do planejamento; e Act, que envolve desenvolver ações corretivas e/ou de melhorias contínua.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202587028)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	O Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) é o reconhecimento público à excelência da gestão nas organizações no Brasil, visa principalmente a promoção da qualidade da gestão, o aumento da competitividade das organizações e colabora no desenvolvimento do País. Os Fundamentos da Excelência expressam os conceitos reconhecidos internacionalmente e que são encontrados em organizações líderes de Classe Mundial. A aplicação organizacional desses fundamentos são fundamentais na formação de uma gestão orientada para a melhoria da competitividade e para a busca de resultados. São onze os Fundamentos de Excelência. Cite quatro desses Fundamentos de Excelência.
		
	
Resposta:
	
Gabarito: Pensamento sistêmico, atuação em rede, aprendizado organizacional, inovação, agilidade, liderança transformadora, olhar para o futuro, conhecimento sobre clientes e mercado, responsabilidade social, valorização das pessoas e da cultura, decisões fundamentadas, orientação por processos e geração de valor.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202394016)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A evolução da qualidade está ligada à necessidade de:
		
	 
	Se realinhar a qualidade frente às exigências do mercado em mudança.
	
	Redução constante de custos mesmo com perda da qualidade.
	
	Modernizar os equipamentos da organização e capitalizar recursos em imobilizados.
	
	Produto final sem mudança.
	
	Cada organização mantém-se fiel ao seu modelo de inspeção anteriormente implantado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202587046)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Ciclo do PDCA (Plan, Do, Check e Action), foi desenvolvido em 1930 nos Laboratórios Bell pelo Professor Walter A. Shewhart nos Estados Unidos. A utilização dessa ferramenta propagou-se pelo Japão do Pós-Guerra, em consequência do sucesso dos produtos Japoneses e de sua economia, também se difundiu pelo mundo. Portanto, diante dessa informação, informe quem foi o grande estatístico Norte Americano responsável pela propagação e sucesso do PDCA no Japão e no mundo?
		
	
	Armand Feigenbaum
	 
	Edward Deming
	
	Philip B. Crosby
	
	Walter Shewhart
	
	Joseph Moses Juran
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202525525)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considerando o conceito de missão empresarial, é correto dizer que ela: I) É a razão de ser da empresa, determina seu negócio, porque ela existe e ainda em que tipos de atividades deverá se concentrar no futuro. II) É um documento "vivo", conhecido por todos na organização, que pode ser modificado a qualquer momento, constituindo um ponto de partida para crescentes níveis de aumento de desempenho. III) Exerce a função orientadora e delimitadora da ação empresarial dentro de um período normalmente longo, período no qual ficam comprometidas suas crenças, expectativas, conceitos e recursos. IV) Representa, enfim, o horizonte no qual a empresa vai atuar respeitadas as viabilidades e realidades do mercado e da clientela a ser atingida.
		
	 
	Apenas I, III e IV estão corretas
	
	Apenas I, e IV estão corretas
	
	Apenas I, II e III estão corretas
	
	Apenas I, II e IV estão corretas
	
	Apenas II, III e IV estão corretas
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202587069)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os processos tem como objetivos criar, inventar, projetar, transformar, produzir, controlar, manter e usar produtos ou sistemas. Sendo assim, como podemos definir de forma correta processo?
		
	
	O conjunto de atividades integradas que recebem insumos, transformando-os, de acordo com uma lógica pré-estabelecida e com efetiva agregação de valores em informações, bens ou serviços que respondam plenamente às necessidades da organização e não dos clientes e usuários.
	
	O conjunto de atividades integradas que recebem insumos e os negociam, de acordo com uma lógica pós-estabelecida e com efetiva agregação de valores em informações, bens ou serviços que respondam plenamente às necessidades dos clientes ou usuários.
	
	O conjunto de atividades integradas que recebem insumos, transformando-os, de acordo com uma lógica pré-estabelecida e com efetiva desagregação de valores em informações, bens ou serviços que respondam plenamente às necessidades dos clientes ou usuários.
	 
	O conjunto de atividades integradas que recebem insumos, transformando-os, de acordo com uma lógica pré-estabelecida e com efetiva agregação de valores em informações, bens ou serviços que respondam plenamente às necessidades dos clientes ou usuários.
	
	O conjunto de atividades não integradas que produzem insumos, transformando-os, de acordo com uma lógica pré-estabelecida e com efetiva agregação de valores em informações, bens ou serviços que respondam plenamente às necessidades dos clientes ou usuários.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202587079)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As organizações buscam incessantemente alcançar a excelência de seus produtos junto aos clientes e usuários. A Norma ISO 9001-2000, quando implantada na organização, traz vários benefícios. Dessa forma, assinale a frase abaixo que NÃO AGREGA benefício à organização, quando a mesma implanta a Norma ISO 9001-2000.
		
	
	Melhoria de imagem e reputação
	
	Eliminação do retrabalho e do custo com garantia e reposição
	
	Aumento da competitividade
	
	Redução do custo operacional
	 
	O aumento de inconformidades em bens e serviços
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202539051)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Dentre as ferramentas da qualidade utilizadas pelas empresas podemos destacar o Ciclo de Deming ou Ciclo do PDCA. O ciclo é composto por quatro fases, representadas pelas letras PDCA, que é uma sigla dos termos em inglês que significa: P - Plan: Planejar D - Do: Executar, Fazer C - Check: Checar, Verificar A - Action: Agir A fase P (Planejar) do Ciclo do PDCA é composta por sete etapas, cada uma com seu respectivo objetivo. Nesse contexto, analise as alternativas a seguir e assinale aquela que NÃO apresenta uma etapa (objetivo) da fase P do Ciclo do PDCA.
		
	 
	Treinar e implementar: capacitar envolvidos e bloquear as causas fundamentais dos problemas.
	
	Analisar: descobrir as causas fundamentais dos problemas (poucas e vitais).
	
	Priorizar: hierarquizar os problemas em ordem de importância.
	
	Identificar os problemas: definir claramente os problemas e especificar a importância.
	
	Elaborar plano de ação: elaborar um plano de ação para bloquear as causas fundamentais.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202521254)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Analise as afirmativas sobre a Auditoria da Qualidade, a seguir, e assinale a afirmativaINCORRETA:
		
	
	As Auditorias da Qualidade deverão ser realizadas por funcionários que não tenham responsabilidade direta nas áreas que estão sendo auditadas.
	
	A Auditoria da Qualidade é uma tentativa para avaliar a efetividade de um sistema da qualidade.
	
	A Auditoria da Qualidade é uma constatação da execução do processo da qualidade. O auditor deve ter sempre a atitude de pedir para ver se o que o entrevistado falou está sendo e como está sendo executado.
	
	Os resultados da Auditoria da Qualidade devem ser sempre documentados e registrados.
	 
	A Auditoria da Qualidade garante a qualidade dos produtos/serviços da empresa.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202585910)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O MEG - Modelo de Excelência da Gestão, considerado um guia para a prática da melhoria contínua nas organizações, é constituído dos ___________ de excelência e se vale da abordagem ___________, visando a introdução e disseminação da excelência do desempenho na cultura organizacional.
		
	
	resultados / organizacional
	 
	critérios / sistêmica
	
	indicadores / unilateral
	
	recursos / conjunta
	
	meios / departamental

Outros materiais