Buscar

AV2 Fund. das Ciências Sociais 2014

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CCJ0089_AV2_201201583233 » FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201201583233 - LETICIA RADULSKI
	Professor:
	ARTUR NUNES GOMES
PAULO SERGIO DE OLIVEIRA
	Turma: 9015/AT
	Nota da Prova: 4,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 16/06/2014 13:58:41
	
	 1a Questão (Ref.: 201201821256)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Leia a letra da música "Comida", de Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Sérgio Brito e responda as questões propostas:
Bebida é água. Comida é pasto. Você tem sede de que? Você tem fome de que? A gente não quer só comida, A gente quer comida, diversão e arte. A gente não quer só comida, A gente quer bebida, diversão, balé. A gente não quer só comida, A gente quer a vida como a vida quer. Bebida é água. Comida é pasto. Você tem sede de que? Você tem fome de que? A gente não quer só comer, A gente quer comer e fazer amor. A gente não quer só comer, A gente quer prazer pra aliviar a dor. A gente não quer só dinheiro, A gente quer inteiro e não pela metade.
1. A letra da música fala de comida como forma de alimento, mas também de outro tipo de comida que sacia a "fome da alma". Neste sentido,explique os dois sentidos de fome a que se refere o texto.
		
	
Resposta: O texto se refere a dois tipos de comida, um que é a forma de alimento e outro que "alimenta a alma" que são as outras coisas boas da vida, que muitas vezes são a razão de viver para algumas sociedades, como a arte, diversão, etc, que vai da cultura de um. Cada sociedade tem sua cultura e sua importância.
	
Gabarito:
Apesar de existir a ideia da fome biológica ser objeto de estudo das ciências naturais, os atos humanos apresentam diferentes significados construídos culturalmente. Os atos de comer, dormir, reproduzir-se, acontecem diferentemente em cada sociedade, de acordo com os padrões culturais predominantes em cada uma, sendo assunto das ciências sociais.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201688775)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O sociólogo alemão Max Weber (1864-1920) definiu dominação como a "possibilidade de encontrar obediência para ordens específicas (ou todas) dentro de determinado grupo de pessoas" (WEBER, M. Economia e sociedade. Brasília: UnB, 1991. p. 139). Em Weber este conceito está relacionado à ideia de autoridade e a partir dele é possível analisar a estrutura das organizações e instituições como empresas, igrejas e governos. Na sociedade capitalista, dentre os vários tipos de dominação existentes, predomina a dominação burocrática ou racional. Assinale a alternativa que indica corretamente a quem se deve obediência nesse tipo de dominação.
		
	
	"Ao líder carismaticamente qualificado como tal, em virtude de confiança pessoal na sua capacidade de revelação, heroísmo ou exemplaridade."
	
	"À pessoa do senhor nomeada pela tradição e vinculada a esta, em virtude de devoção aos hábitos costumeiros."
	
	"Aos mais velhos, pois são eles os melhores conhecedores da tradição sagrada."
	
	"Ao senhor, mas não a normas positivas estabelecidas. E isto unicamente segundo a tradição."
	 
	"À ordem impessoal, objetiva e legalmente estatuída e aos superiores por ela determinados, em virtude da legalidade formal de suas disposições."
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201821268)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Segundo Durkheim, em Educação e Sociedade, "todo o sistema de representação que mantém em nós a idéia e sentimento da lei, da disciplina interna ou externa, é instituído pela sociedade". Conforme a teoria desse autor assinale a alternativa correta.
		
	
	A educação não possui natureza social, antagonizando indivíduo e sociedade
	
	A educação tem por objetivo suscitar o individualismo a fim de conservar a ordem
	 
	Apesar de sua natureza social, o fim da educação é individual
	 
	Cabe à educação constituir no homem a capacidade de vida moral e social.
	
	A educação visa inculcar nas classes populares a ideologia da classe dominante
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201821255)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As Ciências Sociais se dividem em três ciências específicas: A Sociologia, a Antropologia e a Ciência Política. Cada ciência social específica aborda distintos aspectos da realidade social. Essa realidade social é repartida conforme as diferenças existentes entre os diversos aspectos que a compõem. Esses aspectos constituem aos objetos das três ciências. Assinale a alternativa que expressa corretamente qual aspecto da realidade cada ciência social toma por objeto.
		
	
	O uso do twitter para uma campanha eleitoral é objeto da Sociologia; o uso cultural do twitter pelos indivíduos de uma sociedade é objeto da Ciência Política; o uso do twitter como fato social é objeto da Antropologia.
	 
	O uso cultural do twitter pelos indivíduos de uma sociedade é objeto da Antropologia; o uso do twitter para uma campanha eleitoral é objeto da Ciência Política; o uso do twitter como fato social é objeto da Sociologia.
	
	O uso cultural do twitter pelos indivíduos de uma sociedade é objeto da Ciência Política; o uso do twitter como fato social é objeto da Antropologia; o uso do twitter para uma campanha eleitoral é objeto da Sociologia
	
	O uso cultural do twitter pelos indivíduos de uma sociedade é objeto da Ciência Política; o uso do twitter como fato social é objeto da Sociologia; o uso do twitter para uma campanha eleitoral é objeto da Antropologia.
	
	O uso cultural do twitter pelos indivíduos de uma sociedade é objeto da Antropologia; o uso do twitter como fato social é objeto da Ciência Política; o uso do twitter para uma campanha eleitoral é objeto da Sociologia.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201882395)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	NAS CIÊNCIAS SOCIAIS OS FENÔMENOS ESTUDADOS SÃO COMPLEXOS E CENTRADOS NO SER HUMANO, PORTANTO, SUBJETIVO. DESSA FORMA, QUANDO FALAMOS DESSES FENÔMENOS PODEMOS DIZER QUE ELES:
		
	 
	SÃO EVENTOS APRESENTADOS DE MODO DESCRITIVO E NARRATIVO, NUNCA NA FORMA DE UMA EXPERIÊNCIA.
	
	EM ALGUNS CASOS, TÊM CAUSAS SIMPLES E SÃO FACILMENTE ISOLADOS.
	
	SÃO COMPLEXOS, MAS ALGUNS PODEM E DEVEM SER COMPROVADOS EM LABORATÓRIO.
	
	ISENTAS DE INTERPRETAÇÕES DA REALIDADE, JÁ QUE ESTÁ EMBASADA NA OBJETIVIDADE.
	 
	EXPRESSAM A OBJETIVIDADE DO PESQUISADOR QUE DEVE MANTER DISTÂNCIA DO SEU OBJETO DE PESQUISA.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201890685)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Na segunda metade do século XIX a "antropologia de gabinete" é questionada. Afinal, como falar sobre uma cultura que nunca se viu? Como descrever eventos que nunca se vivenciou? Com esses questionamentos nasce uma nova pratica na antropologia que tem características próprias das Ciências Sociais e é chamada de
		
	 
	Etnográfica
	 
	Etnocêntrica
	
	Estudo de caso
	
	Antropologia de Gabinete
	
	Relativista
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201684305)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	A partir da classificação das espécies sociais e das formas de solidariedade social desenvolvida por Durkheim, explique a razão para a dificuldade das sociedades modernas em impor valores e comportamentos aos indivíduos. Dê um exemplo.
		
	
Resposta: Na sociedade atual, está cada vez mais difícil impor valores e comportamentos aos indivíduos por causa da educação que foi dada a cada um. Cada cultura é diferente. E dentro de cada cultura, vale ressaltar o etnocentrismo imposto por elas. O que é da sua cultura e certo pra você,pode não ser para outra pessoa. Exemplo: O modo de se vestir.
	
Gabarito: Na visão durkheimiana, nas sociedade complexas, onde a solidariedade orgânica prevalece, há uma acelerada divisão do trabalho social que faz com que os indivíduos se tornem interdependentes. Essa interdependência garante a união social, em lugar dos costumes, das tradições ou das relações sociais estreitas. Nas sociedades capitalistas, a consciênciacoletiva se afrouxa. Assim, ao mesmo tempo que os indivíduos são mutuamente dependentes, cada qual se especializa numa atividade e tende a desenvolver maior autonomia pessoal. O aluno deverá apresentar um exemplo coerente com sua argumentação.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201875353)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Tomado como referencial teórico e discursivo, o Darwinismo social é levado às últimas consequências pelos...
		
	
	entusiastas da globalização.
	
	países que compõem a ONU.
	 
	nazistas.
	 
	multiculturalistas.
	
	religiosos.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201885089)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Segundo Max Weber a ação social em que o indivíduo age por suas próprias convicções, levando em conta somente a fidelidade às suas crenças, que ele vê como legítimas, virtuosas (por exemplo, o militante político que sobe em cima de um caixote na rua e faz um discurso para a multidão) é a:
		
	
	Ação afetiva
	 
	Ação racional em relação a fins
	
	Ação tradicional
	
	Ação solidária
	 
	Ação racional em relação a valores
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201882421)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A luta das mulheres pelo direito ao espaço profissional, pelo controle de seu corpo e pelo questionamento ao conceito de sexo frágil ou segundo sexo foi organizada na Europa e Estados Unidos e repercutiu no Brasil. Esse movimento foi denominado como:
		
	
	Mulher politizada
	 
	Movimento feminista
	
	Fim da opressão
	
	Rebelião cor de rosa
	
	Mulheres livres

Outros materiais