Buscar

Atividade genética humana - Bloco 1 UFPE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade GH1- Aula 1
a) O detergente, por possuir um componente chamado de lauril sulfato de sódio, desnatura as membranas lipídicas e as proteínas, desintegrando os núcleos e os cromossomos das células da saliva, separando o DNA cromossômico.
Porque o detergente desestrutura as moléculas de lipídeos presentes nas membranas celulares. Com a ruptura das membranas, o conteúdo celular, incluindo as proteínas e o DNA, se solta e dispersa-se na solução. A função de algumas dessas proteínas é manter o DNA enrolado num espiral muito apertada.
b) O sal misturado à água foi utilizado para neutralizar o DNA, que precipitará com o álcool gelado.
c) O álcool gelado em solução salina proporciona uma solução heterogênea e faz com que as moléculas de DNA se aglutinem, formando a massa filamentosa e esbranquiçada. 
Porque o DNA é insolúvel em etanol (álcool etílico). Quando as moléculas são solúveis em um dado solvente, elas se dispersam e não são, portanto, visíveis. Quando as moléculas são insolúveis em um dado solvente, elas se agrupam, tornando – se visíveis. Quando mais gelado estiver o álcool, menos solúvel o DNA vai estar.
*Por que não se pode ver a dupla hélice? Porque a estrutura de dupla-hélice só pode ser visualizada de modo indireto e através de aparelhos sofisticados. O que se observa são milhares de fitas de DNA juntas*
A molécula de DNA é composta, basicamente, por nucleotídeos- Polímeros constituídos de:
Uma molécula de açúcar com cinco carbonos (pentose)- Desoxirribose
Um fosfato (mais especificamente, ácido fosfórico)
Uma base nitrogenada- São a adenina, guanina, citosina e a timina. Nesse sentido, as duas primeiras são as púricas e as duas últimas pirimídicas.
Para que a polimerase III do DNA comece uma polimerização é necessário que uma outra enzima adicione os primeiros nucleotídeos. Essa enzima é uma polimerase especial que catalisa a síntese de um pequeno fragmento de RNA sobre a cadeia molde do DNA, o qual atua como iniciador para a polimerase III do DNA adicionar desoxirribonucleotídeos.
 
A síntese do DNA na forquilha de  replicação é assimétrica, pois em uma das cadeias (cadeia leading) ela ocorre continuamente, enquanto que na outra (cadeia leagging) ela ocorre de modo descontínuo, em fragmentos.    Os curtos fragmentos de DNA produzidos por replicação descontínua são denominados fragmentos de Okazaki.
Filamento leading: a cadeia que cresce no mesmo sentido que o deslocamento da  forquilha de replicação, a síntese ocorre continuamente.
 Filamento lagging: a cadeia cresce no sentido oposto ao deslocamento da forquilha de  replicação e a síntese ocorre descontinuamente.
 a) Helicase- Enzima que promove a abertura da hélice de DNA, separando-o em duas fitas simples para que possa sofrer replicação. A helicase quebra as ligações de hidrogênio entre as bases nitrogenadas (purinas ou pirimidinas) de ambas as cadeias de DNA, fazendo com que estas se separem. Esta enzima move-se ao longo da cadeia dupla de DNA utilizando energia da hidrólise de ATP para separar as duas cadeias da molécula.
b) SSB- Single stranded binding proteins ou SSB são proteínas que se juntam a fita do DNA que a enzima DNA helicase separou impedindo de que ela volte a se ligar, mantendo a estabilidade da forquilha de replicação. São também essenciais na reparação e recombinação de DNA.
c) DNA polimerase- Classe de enzimas, presente tanto em células procarióticas como em eucarióticas, responsável pela polimerização das novas fitas de DNA.
d) Primase- A primase do DNA atua no início da replicação, sintetizando o primer necessário para começar a síntese da cadeia leading, e também, durante todo o processo, sintetizando os primers necessários para o início da síntese de cada fragmento de Okazaki.
e) Ligase- Como a DNA polimerase não consegue estabelecer a ligação entre esses nucleotídeos e os que se encontram nas extremidades dos fragmentos de Okazaki, formam-se lacunas entre o grupo fosfato de um, e o carbono 3' do outro. Esses nucleótidos são posteriormente ligados pela DNA ligase.
f) Topoizomerase- Enzima que desempenha importante papel nos processos de replicação e empacotamento de DNA. Seria uma nuclease reversível. Ela catalisa uma quebra nas moléculas de DNA, mas usa ligações covalentes para segurar as moléculas de DNA que foram quebradas.

Outros materiais