Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Exercício/monitoria - Herança Monogênica

Pré-visualização | Página 1 de 1

Exercícios de Herança Monogênica
João é daltônico. Tanto sua mãe quanto seu pai têm visão normal, mas o pai de sua mãe (o avô materno de João) é daltônico. Todos os outros avós de Joe têm visão normal de cores. Joe tem três irmãs (Ana, Maria, Madalena), todas com visão normal para cores. A irmã mais velha de João, Ana, é casada com um homem com visão normal para cores, eles têm dois filhos, um menino daltônico de 9 anos de idade e uma menina de 4 anos com visão normal para cores.
Usando símbolos padrão, desenhe o heredograma da família de João.
Qual o modo mais provável de herança de daltonismo na família de João?
Muitos estudos sugeriram uma forte predisposição genética para dores de cabeça por enxaqueca, mas o modo de herança não está claro. L. Russo et al. examinaram as dores de cabeça por enxaqueca em várias famílias das quais são mostradas a seguir (L. Russo et al. 2005. American Jouranal of Human Genetics 76:327-333). Qula o modo mais provável de herança para enxaqueca nessas famílias? Explique seu raciocínio.
Maria tem “dedos curtos” (braquidactilia). Ela tem dois irmãos mais velhos que são gêmeos idênticos, ambos com dedos curtos. Suas duas irmãs mais novas tem dedos normais. A mãe de Maria tem dedos normais e seu pai tem dedos curtos. A avó paterna de Maria (a mãe do seu pai) tem dedos curtos; seu avô paterno (o pai de seu pai), que já faleceu, tinha dedos normais. Ambos os avós maternos de Maria (os pais de sua mãe) tinham dedos normais. Maria casa-se com José, que tem dedos normais; eles adotam um filho, chamado Joaquim, que tem dedos normais, e seus genitores biológicos ambos têm dedos normais. Após adotar Joaquim, Maria e José tiveram uma filha (mais velha) com dedos curtos e um filho (mais novo) com dedos normais. Usando símbolos-padrão, desenhe uma heredograma ilustrando a herança de dedos curtos na família de Maria.
A ectodactilia é uma condição rara na qual os dedos estão ausentes e a mão é fendida. Essa condição é geralmente herdada como autossômica dominante. Ademar Freire-Maia relatou o aparecimento de ectodactilia em uma família em São Paulo, cujo heredograma é mostrado aqui. Esse heredograma é consistente com uma herança autossômica dominante? Caso não, que modo de herança é mais provável? Explique seu raciocínio.
Para um dos seguintes heredogramas, cite o modo de herança mais provável, supondo que a característica seja rara. Explique cuidadosamente seu raciocínio.
	a) 
	
	b)
	
	c)
	
	d)
	
	e)