Buscar

Biologia celular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Biologia Celular
   
Também conhecida por Citologia, a Biologia Celular é a parte da biologia responsável pelo estudo das células. Esse ramo da biologia é importante, pois as células são utilizadas para diferenciar o que possui e o que não possui vida. Além disso, essa estrutura é importante e fundamental para qualquer ser humano.
As células começaram a ser estudadas a partir da invenção do microscópio, em 1950. Uma empresa que fabricava lentes, a Zacharias Janssen, conseguiu criar esse objeto que permite  a visualização de pequenos organismos, ampliando a imagem diversas vezes. Como a célula é muito pequena, ela somente passou a ser estudada depois dessa invenção. A empresa colocou duas lentes em um tubo.
No século XVII, Robert Hooke, avaliou um pedaço de cortiça e neles, verificou cavidades minúsculas. Elas receberam o nome de células (derivada do latim cella que significa lugar fechado e pequeno cômodo). O que ele observou foi a parte que envolve a célula, a parede celular. Já em 1838, verificou-se que as células eram algo básico em todas as plantas e, no ano seguinte, também passou a ser a unidade básica dos animais. A partir dessas descobertas, surgiu a seguinte teoria celular: 'Todos os seres vivos são formados por células.'
Nos anos seguintes, foram sendo descobertas diversas estruturas em seu interior e as funções desempenhadas por eles. Em 1858, um médico alemão afirmou que as células também eram responsáveis pela hereditariedade e evolução.
Princípios da teoria celular moderna:
Todos os seres vivos possuem células; porém, alguns são formados por apenas uma célula;
As condições vitais dos seres vivos vão depender de suas propriedades celulares;
Elas surgem sempre a partir de uma já existente.
As células podem ser diferenciadas através de sua morfologia, porque cada uma delas é adaptada a sua função. Elas também podem ter sua forma influenciada por diversos fatores. As células vegetais têm um formato anguloso graças à parede de celulose que elas possuem e as células animais não têm uma parede celular e, por isso, são mais curvas.
Ao longo dos anos, o surgimento de diversas técnicas foram importantes para que o conhecimento sobre as células crescesse. Além do microscópio, também passaram a ser utilizadas as técnicas de fixação, coloração, centrifugação fracionada, dentre outros.
Tipos de Células
As células são divididas em dois grupos: procarióticas e eucarióticas. O reino Monera pertence ao grupo das células procarióticas; enquanto isso, os reinos: Protista, Fungi, Animalia e Plantae fazem parte do grupo das células eucarióticas. Todos os seres vivos têm células que podem ser unicelulares, quando são formados por apenas uma célula, ou pluricelulares, para os que são formados por várias células.
Procariontes
Esses organismos são unicelulares e fazem parte do grupo Monera, que pode ser exemplificado pelas bactérias. Esse tipo de célula tem o DNA que não é envolvido por uma membrana e ele fica mergulhado no citoplasma. Esse é formado por diversas substâncias dissolvidas em água e no citoplasma são encontrados os ribossomos que realizam a síntese de proteínas. Esse tipo de célula é envolvida pela membrana plasmática, que também é envolvida pela parede celular, formada por glicídios e aminoácidos.
Eucariontes
Esses organismos podem ser uni ou pluricelulares. Comparada à célula procariótica, essas células são maiores e mais complexas. Ela possui um material genético com DNA associado às proteínas. São envolvidas por uma membrana nuclear e possuem um núcleo individualizado, além de diversos organismos que não constam nas células eucariontes.
Célula Animal
É a menor unidade básica dos seres vivos. A célula animal é diferente da célula vegetal, pois não possui parede celular e nem os plastos. Além disso, ela é dotada de flagelos, o que não é comum na célula vegetal. Elas têm um núcleo separado do citoplasma com a ajuda de um envoltório, chamado carioteca.
Componentes da Célula Animal
Retículo Endoplasmático;
Ribossomos;
Complexo de Golgi;
Lisossomos;
Peroxissomos;
Vacúolos;
Centríolos;
Cílios e Flagelos;
Mitocôndria;
Núcleo Celular.
Célula Vegetal 
A célula vegetal possui semelhanças com a célula animal, mas são bem distintos. Ela possui parede celular e cloroplastos que não constam nas células animais. Ela ainda possui organoides distintos da célula animal como vacúolo, plastos e substâncias esgásticas.
Componentes da Célula Vegetal
⇒ Núcleo;
⇒ Retículo endoplasmático;
⇒ Citoplasma;
⇒ Ribossomos; 
⇒ Complexo de Golgi;
⇒ Mitocôndrias;
⇒ Lisossomos;
⇒ Plastos;
⇒ Vacúolos;

Outros materiais