Buscar

Questionário de libras

Prévia do material em texto

Questionário de libras.
A identidade em relação ao outro se institui através de trocas que fazem com que cada um dos parceiros/membros de uma mesma comunidade identitária se reconheça semelhante ao outro. Assinale a única opção que corresponde ao conceito de identidade surda.
R: A libras e a culturalidade dos surdos promovem essa construção subjetiva do sujeito surdo em sua relação com um outro sujeito surdo.
Em pesquisa realizada por Góes( 2002) puderam ser notadas como características de construção do português.
R: omissão de preposições, terminação verbal não correspondente a pessoa do verbo, flexão inadequada de adjetivos e artigos
De acordo com a lei 10436/2002 entende-se libras como.
R: a língua utilizada nas comunidades de surdo
Com relação a identidade surda, é correto afirmar que.
R: ser surdo é pertencer a um mundo de experiência visual
Sobre os mitos é uma narração, uma representação fantasiosa que reconhece o proferidor do discurso como autoridade sobre aquilo ou sobre quem se predica, se diz.
R: dentro dessa premissa, os mitos relacionados aos surdos e aos deficientes provocam impactos dessas desastrosas visões errôneas na sua vida social.
A datililogia é um mecanismo de empréstimo linguístico entre a libras portuguesa, porque:
R: cumpre função de empréstimo linguístico, ou seja introduz na libras novas palavras que não tem sinais próprios. Até que se crie segunda a necessidade dos falantes um sinal especifico assim ocorre por exemplo da palavra inglesa software para o português.
Se considerada sob o enfoque sociolinguístico e pensada em suas especificidades a libras.
R: não pode ser classificada como universal, diferindo das demais línguas de sinais do mundo 
A resolução SE no 11 de 31.01.2008, afirma que o objetivo da implementação dos serviços de apoio pedagógico especializado (sapes) é o de melhorar a qualidade da oferta da educação especial na rede estadual de ensino, viabilizando-a por uma reorganização que favorecendo a adoção de novas metodologias de trabalho leve a inclusão do aluno em classes comuns do ensino regular para atender a este objetivo as sapes nas unidades escolares tem critérios de organização assinale a alternativa que não expressam um destes critérios.
R: a constituição da turma da sala de recursos da classe com professor especializado e da intolerância deverá observar o atendimento a alunos de todas as áreas da deficiência
A seesp/mec ao abordar questões relacionadas a utilização da libras, principal meio de comunicação entre pessoas com surdez, explica o papel do professor, tanto para aprendizagem desta língua quanto para a intermediação com as práticas pedagógicas neste contexto é possível afirmar que.
R: o professor fluente em libras é o mais habilitado para transmitir conhecimentos aos alunos surdos.
No início de século xx a tendência mais forte na educação de surdos foi.
R: o oralismo
Singnwriting torna-se mais um artefato da chamada, cultura surda, sendo assim, além de ter sua língua representada graficamente pelo sistema de escrita, por esse artefato tem-se que:
R: a cultura surda se modifica, ampliando aspectos inerentes a ela.
A leitura e a escrita são certamente dois aspectos que preocupam os educadores de surdos, devido aos resultados insatisfatórios obtidos com a maior parte dos alunos, Geraldi, 1993 cita três praticas que o professor deveria privilegiar em relação ao ensino da língua portuguesa, são elas.
R: leitura de textos, produção de textos e analise linguística.
A linguagem participa da constituição do pensamento e resulta sobre as funções mentais, a fala precisa se desenvolver como recurso necessário e interessante para a vida da criança surda, segundo vygostsky, o método oral:
R: é caracterizado como mecânico, artificial e treinamento árduo de articulação de sons. Ensina a criança surda a pronunciar palavras e não a falar.
Segundo Behares, 1993 os estudos sobre aquisição da língua de sinais pela criança surda são necessários para se entender que:
R: a criança surda não é deficiente na esfera linguístico, comunicativa ou na construção da identidade social.
Enquanto língua oficial das comunidades surdas brasileiras, a língua brasileira de sinais é entendida como: 
R: forma de comunicação e expressão com sistema linguístico e estrutura gramatical próprios.
Sobre a libra é incorreto afirmar.
R: é uma linguagem e uma forma de comunicação não verbal.
Existem três correntes educacionais como indicadas para escola de surdos.
R: Oralismo: o proposito terapêutico é tratar e reduzir os déficits, considerando que a criança precisa de treinamento auditivo e desenvolver a leitura orofacial.
Comunicação total: os sinais são utilizados na estrutura gramatical do português e enquanto filosofia a bilingiuismo pode ser incorporado.
Bilinguismo: a língua de sinais é considerada língua materna para o surdo, ao passo que a língua portuguesa é a 2º língua.
As línguas de sinais são línguas naturais das comunidades surdas, ao contrário do que muitos pensam, elas não são simples gestos e mimicas, como forma de facilitar a comunicação entre surdos e ouvinte, mas são regidas por regras gramaticais com base estrutural nos elementos mínimos para boa formação de seus sinais.
R: configuração de mãos, orientação, ponto de articulação, movimento e expressão facial e corporal.
Para identificar uma pessoa surda que não usa a língua de sinais e faz leitura labial é adequado utilizar como sinônimo o termo.
R: surdo oralizado
Complete a lacuna> é somente ao perceber o outro como diferente, que pode nascer no sujeito, sua consciência identitaria.
R: é o que s chama de princípio de alteridade.
A partir do parâmetro da configuração de mãos, criou-se um alfabeto manual onde certas configurações de mão correspondem as letras do alfabeto em português.
R: preencher certas necessidades momentâneas de conceito ainda não incorporados a língua de sinais ou tradução de nomes próprios.
Segundo Vygostsky e Bakthin o termo fala refere-se a produção de linguagem pelo falante nos momentos de diálogo, nos estudos sobre a surdez a fala pode ser utilizada através.
R: do canal audiofonatorio, e do espaço visomanual.
	
Sobre o conceito de identidade surda está correto afirmar que.
R: os surdos foram uma comunidade autentica: língua, cultura, identidade próprias.
As deficiências são manifestações inseridas no contexto da diversidade humana assinale a opção incorreta.
R: a concepção de diversidade humana não legitima a crença de que todas as pessoas tem o direito de participar ativamente da sociedade.
Segundo a aula 4, vimos três tipos de família de surdos, assinale a única opção em que a aquisição da libras é natural e cujas relações internas são plenas, sob a perspectiva de interação linguística e todos os membros da família compartilham das mesmas experiências visuais, culturais etc.
R: pais surdos e filhos surdos.
A comunidade surda tem características próprias e a língua de sinais, como as outras línguas, tem marca dessa cultura as pessoas com surdez atuantes na comunidade surda participam então de duas culturas a surda e a ouvinte isto é conhecido como:
R: bilinguismo e biculturalismo
A convenção sobre direitos da pessoa com deficiência no seu artigo 24 afirma que: os estados partes deverão assegurar as pessoas com deficiência a possibilidade de aprender as habilidades necessárias a vida e ao desenvolvimento social, a fim de facilitar-lhe a plena e igual participação na educação e como membros da comunidade de acordo com a convenção não constitui medida defendida por ela .
R: inclusão de crianças com altas habilidades em escolas regulares com a utilização de recursos de informática e novas tecnologias, devido ao seu nível cognitivo e intelectual.
Vimos na aula 1 que a rejeição a identidade surda é não reconhecer que outros valores, outras normas, outros hábitos diferentes dos meus, existam no molde de vida deles, e não no meu modelo de existência, quanto a essa afirmativa temos a seguinteconsequência.
R: quando esse julgamento endurece e se generaliza transforma-se num estereótipo, num clichê num preconceito, numa resistência negativa a identidade do outro.
Segundo o documento política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva do mec a educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos o níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento especializado, disponibiliza os serviços e recursos próprios desse atendimento e orienta os alunos e seus professores quando a sua utilização nas turmas convencionais do ensino regular, e ainda em todas as etapas e modalidades da educação básica, o atendimento educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos alunos, constituindo oferta obrigatória dos sistemas de ensino e deve ser realizado no turno inverso ao da classe comum, na própria escola ou centro especializado que realize esse serviço educacional neste sentido.
R: as atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado diferem-se daqueles realizados em sala de aula comum, não sendo substituídas a escolarização.
Os aparelhos de amplificação sonora que ajudam a pessoa com surdez reconhecer e compreender os sinais auditivos existentes no ambiente são.
R: AASI, implante coclear e sistema FM
A fluência em libras não implica: 
R: a uso de leitura labial
Sobre os parâmetros da libras, temos que o sinal de Aprender e Sábado se diferenciam quanto a que parâmetro.
R: ponto de articulação.
A lei 10.436/02 no artigo primeiro, parágrafo único, dispões que entende-se como a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visualmotora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema, linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do brasil.
R: Língua brasileira de sinais.
O termo sujeito sinalizante, usados nesta disciplina faz referência:
R: a todo sujeito que domina e é usuário da língua de sinais.
Um equívoco comum acerca das pessoas surdas e que se transformou em uma forma recorrente de identifica-las está em referir-se aos surdo como:
R: surdo-mudo(ok)
Segundo o que foi estudado sobre políticas linguísticas e educacionais que tipos de reflexões as políticas linguísticas e políticas de línguas expressas em leis podem suscitar.
R: sócio históricas e discussões sobre o preconceito no contexto brasileiro.
Jamais encontraremos sujeitos iguais por serem surdos numa turma de crianças surda, cada aluno, surdo ou ouvinte, possui uma história de vida, meio familiar, sexo, religião, língua situação financeira, etnia, identidade ou seja o fracasso ou sucesso escolar está relacionado:
R: desenvolvimento pedagógico da criança surda ou ouvinte.
Surdo é aquela pessoa que, com surdez congênita ou adquirida na infância assume uma identidade surda, num processo de endoculturação a língua e aos elementos culturais de uma determinada comunidade surda, marque a incorreta.
R: os surdos não formam uma identidade linguística e cultural.
Opção correte: a língua de sinais é a sua língua natural e deve ser apreendida como sua primeira língua.
Com relação ao bilinguismo, pode-se afirmar que:
R: é a melhor opção educacional para a criança surda
Marque a alternativa que corresponde ao significado fornecido para SIGNWRITTING.
R: a escrita de sinais amplia e confirma a presença do surdo assim como as características próprias de sua língua. 
Todo processo de valorização da espécie humana por ela mesma acontece quando estamos dentro de uma ação de convivência. Conviver desmistifica tudo que preconcebemos sobre o outro, isso se dá em qualquer instancia social, a que movimento social está se referindo o texto.
R: inclusão
Em informação linguística tem-se que as frases em libras, muitas vezes omitem algumas palavras que são usadas na língua portuguesa em outras palavras, são construções sintéticas econômicas quer um exemplo, em português, dizemos, qual é o seu nome, em libras basta sinalizar.
R: seu nome
Se uma pessoa estiver em um espaço público, por exemplo e vir um grupo de surdos conversando, para que possa entender com clareza o conteúdo da conversa, precisara considerar alguns aspectos linguísticos. Exceto:
R: A expressão facial comparada ao tipo de vestimenta do surdo e sons emitidos.
A língua de sinais pode ser evidenciada principalmente através:
R: do uso de sinais espaciais e visuais que tem as mãos, o corpo e expressão facial como suporte
São parâmetros das línguas de sinais;
R: ponto de articulação e orientação
Sobre os parâmetros da língua de sinais brasileira, é verdadeiro afirmar que:
R: Ponto de articulação refere-se ao local em que o sinal é produzido em relação ao corpo. Mesmo que a configuração esteja certa, se o ponto de articulação não o estiver
O sinal poderá não ser entendido.
O manifesto dos surdos oralizados difunde a ideia de que:
R: o domínio da língua portuguesa é uma condição importante para a inclusão do surdo na sociedade.
Um surdo estará mais ou menos próximo da cultura surda a depender da identidade que assume dentro da Sociedade. A identidade surda pode ser definida como: 
R: Identidade na qual ser surdo é estar no mundo visual e desenvolver sua experiência na língua de sinais, os surdos que assumem a identidade surda são representados por discursos que os veem como sujeitos culturais, uma formação de identidade que só ocorre entre os espaços culturais surdo.
A linguagem marca o ingresso do homem a sua cultura, construindo-o como sujeito capaz de transformar seu meio social. O principal desafio de uma educação bilíngue-bicultural para surdos é enfrentar o fato de ter que promover a aquisição de uma primeira língua e por meio dela, sua cultura. Assim a chamada cultura surda, apoiada pela língua, desenvolveu formas distintas em seu cotidiano. Dentre elas tem-se:
R: Campainha com iluminaria e TDD
Ressaltamos os aspectos sociolinguísticos das línguas de sinais, em outras palavras, fazemos referencias as relações estabelecidas entre linguagem e sociedade, como valores e produtos de um determinado grupo, com base no texto, marque a opção incorreta.
R: a correlação pensamento/linguagem fica prejudicada pois a libras não é capaz de desenvolver a cognitivo de uma pessoa surda.
Para Stainback & Stainback, o currículo desenvolvido nas salas de aula baseia-se na suposição de que há áreas de conhecimento e informação pré-definidas e quando aprendidas em sequência, resultam em sucesso na vida após a escola este currículo sequenciado padronizado segue uma ordem didática da transmissão pelo professor, recepção pelos alunos e atividade que exercitem os termos, conceitos e as habilidades essenciais a matéria, segundo estes autores tal visão de currículo NÂO é progressista porquê.
R: a tendência que se apresenta no movimento de inclusão escolar é de partir da criança e construir o currículo em torno de suas experiências, percepções e conhecimentos, com respeito a uma ênfase na criança e não no currículo pre definido.
Como artefatos culturais da comunidade surda temos os seguintes elementos EXCETO.
R: aparelho auditivo
A literatura escrita são certamente dois aspectos que preocupam os educadores de surdos devido aos resultados insatisfatórios obtidos com a maior parte dos alunos, Geraldi, 1993 cita três praticas que o professor devera privilegiar em relação ao ensino da língua portuguesa, são elas:
R: leitura de texto, produção de textos e analise linguística
Em 1880 houve o congresso de Milão onde se instituiu a pratica de qual metodologia de ensino.
R: oralismo
Estudos sugerem que pessoas surdas apresentam dificuldades no uso da linguagem escrita. Goes 1996, ao relatar uma experiência de alfabetização com essa população, conclui que.
R: um dos problemas está nas mediações sociais e nas práticas pedagógicas, que fracassam também na alfabetização de ouvintes.
Para os autores Vetro e Cezario, a sociolinguística é uma área que estuda a língua em seu uso real,levando em consideração as relações entre a estrutura e os aspectos sociais e culturais da produção linguística, com base nesse conceito.
R: a libras como língua natural é uma instituição social, e portanto não pode ser estudada como uma estrutura autônoma, independente de contexto situacional da cultura e da história das pessoas que a utilizam como meio de comunicação.
Para Saussure, linguagem é uma faculdade humana, uma capacidade que os homens tem para produzir desenvolver, compreender a língua e outras manifestações simbólicas semelhantes. Desse modo marque a opção que se associa aos estudos de Saussure.
R: línguas dependem do cérebro humano, não do ouvido humano (Eillian Stokoe).
Com relação ao bilinguismo, pode-se afirmar que
R: é a melhor opção educacional para a criança surda. 
A comunidade surda tem características próprias e a língua de sinais, como as outras línguas tem a marca dessa cultura. As pessoas com surdez atuantes na comunidade surda participam então de duas culturas, a surda e a ouvinte isto é conhecido como.
R: bilinguismo e biculturismo
O artigo 4º da lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDB) explica o dever do estado para com a efetivação da educação escolar publica indicando a oferta de atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades educacionais especiais, preferencialmente na rede regular de ensino. O artigo 59 ira explicar por sua vez o papel dos sistemas de ensino para que a permanência do aluno da educação especial ocorra num processo de igualdade com os demais alunos, desta forma pode-se afirmar que os procedimentos que devem estar presentes nas formulações das políticas educacionais são:
Currículos métodos, técnicas, recursos educativos, e organização específicos para atender as suas necessidades.
Terminalidade especifica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados.
Professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração
Várias perspectivas podem descrever a língua que privilegiam seus aspectos, suas formas de manifestação, etc. podemos por exemplo pensar na língua como um meio de comunicação, como uma estrutura, como um valor social, segundo a afirmativa supracitada tem-se que:
R: a libras é a língua de sinais usada pelos surdos brasileiros, quanto aos seus aspectos, é importante salientar que há variações em todos os níveis sociais, pois seu valor social difere a cada grupo, dentre os aspectos variações, se destacam o regionalismo e a faixa etária do surdo.
Marque a alternativa que mais corretamente descreve o sinal para a palavra SURDO.
R: uma das mãos assume a mesma configuração da letra d e toca a orelha e logo depois a boca.
Para as autoras Pizzo e Quadro as comunidades surdas por todo o mundo protagonizam fatos que podemos classificar como sociolinguísticos por natureza, marque a única opção INCORRETA.
R: A LIBRAS e as outras línguas de sinais ficam não alcançam os objetivos e abordagens das perspectivas sociolinguísticas.
A linguagem participa da constituição do pensamento e resulta sobre as funções mentais. A fala precisa se desenvolver como recurso necessário e interessante para a vida da criança. Segundo Vygostsky, o método oral.
R: é caracterizado como mecânico, artificial e treinamento árduo de articulação de sons.
Ensina a criança surda a pronunciar palavras e não a falar.
Em comparando a língua portuguesa, temos no sistema pronominal da libras a seguinte assertiva.
R: formado por três pessoas do discurso.
As deficiências são manifestações inseridas no contexto da Diversidade Humana. Assinale a opção INCORRETA.
R: a concepção de diversidade humana não legitima a crença de que todas as pessoas tem o direito de participar ativamente da sociedade.
Sobre a formação de sentenças em libras NÃO é correto afirmar que 
R: as sentenças svo não são muito comuns em libras e exemplos que usam esta ordem são considerados sempre gramaticais.
Sobre os adjetivos da libras é correto afirmar que.
R: apresentam fundamentos para formação de classificadores descritivos.
Com relação a identidade surda, é correto afirmar.
R: ser surdo é pertencer a um mundo de experiência visual.
Segundo a deliberação no 68/2007, do conselho estadual de educação de são Paulo os alunos que não puderem ser incluídos em classes comuns em decorrência de severa deficiência mental ou grave deficiência múltipla ou mesmo apresentarem comprometimento de aproveitamento escolar em razão de transtorno invasivo do desenvolvimento poderão contar, na escola regular em caráter excepcionalidade e transitoriedade com o atendimento em classe regida por professor especializado, observando o disposto no parágrafo único do art.4º desta deliberação. Esta situação segundo a deliberação deve ocorrer em caráter de excepcionalidade considerando-se que.
R: os recursos pedagógicos necessários para a manutenção do aluno em classe regular foram esgotados.
Cecilia Goes aponta o relato de gesueli (1988) sobre a alfabetização e as características dos textos elaborados por crianças surdas. Entre outras peculiaridades suas construções apresentam uma sequência de palavras que tende a desrespeitar a ordem convencional da língua portuguesa.
R: e os enunciados são compostos com predomínio de nomes que por vezes, substituem verbos.
Geralmente as pessoas estão acostumadas a associar língua ao uso de voz, assim quando se referem a língua de sinais, que exige uma associação entre a língua e os sinais, normalmente as pessoas apresentam concepções inadequadas a associação língua/sinais. Marque a opção que dismestifica tais concepções.
R: as línguas de sinais apresentam-se numa modalidade diferente das línguas orais ou seja são línguas que a produção e percepção discursiva não é estabelecida através do canal oral-auditivo, mas sim visual-espacial.
Em informação linguística (IL) tem-se que as frases em libras, muitas vezez omitem algumas palavras que são usadas na língua portuguesa em outras palavras são construções sineticas, econômicas, quer um exemplo: em português dizemos qual o seu nome, em linbras basta sinalizar;
R: seu nome
Politicas linguísticas e educacionais quando assumidas sem um entendimento mais aprofundado dos contextos socieconomicos e culturais dos quais emergem, corre o risco de elas mesmas transformarem-se em:
R: estratégia de manutenção do preconceito.
A lei de libras também conhecida como:
R: lei 10.436
O sinal pessoal de apresentação pode ser entendido, segundo descrito na IC (informação cultural) como:
R: como um batismo
No que diz respeito a linguística das línguas de sinais, assinale a alternativa INCORRETA.
R: as línguas de sinais são sistemas linguísticos que derivam das línguas orais e que fluíram de uma necessidade natural de comunicação entre as pessoas surdas.
Para identificar uma pessoa surda que não usa a língua de sinais e faz leitura labial é adequado utilizar como.
R: surdo oralizado.
A respeito dos sujeitos que dominam e usam a libras, são:
R: sinalizantes
Surdo é aquela pessoa que, com surdez congênita ou adquirida na infância, assuma uma identidade surda, num processo de endoculturação linguagem e aos elementos culturais de uma determinada comunidade surda. Para ele:
R: a língua de sinais é sua língua natural e deve ser aprendida como sua primeira língua 
Assim, durante quase um século (1880 -1960) o discurso sobre a surdez centrou-se no abafar, no inferiorizar, no descaracterizar as diferenças [...]determinando o desenvolvimento de abordagens clínicas e práticas pedagógicas que buscavam o apagamento da surdez [...]" (LODI, 2005, p.416). Esse trecho refere-se a um comportamento social:
 R: Excludente, pois a "colonização" social, com o apagamento de uma língua própriaestabelece a perda e a crise de identidade do sujeito sinalizante.
Em se tratando da LIBRAS, a expressão facial
R: Compõe a produção de sinais
O termo ¿sujeito sinalizante¿, usado nesta disciplina, faz referência
R: A todo sujeito que domina e é usuário assíduo da língua de sinais
De acordo com a Lei 10436/2002 entende-se LIBRAS como
R: A língua utilizada nas comunidades de surdos
Uma criança surda da 2a série escreveu : ¿O médico procurar o algodão é escondido. O médico está achando o algodão muito espertos¿. (C.R. - 2ª série) O professor de surdos deverá avaliar a escrita dessa criança de acordo com a proposta do MEC/ SEESP (2006) a partir(QUESTÃO 53 DO CONCURSO PÚBLICO A SEESP
R: dos aspectos semânticos (conteúdo), sequência lógica das ideias e, finalmente, estruturação frasal Mínima para se ter a compreensão do texto
Sobre o conceito de Identidade Surda, está correto afirmar que
R: Os surdos foram uma comunidade autêntica: língua, cultura, identidade próprias.
Segundo Vygotsky e Bakthin (In: Goldfeld, 1997), o termo FALA refere-se à produção de linguagem pelo falante nos momentos de diálogo. Nos estudos sobre a surdez a FALA pode ser utilizada, através.
R: do canal audiofonatório e do espaço visomanual.
De acordo com Skliar, naturalizar os surdos, aceitando apenas sua língua como elemento integrador, significa ouvintizálos da mesma forma que o discurso clínico-patológico propõe. Este mecanismo é um disfarce que esconde a diferença, desconsiderando a diversidade. Na concepção socioantropológica, a língua de sinais tem a função de.
R: emancipar o surdo enquanto sujeito político e social.
A lei 10.436/02, no artigo primeiro, parágrafo único, dispõe que ¿Entende-se como a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visualmotora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil¿. Assinale a ÚNICA opção correta:
R: Língua Brasileira de Sinais.
Se considerada sob o enfoque sociolinguístico e pensada em suas especificidades, a LIBRAS.
R: Não pode ser classificada como universal, diferindo das demais línguas de sinais do mundo.
Sobre a variabilidade linguística estudada na aula cinco, é certo afirmar que.
R: Muitos são os fatores sociais que condicionam a variação para línguas faladas e sinalizadas, como região, idade, sexo, classe socioeconômica. (Lucas, 2001).
Na LIBRAS as categorias pronomes demonstrativos e advérbios de lugar não apresentam diferenças.
R: Verdadeiro. As relações são estabelecidas e percebidas na contextualização dos sinais.
Na LIBRAS é muito comum a construção frasal em tópico-comentário. Tal organização consiste em pôr certo elemento (palavra) em destaque, na seguinte posição.
R: No início da frase.
Os verbos na libras flexionam como nas demais línguas, porém a flexão verbal dela segue uma outra vertente que não possui marca de gênero, tempo e modo. Marque a opção CORRETA que caracteriza a flexão verbal da LIBRAS..
R: Direcionalidade.
Com base nos estudos realizados na disciplina Tópicos em LIBRAS: surdez e inclusão, quais são os tipos de verbos e seus respectivos conceitos presentes na LIBRAS.
R: Verbos direcionais que possuem marcas de concordância. A direção do movimento, marca no ponto inicial o sujeito e no final o objeto; verbos não direcionais que não possuem marcas de concordância, não se flexionam em pessoa, número e não tomam afixos locativos.
Em LIBRAS encontramos quais tipos de frases.
R: Afirmativo, negativo, interrogativo e exclamativo.
O sinal pessoal de apresentação pode ser entendido, segundo descrito na IC (Informação Cultural), como.
R: Um batismo.
Segundo a aula 9, os surdos participam muito pouco das ações culturais da sociedade
Marque única opção corresponda a unidade nove
R: A maioria das ações culturais tem sua comunicação baseada na oralidade
Marque a alternativa CORRETA sobre a arte e cultura surda.
R: A arte e cultura surda são transmitidas principalmente pela língua de sinais e se preservam pela relação entre sujeitos surdos em associações e escolas que tenham a língua de sinais como língua de instrução.
Na datilologia abaixo temos para o português a alternativa que corresponde ao nome soletrado
Alambique
A sigla apresentada em datilologia significa
R: Organização das Nações Unidas 
Marque a alternativa que apresenta a leitura correta da palavra abaixo
R: Rato
Marque a alternativa que apresenta a classificação mais adequada correspondente ao ser indicado pela palavra abaixo
R: Selvagem
104.Marque a alternativa que apresenta a leitura correta da palavra abaixo
R: Larva
A datilologia da palavra abaixo refere-se
R: Alimento
Identifique o nome próprio feminino que aparece em datilologia abaixo
R: Vicentina
DISCURSIVAS
Discorra sobre a importância da libras como fator de interação social e comunicacional para os surdos, sob as perspectivas linguísticas aplicadas a libras estudadas na disciplina tópicos em libras: surdez e inclusão.
R: a libras além de um sistema complexo de regras gramaticais, também é uma atividade social usada para realizar ações através da interação social e cognitiva entre os falantes. Deve-se considerar as situações contextuais de interlocução que se realiza a interação e a influência de diversas outros aspectos presentes.
Defina Datilologia e sua função como empréstimo linguístico na língua brasileira de sinais.
R: Datilologia é a representação manual da ortografia da língua portuguesa. Cumpre a função de empréstimo linguístico porque introduz na libras novas palavras que não tem sinais próprios.
O que são construções com FOCO na língua de sinais; de exemplos.
R: as construções com foco são aquelas que apresentam constituintes duplicados dentro da mesma oração, essas copias ocorrem quando o constituinte é enfatizado mas de forma diferente da ênfase dada aos tópicos. O foco é gerado quando há uma informação interpretada com entonação mais marcada, ou seja focalizada. Eu perder livro perder
Como se constitui o sistema pronominal na libras.
R: o sistema pronominal da língua de sinais, a exemplo do português é formado por três pessoas do discurso, dependendo da configuração de mãos utilizada e de direção para qual aponta no espaço, as pessoas do discurso podem ser especificadas podem aparecer tanto no singular quanto no plural.
Quais são os cincos parâmetros da libras que regem a boa formação dos sinais.
R: configuração da mão, Ponto de articulação, orientação, movimento e expressão facial e corporal.
O que é uma ordem em tópico-comentário.
R: é a formação sobre aquisição da linguagem na infância, em viso-espacial como meio de comunicação estrutura e vida social, como forma de expressão de uma determinada comunidade surda.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes