Buscar

PatrimonioCultural

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0636_AV_201301255742 » PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL BRASILEIRO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201301255742 - FÁBIO MATHEUS DA FONSECA
	Professor:
	ALESSANDRA SILVEIRA BORGHETTI SOARES
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 4,0        Nota de Partic.: 2        Data: 05/06/2014 09:31:21
	
	 1a Questão (Ref.: 201301485542)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Quanto ao tombamento de um móvel ou imóvel, convém esclarecer que o direito à propriedade é inalienável, cabendo, ao proprietário, a preservação do referido bem. Caso seja necessária alguma intervenção o proprietário deve submeter ao órgão que realizou o tombamento sujeito a aprovação ou não . A afirmação acima é considerada verdadeira ou falsa? Justifique comentando.
		
	
Resposta: Verdadeira. Pelo fato de hoje em dia termos que legalizar tudo, desde o imóvel ou móvel. Quanto mais dentro da lei, mas certo ficará. Sem sujeito a multas ou até perda do bem.
	
Gabarito: Verdadeira Se houver necessidade de restauração ou alguma intervenção física de um imóvel tombado, quaisquer procedimentos devem ser, antes, aprovados pelo órgão que efetuou o tombamento. Caso o dono decida estipular novo uso a um imóvel tombado, deverá ser avaliado previamente se poderá haver prejuízo ao bem, ou à harmonia da edificação. Como se torna oneroso conservar ou restaurar um móvel ou imóvel tombados, o proprietário pode-se candidatar a verbas disponíveis pelas leis de incentivo à cultura, ou a descontos de impostos prediais ou territoriais, como o IPTU, por exemplo.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301399962)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	"(...) meu coração estremece de infinita alegria por ver que a terra onde nasci em breve não será pisada por um pé escravo. (...) Quando a humanidade jazia no obscurantismo, a escravidão era apanágio dos tiranos; hoje, que a civilização tem aberto brecha nas muralhas da ignorância e preconceitos, a liberdade desses infelizes é um emblema sublime (...). Esta festa é a precursora de uma conquista da luz contra as trevas, da verdade contra a mentira, da liberdade contra a escravidão." (ESTRELLA, Maria Augusta Generoso e Oliveira. "Discurso na Sessão Magna do Clube Abolicionista", 1872, Arquivo Público Estadual, Recife-PE.) A escravidão está associada as diversas formas de exploração e de violência contra a população escrava. Essa situação, embora característica dos regimes escravocratas, registra inúmeros momentos de rebeldia. Em suas manifestações e ações cotidianas homens e mulheres escravizados reagiram a esta condição, proporcionando formas de resistência que resultaram em processos sociais e políticos que, a médio e longo prazos, influíram na superação dessa modalidade de mão de obra na atividade laborial (trabalho). Dessa feita, indaga-se: a) Cite duas formas de resistência dos negros contra o regime da escravidão ocorridas no Brasil. b) Explique um fator que tenha contribuído para a transição da mão de obra escrava para o trabalho livre no Brasil no século XIX.
		
	
Resposta: A comercialização de escravos, durante o período de escravidão, foi dos elementos a serem contribuidos para o trabalho no brasil. A abolição de maneira geral, foi uma licensa que o Brasil aprimorou, para que ser trabalhadores, escravos, trabalhassem de maneira legalizada.
	
Gabarito: a) Uma forma de resistência seria a fuga e a posterior organização na formação dos quilombos; outra seria a consequência da simples passividade perante o trabalho escravo e o não-enfrentamento com o senhor e proprietário levando o escravo, algumas vezes, ao suicídio. b) Com a edição da lei que versava sobre o fim do tráfico negreiro em 1850 (Lei Eusébio de Queirós) houve a progressiva substituição da mão de obra escrava pela mão de obra assalariada dos imigrantes estrangeiros que chegavam ao território brasileiro para trabalharem na lavoura, principalmente do café a partir de 1850.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301308479)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Com efeito, ao funcionar adequadamente, o pacto colonial tendia
		
	
	a drenar para fora da colônia a maior parte do metal precioso e das moedas cunhadas, não resultando de tal tendência uma séria falta de dinheiro em circulação.
	
	a drenar para dentro da colônia a maior parte do metal precioso e das moedas cunhadas, não resultando de tal tendência uma séria falta de dinheiro em circulação.
	
	a drenar para dentro da colônia a maior parte do metal precioso e das moedas cunhadas, resultando de tal tendência uma tranquila falta de dinheiro em circulação.
	 
	a drenar para fora da colônia a maior parte do metal precioso e das moedas cunhadas, resultando de tal tendência uma séria falta de dinheiro em circulação.
	 
	a drenar para fora da metrópole a maior parte do metal precioso e das moedas cunhadas, resultando de tal tendência uma tranquila falta de dinheiro em circulação.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301510100)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Na sociedade romana da Antiguidade, todas as esculturas gregas que os magistrados romanos colecionavam em suas casas, por exemplo, representavam
		
	
	d. um patrimônio social, individual e restrito da aristocracia.
	 
	e. um patrimônio patriarcal, oligárquico e irrestrito da aristocracia.
	
	b. um patrimônio matriarcal, individual e restrito da aristocracia.
	
	a. um patrimônio patriarcal, coletivo e irrestrito da aristocracia.
	 
	c. um patrimônio patriarcal, individual e restrito da aristocracia.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301316614)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com a difusão do cristianismo e o predomínio da igreja a partir da Antiguidade tardia (séculos VI-XV), acrescentou-se à concepção de patrimônio a seguinte característica abaixo:
		
	
	Adotaram a visão individualista e popular em relação ao patrimônio público.
	
	O patrimônio continua valorizando os lugares e objetos privados ligados a bens materiais.
	
	Elevaram o patrimônio à categoria de valores sociais compartilhados os sentimentos religiosos, em uma pletora de formas materiais e espirituais, deixando de ter um caráter aristocrático.
	 
	Elevaram o patrimônio à categoria de valores sociais compartilhados e aos sentimentos religiosos, em uma pletora de formas materiais e espirituais, continuando com o caráter aristocrático.
	
	O patrimônio continua com caráter aristocrático, seguindo a característica romana de bens materiais.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301316075)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	
(SILVA, Francisco Carlos Teixeira da. A Modernização Autoritária: Do Golpe Militar à Redemocratização 1964/1984. In: LINHARES, Maria Yedda (org.). História Geral do Brasil. 9. ed. Campus. p. 374). Para que se compreenda qualquer objeto que se torna um patrimônio histórico-cultural, ou qualquer processo de patrimonialização, é indispensável que se conheça a época em que ocorre, assim como suas características. O gráfico deixa clara a desigualdade social do período, e o crescimento econômico de 10% ao ano só revela a cruel concentração de renda. Os dados se referem ao que se conhece como:
		
	 
	a crise do milagre econômico, no regime militar.
	
	a formação de indústria de base, no governo Vargas.
	
	os 25 Anos de Ouro do Capitalismo.
	
	a Crise do Petróleo, na década de 1990.
	
	a Grande Depressão, maior crise do capitalismo.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301316621)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O século XX é marcado por movimento político mundial de preservação do Patrimônio Cultural de tal modo que é certo dizer, hoje, que a preservação da identidade popular é uma das funções do Estado e um dever de toda sociedade. Sem deixar de relevar as diversas iniciativas nacionais e internacionais, consideramos ponto alto nas políticas internacionais a criação da UNESCO, que promove a identificação, a proteção e a preservação do patrimônio cultural e natural de todo o mundo, por mandato conferidopor um tratado internacional firmado em 1972 e ratificado até agora por 164 países, entre eles, o Brasil. Sabendo disso, faz parte das mudanças na concepção de patrimônio da Humanidade introduzida pela UNESCO:
		
	
	Patrimônios são os bens materiais deixados pelo passado humano que represente a identidade planetária humana.
	
	Patrimônios são manifestações folclóricas que representam as sagas dos grandes desbravadores no mundo pela história da humanidade.
	
	Patrimônios são os bens materiais e escritos deixados pelas sociedades anteriores capazes de contar os feitos dos grupos formadores das antigas civilizações.
	
	Patrimônios são bens urbanos de ocupação do europeu pelo mundo.
	 
	Patrimônios são todos bens materiais (monumentos, vestimentas etc.), imateriais (crenças, modos de fazer, danças etc.) e naturais que representem a identidade humana.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301316087)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	"A abertura democrática no país, vivenciada na década de 80, permitiu o surgimento de revisões teóricas no campo das preservações dos bens culturais e a superação de práticas limitadas à conservação palaciana e fachadista - restritas à recuperação apenas da imagem plástica, do colorido e das feições estilísticas dos conjuntos históricos. (...) Apesar da predisposição de tratar a cidade como documento, em toda a sua complexidade, as políticas de preservação adotadas no Brasil a partir da década de 1990 distanciaram-se desta concepção e, por vezes, sucumbiram à noção de 'cidade-espetáculo', para usar a terminologia sugerida por Nestor Canclini." (FUNARI, Pedro Paulo Abreu; PELEGRINI, Sandra de Cássia Araújo. Patrimônio histórico e cultural. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009. p. 51) A partir da leitura dos trechos selecionados, aponte abaixo a opção que mais bem traduz o movimento atual que os autores intitularam como 'cidade-espetáculo'.
		
	 
	A transformação das áreas de interesse fortemente turístico tem levado à implementação de programas que tentam reproduzir verdadeiros cenários em centros históricos, algo muito bem visto por todos os profissionais ligados à valorização dos bens culturais e à preservação da memória social e histórica.
	
	Há a exclusão da população residente, o que acaba descaracterizando a perspectiva histórica que antes estava ambientada, porém a adaptação dos espaços é feita de forma impecável por profissionais especializados, sendo todo o processo realizado em conformidade com as cartas patrimoniais internacionais.
	
	As mudanças estão associadas à alteração do conceito de patrimônio trazida com a Constituição Federal de 1988, que introduziu um novo instrumento de preservação patrimonial no país: o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial, implementado pelo Decreto n. 3.551 /2000, o qual permitiu a ampliação do patrimônio nacional.
	
	Em função da demolição de prédios, da criação de espaços vazios e verdes, e da preservação das fachadas dos monumentos, verifica-se uma suposta homogeneidade da restauração dos centros históricos. Dessa forma, a cidade torna-se um local esteticamente agradável a todos. Essa característica é denominada pelos autores de ¿cidade-espetáculo.¿
	 
	A intervenção nos conjuntos históricos limita-se a recuperar apenas a plasticidade expressa no traçado e nas características estéticas das construções. A associação dos bens culturais ao seu valor de mercado corroborou para aumentar o consumo cultural, transformando cidades históricas em objeto de consumo.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301306655)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para se pensar o patrimônio cultural brasileiro, há de se definir em que momento o Brasil se tornou independente. Marcos históricos são imprecisos, e mesmo o ano de 1822 representa apenas o auge de um processo histórico. Um marco histórico do processo de independência do Brasil foi
		
	 
	1808, com a chegada da família real portuguesa ao Brasil.
	
	1810, com os tratados entre Brasil, França e Portugal, pondo fim à Revolução Francesa.
	
	1808, com o início da Guerra do Paraguai.
	
	1798, com o nascimento de Pedro de Alcântara de Bragança e Bourbon, o D. Pedro I.
	
	1746, com o nascimento de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301308379)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os auges da economia exportadora do período colonial do Brasil significavam
		
	
	uma pressão maior sobre os cativos angolanos, uma intensificação de sua exploração, ao mesmo tempo em que a regularidade do despojo indiano favorecia a substituição a preços aceitáveis dos escravos que morressem.
	
	uma pressão maior sobre os índios, uma intensificação de sua exploração, ao mesmo tempo em que a regularidade do escambo escravo favorecia a substituição a preços aceitáveis dos colonizadores que morressem.
	 
	uma pressão maior sobre os cativos, uma intensificação de sua exploração, ao mesmo tempo em que a regularidade do tráfico escravo favorecia a substituição a preços aceitáveis dos escravos que morressem.
	
	uma pressão maior sobre os peruanos, uma intensificação de sua exploração, ao mesmo tempo em que a regularidade do tráfico de joias favorecia a substituição a preços aceitáveis dos mineiros que morressem.
	 
	uma pressão maior sobre os mestiços, uma intensificação de sua exploração, ao mesmo tempo em que a regularidade do plantation boliviano favorecia a substituição a preços aceitáveis dos índios que morressem.

Outros materiais