Buscar

Como fazer um projeto de pesquisa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Como fazer um projeto de pesquisa?
A pesquisa cientifica possui 3 etapas: a elaboração do projeto de pesquisa, a pesquisa cientifica em si e a publicação dos resultados em artigos, monografias, teses, dissertações. 
O projeto define, planeja e organiza a pesquisa. 
Norteia o trabalho para que saiba o que vai ser feito junto com o orientador e a equipe. Para ter passo a passo tudo aquilo que vai ser feito. 
Apresentar para o orientador. 
Estrutura do projeto
Tema (Mais ou menos uma lauda): assunto que será pesquisado. 
-Deve ser do interesse do pesquisador e da comunidade cientifica. O pesquisador deve ter um conhecimento prévio sobre o assunto.
-Selecionar o assunto de acordo com a sua preferencia acadêmica. 
-Não confundir tema com o título. 
-Afunilar até chegar ao objetivo da pesquisa. 
Problematização: o que realmente vai ser pesquisado? Contextualizar e apresentar o problema que será pesquisado. É a partir disso que toda a pesquisa será desenvolvida. Deve-se acrescentar uma possível hipótese. Ex.: “O crescimento industrial que vivia o Brasil no século XIX teve influencias na diminuição da população no âmbito rural?”. O problema ele não pode ser de valor: se é bom, mal, melhor, se deve ou não deve. O problema não pode ser de como fazer algo. 
A) Objetivo geral: máximo da onde se quer chegar. Retoma a contextualização. O objetivo é compreender um fenômeno, uma ação, uma causa. O objetivo não é conscientizar ninguém. 
Ex.: Este projeto tem como objetivo compreender como os fatores socioeconômicos em que um determinado grupo de alunos está inserido pode interferir no seus processo de alfabetização, e como um ensino contextualizado pode potencializar o processo de ensino x aprendizagem. 
B) Objetivos específicos: Desdobramento do objetivo geral em outros menores. Passo a passo para chegar ao objetivo geral (cada um desses passos possivelmente se transformarão nos capítulos do seu trabalho.)
Apresentar em forma de tópicos as ações que vão ser empreendidas – verbo de ação no infinitivo:
-Comparar;
-Demonstrar; 
-Investigar;
-Analisar;
-Mapear;
-Verificar.
Justificativa (Mais ou menos uma lauda): falar sobre a relevância do projeto. Expor de forma clara e objetiva a relevância da escolha do tema. Para redigir:
-Exposição sobre a origem do tema (como surgiu a ideia de pesquisar).
-Retomar a explicação do tema de forma sucinta. 
-Relevância da pesquisa: cientifica, social e para os especialistas. 
Hipóteses/Perguntas norteadoras: 
-Hipótese: afirmação temporária de uma suposta verdade; Geralmente pertencem ao campo dos estudos experimentais; Indicam soluções aos problemas colocados; Orientam o trabalho do pesquisador, indicam o caminho da investigação; Podem ser consideradas respostas provisórias ao problema; Devem ser expressas numa linguagem clara, simples e especifica, geralmente indicando variáveis. 
-Perguntas norteadoras: Representam o que o investigador deseja esclarecer; Precisam ser formuladas com precisão, clareza e objetividade, buscando respostas aos propósitos e objetivos da pesquisa; Devem partir das ideias na formulação do problema e nos objetivos da pesquisa. 
Fundamentação teórica / Revisão bibliográficas (3 a 5 laudas): Apresenta o que o pesquisador conhece sobre o tema referenciado outros autores; Apresenta e fundamenta os principais conceitos que vão nortear o seu trabalho; Atentar-se a redação com o uso formal da linguagem (3ª pessoa). Entre 2 ou 3 laudas (no máximo). Utilizar livros, artigos acadêmicos, TCC, Tese de doutorado. 
Eleger 3 a 6 palavras chaves para definir na fundamentação segundo os autores pesquisados. Escolher autores diferentes para cada conceito e fazer citações diretas deles. 
Metodologia: Passo a passo do como vai fazer a pesquisa; Qual a modalidade da pesquisa que vai fazer? (Quantitativa, qualitativa, pesquisa bibliográfica, pesquisa ação, pesquisa participante); Quais ferramentas vai utilizar? (Entrevistas – questões abertas ou fechadas; estudo de campo, análise de documentos, ensaios de laboratório); Porque escolheu essas ferramentas? Que devo fazer para obter as informações necessárias para o desenvolvimento de cada objetivo específico? 
-Tipo de pesquisa: bibliográfica, descritiva documental, experimental ou de campo. 
	>Bibliográfica: principais conhecimentos de uma determinada área a partir de publicações científicas. Todas as pesquisas obrigatoriamente são bibliográficas. 
	>Experimental: o pesquisador manipular os dados da pesquisa. Ele pode analisar a causa e o efeito de um fenômeno. Comum utilização de laboratório. 
	>Descritiva documental: o pesquisador estuda a relação de duas ou mais variáveis de um fenômeno. Utiliza-se de documentos internos de determinado local. 
	>De campo: o pesquisador analisa aspectos do comportamento humano em sociedade. Envolve questionários, entrevistas. 
	
>Pesquisa teórica: quando o objetivo é desvendar conceitos, discussões polêmicas e teóricas. 
	>Pesquisa metodológica: aquela que volta-se ao estudo de métodos ou de questões metodológicas. 
	>Pesquisa empírica: relacionada a levantamento de dados empíricos para a comprovação ou não de uma hipótese. 
	>Pesquisa básica: tem por finalidade conhecer por conhecer. Não há preocupação imediata quanto aos seus resultados. 
	>Pesquisa aplicada ou pesquisa prática: quando o pesquisador é movido a conhecer para a aplicação imediata dos resultados (pesquisa empírica). 
	>Pesquisa descritiva: descrição do objeto por meio da observação e levantamento de dados ou pela pesquisa bibliográfica ou documental. 
-Métodos de abordagem
	>Indutivo: parte de situações particulares para regras gerais; Se opera uma generalização a partir de algumas observações particulares. Os particulares devem ter uma grande quantidade e essa quantidade deve ter uma grande variedade. 
	>Dedutivo: parte de regras gerais para situações particulares; 
	>Hipotético dedutivo: formula uma regra geral para se encontrar uma aplicação em situações particulares. (Ciências biológicas). 
	>Dialético: contrapõem ideias para obtenção de novas ideias. Nada está acabado podendo sempre se transformar. 
	>Analítico: explica as coisas através da decomposição em partes mais simples, que são mais facilmente explicadas ou solucionadas, e uma vez entendidas tornam possível o entendimento do todo. 
	>Hermenêutico: lida com os vários sentidos possíveis de uma interpretação textual, pressupondo sempre todo o horizonte histórico do leitor e daquilo que é lido, numa fusão de horizontes. Teoria da interpretação. 
-Métodos de procedimentos (específicos)
	>Experimento;
	>Levantamento;
	>Pesquisa bibliográfica; 
	>Pesquisa documental;
	>Pesquisa de campo;
	>Estudos de casos;
	>Histórico;
	>Comparativo;
	>Estudo de caso;
	>Estatístico. 
Recursos/custos (Não é obrigatório): Com o que você vai gastar? Quanto vai gastar? Quem vai financiar? 
Cronograma: determinar metas.
Ex.1: Definição do problema; elaboração do projeto; Entrega do projeto; Coleta de fontes; Elaboração do artigo; Entrega do artigo; Apresentação do artigo. 
Ex.2: Pesquisa bibliográfica; Análise de documentos; Trabalho de campo; Tratamento de dados; Redação final; Revisão critica. 
Referências: Listar todas as referencias citadas na fundamentação teórica. 
https://www.youtube.com/watch?v=WoGBWQafNAc
https://www.youtube.com/user/dumarinho7/videos
https://www.youtube.com/watch?v=tRRRw7CQ2LQ

Outros materiais