Buscar

Saúde e Segurança no Trabalho

Prévia do material em texto

1 - O exercício de trabalho em condições de insalubridade assegura ao trabalhador a percepção de adicional, incidente sobre o salário mínimo da região. Relacione as colunas e assinale a alternativa correspondente que representa a sequência correta.
1 - 40% (quarenta por cento)                            ( 3) Para insalubridade de grau mínimo
2- 20% (vinte por cento)                                  (1 ) Para insalubridade de grau máximo 
3 - 10% (dez por cento)                                   ( 2) Para insalubridade de grau médio
R: 3 -1- 2 
1.1 - O aparecimento de leis e normas sobre temáticas que viessem a regularizar as condições de trabalho trouxerem grandes benefícios para o trabalhador. Dentre estas legislações podemos citar as Consolidações das Leis do Trabalho (CLT) que data do ano de:
R: 1943
1.2 - A portaria 3.214 de 08 de junho de 1978 foi importante por que:
R: Porque consolidou todas as normas relativas a segurança e medicina do trabalho e a tornar obrigatório a presença de SESMT em empresas com contratação sob o regime da CLT.
2 - O PPRA visa à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. O PPRA significa:
R: Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.
3 - Em nossa aula sobre PPRA ¿ Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, este tipo de programa possui como objetivo principal:
R: à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes, ou que venham a existir no ambiente de trabalho.
3.1 - Em nossa aula sobre Higiene do trabalho podemos evidenciar os riscos físicos como sendo:
R: os ruídos, as vibrações, a iluminação e a exposição extrema a temperaturas.
3.2 - Os principais tipos de risco ambiental que afetam os trabalhadores de uma maneira geral, estão separados em:
R: riscos físicos, químicos, biológicos e ergométricos
4 - Para cada exame médico realizado, previsto na NR 7, o médico emitirá um __________ em duas vias e deve conter entre outros: o nome do trabalhador, seu registro e sua função; os procedimentos médicos a que foi submetido o trabalhador, incluindo os exames complementares e a data em que foram realizados; a definição de apto ou inapto para a função específica que o trabalhador vai exercer, exerce ou exerceu; a data e assinatura do médico encarregado do exame e carimbo contendo seu número de inscrição no Conselho Regional de Medicina. A sigla que completa a frase é:
R: ASO.
5 - O objetivo central do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) é:
R: promover a preservação da saúde dos seus trabalhadores para o diagnóstico e à prevenção das doenças ocupacionais.
6 - O adicional de periculosidade se aplica para:
R: radiação, explosivos, inflamáveis e eletricidade.
6.1 - Defina Dias perdidos (Dp):
R: São os dias de afastamento de cada acidentado, contados a partir do primeiro dia de afastamento até o dia anterior ao do dia de retorno ao trabalho., segundo a orientação médica;
6.2 - O PCMSO deve incluir, entre outros, a realização obrigatória dos exames médicos, exceto:
R: de permanência de função.
6.3 – PAIR (audição), assinale a correta:
R: Sempre Neurossensorial , por causa do dano as células de csti no ouvido interno.
7 - São equipamentos de proteção individual, EXCETO:
R: manga de segurança para proteção do joelho e da perna contra choques elétricos.
8 - De acordo com a nossa aula, doenças ocupacionais são:
R: todos os tipos de distúrbios que estão relacionados diretamente a atividade desempenhada pelo trabalhador.
8.1 – De acordo com a NR6 o EPI é?
R: Dispositivo de uso individual utilizado pelo empregado, destinado a proteção de riscos e ameaças iminentes,.
9 - Em relação a Equipamentos de Proteção Individual (EPI), assinale a alternativa INCORRETA:
R: cabe ao empregador fornecer a seus funcionários os EPIs indicados para exercer o trabalho, mas cabe ao empregado pagar pelo equipamento;
9.1 – Caso de Parada Cardíaca devemos:
R: Realizar massagem cardíaca.
10 - De acordo com a nossa aula, podemos definir ergonomia como sendo:
R: a ciência que procura alcançar o ajustamento mútuo ideal entre o homem e o seu ambiente de trabalho.
11 - As questões relativas à ergonomia que visam estabelecer parâmetros que permitam adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente, estão previstas na:
R: NR-17
12 - Uma vez implantado numa empresa um sistema de gestão da segurança e saúde ocupacional e tendo sido o mesmo referenciado na OHSAS 18001, NÃO podemos afirmar, no que se refere à política de segurança e saúde ocupacional, que a mesma deva:
R: Permanecer imutável como instrumento de diretrizes gerais da empresa, a qualquer época.
13 – Sr. Arlindo trabalha no setor de construção civil há 14 anos e frequentemente utiliza a britadeira como ferramenta em suas atividades . No momento atua na construção de um túnel em uma cidade grande. Geralmente dispensa os equipamentos de proteção individual. Qual doença ocupacional Sr Arlindo está mais propenso a desenvolver:
R: Perda Auditiva induzida por ruído (PAIR).
14 - Como doença profissional, a LER/DORT é causada por agente:
R: Ergonômico.
16 - Você precisa socorrer uma entre várias vítimas em um acidente. Qual seria a primeira?
R: a que não estivesse conseguindo respirar.
17 - Em relação a situações que envolvem as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAS), assinale a alternativa que está de acordo com a legislação:
R: Embora tenha demitido metade de seus empregados no último ano, determinada empresa não pôde reduzir proporcionalmente o número de integrantes da CIPA, pois o mandato de seus membros não havia terminado.
18 - Planejar, tomar decisões e superar metas até parecem tarefas simples quando comparadas ao cansaço físico de um dia puxado. Será que o trabalho também nos esgota fisicamente? Os problemas mais comuns de quem exerce algumas atividades repetidamente e sem as orientações adequadas são as lesões denominadas:
R: LER - Lesão por Esforço Repetitivo e DORT - Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho.
19 - Em relação ao disposto na NR 9, Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, assinale a alternativa correta:
R: o PPRA deve conter um plano de ação que estabeleça metas, prioridades e cronograma indicando o prazo para o cumprimento destas metas.
20 - Durante muito tempo se consolidou no senso comum dos brasileiros que uma série de concepções e idéias, que são verdadeiros "mitos", no que diz respeito ao mercado de trabalho. Uma frase emblemática desta realidade é:
R: Trabalhe direitinho e você será promovido
21 - Um bom planejamento de carreira requer do profissional de hoje alguns esforços adicionais em comparação ao passado, visto que o mercado está cada vez mais competitivo e as diferenças de competências dos profissionais estão cada vez menores. Dessa forma, ganha vantagem o profissional que souber:
R: Ser o próprio gestor de sua carreira, pois esta é um caminho em permanente construção.
22 - Geralmente quando somos desligados da empresa costumamos colocar a culpa na empresa, e nos sentimos prejudicados, podemos afirmar que nos sentimos:
R: Traídos
23 - Analise as proposições relativas às Normas Regulamentadoras ¿ NRs, e marque, a seguir, a opção CORRETA.
R: As Normas Regulamentadoras, relativas à segurança e medicina do trabalho, são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho ¿ CLT.
24 - A atividade, prevista nas Normas Regulamentadoras(NR) relativa à Segurança e Medicina do Trabalho, que tem por objetivo promover e preservar a saúde do conjunto de trabalhadores, devendo preservar o instrumental clínico-epidemiológico na abordagem da relação entre a saúde e o trabalho, é de responsabilidade:
R: Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).
25 - Segurança e Saúde Ocupacional pode ser entendido como:
R: conjunto de medidas que é adotado visando minimizar os acidentes de trabalho.
26 - A NR 9 ¿ Programa de Prevenção de Riscos Ambientais ¿ estabelece parâmetros mínimos e diretrizes gerais a serem observados na execução do programa, esses podem ser ampliados mediante negociação coletiva de trabalho. Conforme a NR 9 consideram-se riscos ambientais:
R: Os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho, que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.
27 - Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. Para concessão do auxílio-acidente qual o tempo mínimo de contribuição a Previdência Social?
R: Não é exigido tempo mínimo de contribuição.
29 - Marcelo trabalha em uma indústria madeireira e será enviado junto a uma equipe para ajudar na extração de madeira no interior da Floresta Amazônica. Quais vacinas são imprescindíveis antes que este trabalhador realize a viagem:
R: Vacina contra Febre Amarela, anti-tetânica e anti-hepatite B.
30 - Os acidentes do trabalho poderão ser classificados como: acidentes típicos, acidentes e trajeto e doenças ocupacionais. Relacione as colunas e assinale a alternativa correspondente que representa a sequência CORRETA.
1- Acidentes Típicos:
2- Acidentes de Trajeto:
3- Doenças ocupacionais:
(2) São os acidentes que ocorrem no trajeto entre a residência e o trabalho ou vice-versa.
(1) São todos os acidentes que ocorrem no desenvolvimento do trabalho na própria empresa
ou a serviço desta.
(3) São doenças causadas pelo tipo de trabalho ou pelas condições do ambiente de trabalho.
R: 2-1-3
31 - O Equipamento de Proteção Individual - EPI não é recomendado para:
R: o Auxiliar Administrativo do Recursos Humanos da Empresa
32 - A higiene ocupacional pode ser definida como:
R: Ciência voltada para antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos fatores de risco ou estresses ambientais originados no, ou a partir do local de trabalho, os quais podem causar doenças, prejudicar a saúde e o bem-estar ou causar significante desconforto sobre os trabalhadores ou entre os cidadãos de uma comunidade.
33 - Durante a execução de suas atividades, um instrumentista de sistemas, com o tornozelo imobilizado por um entorse do futebol de fim de semana, ao subir uma escada de marinheiro para uma calibração, sente dor e escorrega, piorando a lesão e afastando-se do trabalho. Cabe ao médico:
R: Caracterizá-lo como acidente de trabalho, com agravamento de lesão pré-existente.
34 - Conforme o item 13.1.5: Toda caldeira deve ter afixada em seu corpo, em local de fácil acesso e bem visível, placa de identificação indelével com, no mínimo, as seguintes informações: a) fabricante; b) número de ordem dado pelo fabricante da caldeira; c) ano de fabricação; d) pressão máxima de trabalho admissível; e) pressão de teste hidrostático; f) capacidade de produção de vapor; g) área da superfície de aquecimento; h) código de projeto e ano de edição. Quanto a este item, assinale se a afirmativa verdadeira
R: A placa de identificação deverá ser afixada em local de fácil acesso e visualização. Deve-se tomar cuidado para que a placa não seja fixada em partes que possam ser removidas da caldeira tais como: bocas de visita, chapas de isolamento térmico, etc.
35 - A presença de Agrotóxicos nos alimentos que ingerimos diariamente oferece grande risco a saúde devido a presença dos seguintes componentes:
R: Organofosforados, Organoclorados e Carbamatos.
36 - Um grupo de trabalhadores expõe-se diariamente a ruído, em sua jornada de trabalho. A tabela a seguir apresenta dados de sua exposição:
R: o limite de Tolerância não foi ultrapassado.
37 - A portaria 3.214 de 08 de junho de 1978 foi importante por que:
R: Porque consolidou todas as normas relativas a segurança e medicina do trabalho e a tornar obrigatório a presença de SESMT em empresas com contratação sob o regime da CLT.
38 - A definição de acidente de trabalho é:
R: o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, com o segurado empregado, trabalhador avulso, médico residente, bem como com o segurado especial, no exercício de suas atividades, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução, temporária ou permanente, da capacidade para o trabalho.
39 - Têm direito ao seguro acidentário (acidente de trabalho) da Previdencia Social:
R: Os trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho.
40 - Dentre as afirmativas a seguir referentes a acidentes e doenças do trabalho, marque a opção errada:
R: Acidente do trabalho é aquele que ocorre apenas pelo exercício do trabalho formal, isto é, com carteira assinada.
41 - No caso de agravo relacionado ao trabalho, pelo estabelecimento de nexo causal relacionado, a responsabilidade legal cabe:
R: Ao médico perito do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).
42 - Leia com atenção os acidentes de trabalho abaixo e marque a opção correta :
I-  Amputação traumática; 
II- Surdez neurossensorial ocorrida em indivíduo menor de 18 anos;
III- Acidente ocular ; 
IV- Infarto agudo do Miocárdio;
V- Eletrocussão; 
R: O incidente apontado na alternativa II não é considerado um acidente de trabalho grave, já que o indivíduo é menor de 18 anos.
43 - Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados previdenciários, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause morte ou perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho." Equiparam-se ao acidente do trabalho, EXCETO:
R: Doença inerente a grupo etário e degenerativa.
44 - A higiene do trabalho está voltada para?
R: para o diagnóstico e à prevenção das doenças ocupacionais
45 - Os serviços de saúde ocupacional respondem pela atenção preventiva e curativa dos trabalhadores em seus postos de trabalho. A função de participação no processo de seleção de funcionários envolve a realização obrigatória de exame:
R: admissional.
46 – Procedimentos que orientam e instrumentalizam as ações e os serviços de saúde no SUS estão estabelecidas pela: 
R: Norma operacional de saúde do trabalhador.
47 - Com relação a CIPA é correto afirmar:
R: A CIPA terá por atribuição identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver.
48 - Equipamentos de prevenção e combate a incêndios fixos são os diversos dispositivos especialmente desenvolvidos e utilizados na detecção e no combate ao fogo. Identifique como verdadeira (V) ou falsa (F) as opções de dispositivo fixo abaixo listado e assinale a alternativa que representa a sequência correta.
( )Sistemas de Detecção e Alarme de Incêndio
( )Instalação Hidráulica com rede de Hidrantes
( )Extintores de Incêndio
( )Portas Corta Fogo
( )Esguichos
R: V-V-F-V-F
49 - A proteção do trabalhador contra quedas deve considerar, além do uso do cinto de segurança, medidas de ordem geral, dentre as quais NÃO se encontra:
R: uso de macacão e avental. 
50 - O trabalho noturno apresenta fatores que podem afetar a saúde do trabalhador. Para melhorar a vigília durante o trabalho noturno são recomendáveis certos procedimentos, tais como: I utilizar sinais visuais intensos no local de trabalho; II adotar iluminação de baixa intensidadeno local de trabalho; III evitar o repouso no período diurno; IV apoiar o uso intensivo de substâncias estimulantes. Assinale:
R: se apenas a afirmativa I está correta;
51 - Com relação a Comissão Interna de revenção de Acidentes (CIPA) marque a alternativa incorreta:
R: Os representantes dos empregadores, titulares e suplentes serão pelos trabalhadores.
52 - O método de análise dos acidentes de trabalho, onde toda situação de trabalho é enfocada como um sistema em que cada Indivíduo (I) executa uma Tarefa (T) com a ajuda de um Material (M) no contexto de um Meio de Trabalho, é conhecido como:
R: ADC -Árvore de Causas.
53 – Os indicadores de saúde que melhor exprimem a gravidade dos incidentes de trabalho são aqueles que apresentam no denominador o número de:
R: Total de acidentes
5.3 – Primeiros socorros, correta:
R: Na limpeza de ferimentos superficial, deve ter cuidado ao retirar a sujeira. Não esfregar o ferimento para não piorar a solução de continuidade da pele, e não remover possíveis coágulos existentes. 
54 – A perda auditiva induzida por ruído (PAIR) é frequente em trabalhadores exposto a estímulos sonoros. Sobre a APAIR não é possível Afirmar que: 
R: A perda Auditiva é inexoravelmente progressiva, mesmo que o estímulo seja interrompido.
55 - O credenciamento dos serviços, como Sentinela de Notificação Compulsória de Acidentes e Doenças Relacionados ao Trabalho, será feito de acordo com as diretrizes e orientações referentes à(ao) :
R: Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST).
56 - Os objetivos básicos da Higiene do Trabalho são a prevenção e a proteção do trabalhador contra agentes externos maléficos. O uso de máscara e o borrifamento do solo e das poeiras conseguem, nesses casos, impedir os danos causados por:
R: Inalação.
57 - Em relação aos conceitos relacionados a acidentes de trabalho, assinale a alternativa correta:
R: acidente com perda de tempo é aquele cuja lesão não impede que o trabalhador retorne ao trabalho no dia imediato ao dia do acidente, desde que não haja lesão incapacitante.
58 - Assinale a alternativa correta:
R: A comparação entre a incidência de acidentes de trabalho no meio urbano e no meio rural é muitas vezes deturpada pela subnotificação dos acidentes ocorridos nas atividades no campo.
59 - É o campo de atuação voltado para a prevenção ou eliminação de situações de riscos biológicos inerentes às atividades de prestação de serviços, pesquisa, produção, ensino e desenvolvimento tecnológico em saúde que podem comprometer a saúde dos profissionais atuantes nesses setores, além de contaminar ambientes e animais " . O enunciado acima se aplica a
R: Biossegurança
60 - A PAIR (Perda Auditiva Induzida por Ruído) é uma doença profissional caracterizada por:
R: Mostrar, no exame audiométrico, alterações do limiar de audibilidade, frequentemente bilaterais (ambos os ouvidos), e que afetam mais precocemente as frequências de 4.000 Hz.
61 - O prazo de validade do Certificado de Aprovação - CA, concedido ao EPI para fins de comercialização, conforme estabelecido na NR 6 é:
R: A NR não estabelece esse prazo.
62 - NÃO são Equipamentos de Proteção Coletiva.
R: protetores auriculares tipo concha;
63 – Em saúde do trabalhador, diversos indicadores podem ser calculados. Assim é correto afirmar:
R: Os indicadores, em algumas empresas, trazem no numerador o número médio de dias perdidos e, no denominador, a quantidade de homem/hora trabalhada.
Defina o que é falha humana? Cite 1 exemplo.
R: A falha humana, também chamada de Ato Inseguro, é definida como sendo aquela que decorre da execução de tarefas de forma contrária às normas de segurança. São os fatores pessoais que contribuem para a ocorrência de acidentes
O que são fatores ambientais?
O s fatores ambientais de um local de trabalho são as falhas físicas que comprometem a segurança do trabalho, exemplo: falta de iluminação; ruídos em excesso; falta de proteção nas partes móveis das máquinas.
Qual a relação do PDCA com a OHSAS 18001?
 R: Os requisitos da Norma OHSAS 18001 seguem o CICLO do PDCA, com ênfase no desenvolvimento continuo. A OHSAS 18001 é baseada na metodologia PDCA( PLAN< DO < CHECK< ACT = Planejar; Fazer; Verificar; Agir.): Planejar: estabelece objetivos e processos para atingir os resultados conf. a política de Saúde e Segurança Ocupacional da empresa; Fazer: Implementar os processos já definidos; Verificar: Monitorar e medir os processos implantados; Agir: executar as ações para melhorar a política de SSO.
Defina 3 atribuições das Delegacias Regionais do Trabalho (DRTs) :
R: As DRT, nos limites de sua jurisdição, são os órgãos regionais competentes para executar as atividades relacionadas com a segurança e saúde ocupacional. Essas atividades incluem a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho - CANPAT, o Programa de Alimentação do Trabalhador - PAT e ainda a fiscalização do cumprimento dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança e saúde ocupacional.
Defina com clareza o objetivo e atribuições da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) em uma empresa e como se dá a sua composição:
R: Objetivo principal é o de Prevenir Acidentes de Trabalho, analisando os perigos e conscientizando os trabalhadores dos possíveis focos de acidentes. Sua atribuição são: prevenir, analisar, capacitar e conscientizar os trabalhadores quanto a importância da segurança do trabalho, assim como o uso do EPI, verificar se está sendo utilizado os EPI’s, emitir o CAT quando necessário. É composta presidente (indicado pela empresa), vice-presidente (eleito pelos funcionários) e representantes que são dimensionados de acordo com a empresa e quantidade de funcionários. Obedecem o mesmo critério de divisão como o presidente e vice-presidente.
Qual a finalidade da Implantação da OHSAS 18001 em uma empresa:
R: Retrata a preocupação da empresa com a integração física de seus colaboradores e parceiros. O envolvimento e participação dos funcionários no processo de implantação desses sistemas de qualidade é, assim como outros sistemas, de fundamental importância.

Outros materiais

Perguntas Recentes