AV2
14 pág.

AV2

Disciplina:Metodologia Científica26.183 materiais547.247 seguidores
Pré-visualização6 páginas
-Em relação ao conhecimento científico, assinale V (verdadeiro) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas e escolha a sequência correta.
(v ) O conhecimento é uma forma de compreender a realidade.
( f) O conhecimento científico tem como base o conhecimento teológico.
(f ) O conhecimento empírico surge das experiências em laboratório.
( v) A ciência pode ser definida como uma forma de investigação metódica e organizada.
 V, F, F, V.
2 - O conhecimento popular, também denominado de vulgar, empírico ou senso comum, resulta do modo espontâneo e corrente de conhecer.
PORTANTO
O conhecimento popular é sistemático, já que se trata de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de ideias (teorias) e não conhecimentos dispersos e desconexos.
Nesse sentido, podemos afirmar que:
 Ambas as afirmativas são verdadeiras.
 R: A 1ª afirmativa é verdadeira e a 2ª falsa.
3 - O conhecimento científico distingue-se do senso comum por ser
R: Objetivo, homogêneo, generalizador
4 - Dentre as alternativas abaixo, é correto afirmar que o conhecimento filosófico tem sua concepção
R: especulativa, porque não oferece soluções definitivas para as questões formuladas.
 5 - "O que é senso comum? Prefiro não definir. Talvez simplesmente dizer que senso comum é aquilo que não é ciência e isto inclui todas as receitas para o dia-a-dia, bem como os ideais e esperanças que constituem a capa do livro de receitas. E a ciência? Não é uma forma de conhecimento diferente do senso comum. Não é um novo órgão. Apenas uma especialização de certos órgãos e um controle disciplinado do seu uso. Você é capaz de visualizar imagens? Então pense no senso comum como as pessoas comuns. E a ciência? Tome esta pessoa comum e hipertrofie um dos seus órgãos, atrofiando os outros. Olhos enormes, nariz e ouvidos diminutos. A ciência é uma metamorfose do senso comum." Sem ele, ela não pode existir. E essa é a razão por que não existe. A partir da leitura do texto de Rubem Alves, assinale a opção que corretamente define a visão do autor sobre a relação entre senso comum e ciência:
 R: O senso comum antecede a ciência e permite a sua existência
6 - O método é utilizado pela ciência para conhecer a realidade, formado por um conjunto de procedimentos, mediante os quais são formulados os problemas científicos e examinadas as hipóteses científicas. São consideradas aplicações do método científico:
 R: indutivo, dedutivo, dialético
7 - A escolha de um método é fundamental para que o pesquisador execute os objetivos e chegue a resultados conclusivos. Assim, a forma correta de se reconhecer um método científico é:
 R: explicitar porque motivos o pesquisador escolheu determinados caminhos e como chegou a determinada conclusão
8 - O cientista utiliza um método na apreensão da realidade. Através do método podemos descobrir como chegar a um objetivo. É uma forma de pensar para se chegar à natureza de determinado problema. Nesse sentido, denomina-se método:
R: O conjunto de procedimentos através dos quais é possível conhecer determinada realidade
9 - A técnica do fichamento consiste em transcrever anotações em fichas, para fins de estudo ou pesquisa. Distinguem-se três tipos básicos de fichamento: bibliográfico, de resumo ou conteúdo e de citações. O fichamento de resumo é:
R: uma síntese das ideias principais contidas numa obra, quando o pesquisador elabora a síntese com suas próprias palavras, não sendo necessário seguir a estrutura da obra.
 10 - Escolhido o tema de pesquisa o pesquisador deverá consultar catálogos, anuários bibliográficos, repertórios bibliográficos gerais e especializados. Cada livro, artigo, documento ou texto deverá ser lançado em ficha em que constará o autor, o título da obra, o número da edição, o local da edição, o nome da editora, a data da edição. Essa primeira fase da pesquisa corresponde
 R: à elaboração do desenvolvimento da pesquisa.
 11- De acordo com as Técnicas de Estudo, observe o texto abaixo e depois assinale a alternativa correta. "A função da universidade está fundada no tripé do ensino, da pesquisa e da extensão, ações indissociáveis. Podemos classificá-la como uma organização social em que alunos e professores se responsabilizem por recolher, organizar e criar novos conhecimentos, sob a égide da ciência".SILVA, Maria Stela Antunes et al. Metodologia da Pesquisa - um desafio em construção. Editora Luzes. Rio de Janeiro, 2013. p.23.
Para realizar uma resenha deste texto você deve:
R: resumir o texto e realizar críticas.
12 - Um antropólogo americano pesquisou por 1 (um) ano uma tribo indígena no interior da Amazônia, os Kawahiva, uma das últimas tribos que ainda vivem isoladas da civilização. Nesse período observou aspectos do cotidiano e das práticas culturais dos Kawahiva. O antropólogo fez uso de qual procedimento de pesquisa:
 R: estudo de caso
13 - O planejamento é fundamental para a elaboração do trabalho científico porque:
 R: contribui para a escolha do tema que pode levar seu trabalho a ter uma aplicação prática.
14 - Considerando que o artigo científico é um pequeno estudo que trata de uma questão científica e destina-se a publicações em revistas ou periódicos. Diferindo-se da monografia pela sua reduzida dimensão e conteúdo (RAMPAZZO, 2005). Ele também deve ser estruturado em três partes (NBR 6022): elementos pré-textuais; textuais e pós-textuais. Então podemos afirmar que no referido documento usamos os seguintes elementos pré-textuais:
 R: título, autoria, resumo e palavras-chave
15 - Para aquisição de um novo conhecimento, bem como aplicação de procedimentos e técnicas científicas necessitamos de fazer uso de:
R: Metodologia Científica
16 - Considere a seguinte situação: De manhã levanto as 6 horas. Faço uma oração pedindo proteção para o dia. Percebo que estou meio enjoado. Tomo um chá de boldo. Vou para o trabalho e aplico as fórmulas do balanço patrimonial nas rotinas contábeis da minha empresa. No breve relato acima estão listados, respectivamente, quais tipos de conhecimento?
R: religioso, senso comum e científico
17 - Ao analisarmos a utilidade de um método podemos afirmar que:
R: Ajuda a perceber erros;
18 - Assinale APENAS as afirmações que contêm características pertinentes ao conhecimento científico.
I. Lida com fatos
II. Contingente, pois suas hipóteses têm a sua veracidade ou falsidade conhecida através da experimentação
III. Sistemático, pois o saber é ordenado logicamente
IV. Infalível em virtude de ser definitivo, absoluto ou final.
R: As afirmativas I, II e III estão corretas
19 - Marque a opção INCORRETA a respeito da definição de Ciência
R: O aspecto exato e preciso do conhecimento científico está exatamente na independência dos métodos empregados em cada um dos momentos históricos: ele terá sempre o mesmo resultado, levando infalivelmente às mesmas conclusões
20 - Que Método Científico está contido na seguinte premissa: "Todo molusco rasteja. A lesma é um molusco. Logo, a lesma rasteja":
R: Método dedutivo
21 - Segundo Eva Maria Lakatos (1992, p. 43), a pesquisa pode ser considerada um procedimento formal com método de pensamento reflexivo que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para se conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais. Significa muito mais do que apenas procurar a verdade: é encontrar respostas para questões propostas, utilizando métodos científicos. Podemos, assim, indicar três elementos que caracterizam a pesquisa: I - o levantamento de algum problema; II - a solução à qual se chega; III - os meios escolhidos para chegar a essa solução, como os instrumentos científicos e os procedimentos adequados. Então:
R: todos são verdadeiros
22- A pesquisa aplicada, é aquela que objetiva gerar conhecimentos para a aplicação prática, dirigida à solução de problemas específicos. Portanto, a pesquisa sobre o "Boom" do início do Universo é um exemplo típico de pesquisa aplicada uma vez que é motivada pelo interesse intelectual do
Gabrielle Alves fez um comentário
  • Otimo artigo
    2 aprovações
    Mercia Jesus fez um comentário
  • Sociologia
    1 aprovações
    Mercia Jesus fez um comentário
  • Pergunta As preposiçoes que seguem fazem referencias ao significado filosofia e para indentificar entre elas a verdadeira e falsa competência habilidade compreender e relacionar os fundamentos filosoficos e teoricos podem responder
    2 aprovações
    Carregar mais