Buscar

AV 2 E AV1 DE IMUNOLOGIA

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201301783998)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A partir de um procedimento cirúrgico, por exemplo, é comum a formação de resposta inflamatória. Isto ocorre pois há agressão tecidual.
Os sinais flogísticos de uma resposta inflamatória qualquer são:
		
	 
	Febre, dor, calor e edema.
	 
	Dor, calor, rubor e edema.
	
	Somente dor e rubor.
	
	Dor e febre.
	
	Dor, rubor, edema e febre.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301784007)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No Brasil, as vacinas contra gripe são indicadas, principalmente, para os idodos. Isto é devido a grande facilidade que os idosos possuem de evoluir para um quadro secundário de infecção respiratória bacteriana, como a pneumonia, e possibilidade de óbito. Porém, alguns idosos consideram que não tomam mais vacinais para gripre pois, ao tomá-las, ficam gripados, com febre, perda de apetite etc..
A alterantiva que explica a reação imunológica acima é:
		
	
	As toxinas, contidas na vacina, agem como fator endógeno e promovem os efeitos colaterais, como a febre.
	
	Uma vacina não promove efeitos colatrerais.
	 
	Os efeitos colaterais da vacina são causados pelas citocinas liberadas pelas células de defesa. E, mesmo tendo efeitos colaterais, não há risco de infecção bacteriana secundária e probabilidade de óbito.
	
	As citocinas liberadas pelos vírus promovem a febre. A febre acaba atrapalhando as funções do sistema imunológico, mas diminuindo o risco de infecções bacterianas secundárias, como a pneumonia.
	
	Toda vacina deve promover febre, pois esta ocorre devido a um fator exógeno. Sem os efeitos colaterais, não há ação da vacina.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301647032)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marque a alternativa que apresenta somente órgãos linfoides secundários:
		
	
	Linfonodo e medula óssea.
	 
	Baço e linfonodo.
	
	Timo e baço.
	
	Timo e medula óssea.
	
	Medula óssea e baço.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301654428)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A IgA é uma imunoglobulina de monômero, dímero e polímero da estrutura básica de quatro cadeias, existindo em humanos principalmente como monômeros e em outras espécies como dímero. A IgA é a imunoglobulina:
		
	 
	mais abundante nas secreções. É encontrada no colostro, protege as membranas mucosas e é particularmente importante na proteção do recém-nascido.
	
	mais abundante no espaço extravascular, protegendo as membranas mucosas.
	 
	menos abundante nas secreções, protegendo a pele. É particularmente importante na proteção do recém-nascido naquelas espécies e que não há transferência placentária de IgG.
	
	mais abundante nas secreções, protegendo as membranas serosas, e também é encontrada na saliva e é particularmente importante na proteção do recém-nascido naquelas espécies e que não há transferência placentária de IgD.
	
	menos abundante nas secreções, também é encontrada no colostro e é particularmente importante na proteção do recém-nascido naquelas espécies e que não há transferência placentária de IgM.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301654379)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	As placas de Peyer são acúmulos de linfócitos:
		
	
	na parede do intestino grosso, que macroscopicamente aparecem como placas pálidas na parede intestinal.
	 
	na parede do estômago, que macroscopicamente aparecem como placas pálidas na parede estomacal.
	
	na parede dos brônquios, que macroscopicamente aparecem como placas pálidas na parede brônquica.
	 
	na parede do intestino delgado, que macroscopicamente aparecem como placas pálidas na parede intestinal.
	
	na parede do esôfago, que macroscopicamente aparecem como placas pálidas na parede esofágica.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301858498)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Como é denominada a glicoproteína produzida por linfócitos em resposta a um antígeno; frequentemente protetora?
		
	
	Imunonógena.
	
	Antibiótico.
	
	Antigênica.
	 
	Anticorpo.
	
	Opsonizadora.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301849924)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com relação ao fragmento Fab das imunoglobulinas, selecione a única alternativa abaixo, que apresenta informações corretas
		
	 
	é o local de ligação ao antígeno
	
	é produzido pela separação das cadeias leves e pesadas
	
	é produzido pelo tratamento com a pepsina
	
	está presente em cadeias leves deficientes
	
	não possui pontes dissulfeto entre as suas cadeias.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301654498)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os esporos do Clostridium tetani são encontrados no solo e crescem em condições anaeróbicas, como feridas sujas, onde produzem a exotoxina. Para prevenir o desenvolvimento do tétano, os pacientes contaminados recebem anticorpos contra a toxina tetânica.
Em relação ao texto é correto afirmar que:
		
	 
	Os anticorpos são obtidos a partir do sangue de animais imunes ao tétano. Os anticorpos opsonizam a toxina tetânica, evitando o desenvolvimento da doença. O uso da imunidade de outro indivíduo dessa maneira é chamado de imunidade ativa.
	
	Os anticorpos são obtidos a partir do sangue de animais imunes às infecções bacterianas. Os anticorpos opsonizam a toxina tetânica, evitando o desenvolvimento da doença. O uso da imunidade de outro indivíduo dessa maneira é chamado de imunidade ativa.
	
	Os anticorpos são obtidos a partir do sangue de animais imunes à virose. Os anticorpos opsonizam a toxina tetânica, evitando o desenvolvimento da doença. O uso da imunidade de outro indivíduo dessa maneira é chamado de imunidade ativa.
	 
	Os anticorpos são obtidos a partir do sangue de animais imunes ao tétano. Os anticorpos neutralizam a toxina tetânica, evitando o desenvolvimento da doença. O uso da imunidade de outro indivíduo dessa maneira é chamado de imunidade passiva.
	
	Os anticorpos são obtidos a partir do sangue de animais imunes o vírus. Os anticorpos neutralizam a toxina tetânica, evitando o desenvolvimento da doença. O uso da imunidade de outro indivíduo dessa maneira é chamado de imunidade ativa.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301838741)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Como célula central da respostas imunológicas, poder-se-ia pensar que a célula T pudesse influenciar a maior parte dos aspectos da imunidade, mas, isto não é de todo verdade. Muito do alcance funcional é feito por meio da secreção de citocinas, embora a interação direta da célula-celula com as células B seja também importante na maturação das respostas por anticorpos (Peakman & Vergani, 1999). Assim, assinale a alternativa em que se encontram duas funções das células T:
		
	
	Produção de histamina, Produção de Plaquetas.
	 
	Sinalização para a multiplicação da célula B; Produção de histamina.
	
	Secreção de citocinas responsáveis pela multiplicação e diferenciação de uma série de tipos celulares; Produção de histamina.
	 
	Sinalização para a multiplicação da célula B; Secreção de citocinas responsáveis pela multiplicação e diferenciação de uma série de tipos celulares.
	
	Secreção de citocinas responsáveis pela multiplicação e diferenciação de uma série de tipos celulares; Produção de Plaquetas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301850174)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os linfócitos T CD8 ou citotóxicos, são células envolvidas na resposta imune celular, dentre as funções destas células, podemos destacar a seguinte:
		
	
	apresentação de antígenos
	 
	produção de anticorpos
	 
	destruição de células infectadas por patógenos intracelulares
	
	expressão de MHC classe II
	
	expressão de imunoglobulinas

Outros materiais