Buscar

estudo dirigido fundamentos das ciencias sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS.
By Anderson Monteiro
CIÊNCIAS SOCIAIS? -Nas ciências sociais tanto o sujeito quanto o objeto do conhecimento compartilham de um mesmo universo de experiências humanas.
O CONCEITO DE ANOMIA? –Ausência de normas sociais.
Metodologia de investigação de Durkheim ? -Há duas preocupações presentes na obra de Durkheim que lhe deram visibilidade acadêmica: a questão da ordem social e a procura permanente de estabelecer o objeto de estudo da sociologia.
As sanções dos fatos sociais podem ser? –Legal ou espontânea.
Senso comum? -O senso comum depende de juízos pessoais a respeito das coisas, com envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
As Ciências Sociais comporta não só diferentes disciplinas, como também a abordagem de três autores fundamentais, Durkheim, Weber e Marx. Deve-se considerar como razão para essa diversidade? -O fato de que as Ciências Sociais estão fundadas no livre pensamento, assim como no respeito à liberdade intelectual, o que determinou que cada autor assumisse caminhos diferentes, modos diferentes de ver a realidade humana.
O que é relativismo cultural? - A compreensão de que cada sistema cultural tem uma lógica própria que não pode ser aplicada a outros sistemas.
“Toda diferença é preciosa e deve ser tratada com muito carinho...” Essa afirmação expressa uma atitude? –Relativista.
Para o líder italiano, o Ocidente deve conquistar os povos como fez no passado. O texto acima é explicado pelo conceito de? –Etnocentrismo.
"Desde sempre os homens se preocuparam em entender por que outros homens possuíam hábitos alimentares, formas de se vestir, de formarem famílias, de acessarem o sagrado de maneiras diferentes da suas." A esta multiplicidade de formas de vida dá-se o nome de? –Diversidade cultural.
O tema da sociedade civil contraposta ao Estado parece na obra dos chamados de contratualistas, sendo que um deles destacou claramente o direito à rebelião. Assinale qual foi esse autor? –John Locke.
Para Locke: (V) Para Locke, o que caracteriza um homem enquanto indivíduo e o torna distinto e independente de todos os outros é a sua liberdade natural. (V ) Para Locke, cada homem nasce com um duplo direito: o direito à liberdade de sua pessoa e o direito à propriedade dos seus bens. (V ) Para Locke, os direitos humanos são anteriores ao Estado, resultantes dos direitos naturais, portanto, devem obrigatoriamente ser respeitados por um Estado que pretenda ser legítimo.
Segundo Max Weber, com relação à dominação legal racional, qual das afirmativas subsequentes é correta? -A dominação legal racional legitima-se na crença na validade do estatuto legal, da competência funcional e em torno de autoridades baseadas em uma ordem impessoal.
Augusto Comte existiam na história da Humanidade três estados, que correspondiam a cada etapa de evolução de uma sociedade. Esses estados eram chamados de? -Teológico, metafísico e positivo.
O positivismo foi uma diretriz filosófica criada por Comte em meados do século XIX. Assinale a únca característica abaixo que NÃO PERTENCE ao positivismo comtiano:? -A aproximação com o tradicional foi especialmente forte em Comte, que apostava na possibilidade do conhecimento metafísico, considerado por ele uma forma de pesquisa fundamental e necessária.
O surgimento da Sociologia foi decorrente da necessidade de?- Observar, medir e comprovar as regras que tornassem possível, através da razão, prever os fenômenos sociais.
Fatos sociais? -Ao estudarmos o comportamento do individuo, as maneiras de fazer algo, como se portar ou pensar e que se localizam no exterior das consciências individuais, ainda que nelas opere alguma repercussão, sendo sempre movidos por energias sociais de origem coletiva, nunca individual.
Manifestações nas ruas brasileiras demonstraram? –Ação racional relativa a fins.
"A ética protestante e o espírito do capitalismo.” Segundo Weber, a ética protestante contribuiu para o desenvolvimento do capitalismo devido a? -uma conduta voltada ao trabalho, que era uma forma de agradar a Deus, para assim conquistar conforto material como uma bênção.
Marx concebe as sociedades como formas materiais de existência humana que sintetizam em si três aspectos? - A infraestrutura produtiva, a estrutura ideológica e a estrutura jurídico-política.
Na concepção das ciências sociais, a Cultura deve ser entendida em sua essência como? - Todo o conjunto de códigos, valores, hábitos e manifestações que caracterize e seja distintivo de um grupo social.
A Antropologia é uma das ciências sociais que estuda o homem em todas as suas dimensões, e tem como objeto principal a? –CULTURA.
Proposições sobre cultura corretas: -Produzindo cultura o homem passou a depender mais do aprendizado do que da sua herança genética; e, a cultura é um processo cumulativo, resultante de toda a experiência social.
Sociologia é uma ciência que pretende compreender a ação social, interpretando-a, para dessa maneira explicá-la causalmente em seus desenvolvimentos e efeitos, de quem pertence? -Esta afirmativa acima pertence ao pensamento de Weber, autor que definiu ação social como conduta humana (ato, omissão, permissão) dotada de significado subjetivo dado por quem o executa.
Em relação às questões de Karl Marx quanto à luta de classes, o trecho extraído do livro do sociólogo Zigmunt Bauman acrescenta em consonância com Marx uma nova situação a ser pensada sobre as relações de produção? -Deve-se levar em conta que se Marx pontua a luta de classes na relação entre opressor e oprimido através do trabalho, agora, a dependência existe não só pelo trabalho, como pelo endividamento através do consumo.
A descoberta das leis sociais permitiria a intervenção na sociedade para a solução de seus problemas, garantindo-lhe “ordem e progresso”. Este lema, que está presente na bandeira brasileira, indica? - Crença na resolução dos conflitos sociais por meio do estímulo à coesão social e à evolução natural da nação. E, a cultura é aquilo que a gente sabe, é aquilo que a gente faz¿ portanto, todas as pessoas têm cultura.
(...). O que o produto de seu trabalho é, ele não é."(Karl Marx). Assinale a alternativa cujo conceito desenvolvido por Karl Marx está expresso no texto?-Alienação.
SEGUNDO KARL MARX, UM EXEMPLO DA UNIDADE DOS CONTRÁRIOS NAS RELAÇÕES SOCIAIS DE PRODUÇÃO? –um operário trabalhando numa fábrica (luta das classes).
De acordo com a teoria de Karl Marx;
I - O modo de organização da produção influencia a organização política e as formas de pensar. 
II - A taxa de exploração do trabalho recebe o nome de mais-valia.
Karl Marx afirma que na sociedade capitalista o Estado tem como objetivo:
-Favorecer os negócios da classe dominante; e, organizar e justificar a dominação da burguesia sobre o proletariado.
Segundo Karl Marx e Friedrich engels, qual definição de estado? –O Estado é a forma na qual os indivíduos de classe dominante fazem valer seus interesses.
Explique antropologicamente por que este "instinto maternal" não está presente em todos os períodos históricos? - O chamado instinto materno não aparece em todos os períodos históricos porque o processo de socialização não se dá da mesma maneira ao longo do tempo. Cada sociedade humana constroi padrões culturais que são dinâmicos e fazem com que os indivíduos se insiram de maneira diferenciada dependendo do tempo e da sociedade em que vivem.
Pesquisa das eleições, para que servem aos candidatos? - pelo método de pesquisa de ciências naturais, aos quais podem ser estudadas, eventos repetitivos e que podem ser isoladas, pretendem compreender a intenção de votos do eleitorado, principalmente, como eles podem exercer uma dominação carismática sobre o eleitorado. Cativando-os de forma que estes citados, votem a favor da campanha dos candidatos em questão.
Caracterize a globalização? - É um fenômeno multidimensional, pois implica em mudanças importantes nas várias esferas da vida social (econômica, política,cultural, etc.).
Democracia: -Afirmação segundo o qual o indivíduo tem consciência de seus direitos, deveres e de que participa ativamente de todas as questões da sociedade.

Outros materiais