Buscar

PROVA MERCADO DE CAPITAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina: MERCADO DE CAPITAIS - 567254 - 21903
Questão 6 - Múltipla Escolha - 1.0 ponto(s)
Enunciado:Como é denominada a diferença entre a taxa de juros cobrada dos tomadores de crédito e a taxa de juros paga aos aplicadores?  Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
A.Taxa Selic.
B.Despesas. 
C.Taxa Administrativa.
D.Taxa de Performance.
E.Spread.
Alternativa Correta
E.Spread.
Questão 7 - Múltipla Escolha - 1.0 ponto(s)
Enunciado:O Mercado Financeiro é o ambiente no qual são efetuadas todas as intermediações financeiras entre os agentes superavitários e os deficitários por meio das diversas instituições financeiras que o compõem. Analise as seguintes proposições:I. O Mercado Financeiro é classificado em quatro grandes mercados: Mercado de Capitais, Mercado Monetário, Mercado de Crédito e Mercado Cambial.II.  Mercado de Capitais é aquele cujas operações são geralmente de curto prazo e suas principais operações são empréstimos bancários.III.  No Mercado Monetário são realizadas as operações de longo prazo e executa o controle da liquidez monetária da economia.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
A.Apenas as  afirmações I e III estão corretas.
B.Todas as afirmações estão corretas.
C.Todas as afirmações estão erradas.
D.Apenas a afirmação I está correta.
E.Apenas as afirmações I e II estão corretas.
Alternativa Correta
D.Apenas a afirmação I está correta.
Questão 8 - Múltipla Escolha - 1.0 ponto(s)
Enunciado:É o principal executor do CMN (Conselho Monetário Nacional), responsável por garantir o poder de compra da moeda nacional. Tem por objetivos zelar pela adequada liquidez da economia; manter as reservas internacionais em nível adequado, estimular a formação de poupança etc.  Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
A.CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
B.Bolsa de Valores.
C.Banco Central.
D.Banco do Brasil. 
E.SUSEP (Superintendência de Seguros Privados).
Alternativa Correta
C.Banco Central.
Questão 9 - Múltipla Escolha - 1.0 ponto(s)
Enunciado:Cada instituição pertencente ao Sistema Financeiro Nacional (SFN) possui uma caracterização, com suas atribuições e objetivos. A caracterização "Instituição responsável pela política de investimento de longo prazo do Governo Federal. É a principal instituição financeira de fomento do País. Para a consecução de seus objetivos, conta com um conjunto de fundos e programas especiais de fomento. Foi da responsabilidade, durante os governos Collor, Itamar e FHC, o encargo de gerir todo o processo de privatização das empresas estatais" diz respeito a qual instituição do SFN?
Alternativas:
A.Conselho Monetário Nacional -CMN. 
B.Comissão de Valores Mobiliários - CVM. 
C.Banco do Brasil - BB. 
D.Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES. 
E.Caixa Econômica Federal - CEF.
Alternativa Correta
D.Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES. 
Questão 10 - Dissertativa - 2.0 ponto(s)
Enunciado:Compliance pode ser entendido como estar em conformidade com as normas e procedimentos legais impostos às instituições. Significa atender ao que for determinado por leis e cumprir regulamentos internos e externos de responsabilidade da instituição. A partir disso, explique o que serias os riscos de compliance.
Resposta Esperada:UNIDADE 3: Os riscos de compliance são representados pelas sanções legais ou regulatórias possíveis de serem aplicadas a uma instituição diante de alguma falha no cumprimento da aplicação de leis, regulamentos e código de conduta.

Outros materiais