Buscar

ANALISE DEM FIN

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

3ª Etapa 
 Comentar sobre o EBITDA e fazer uma matriz de pontos fortes e fraco do indicador. 
EBITDA é um tipo de medida financeira, que visa identificar o montante de lucro que uma empresa obteve em determinado período de tempo, não levando em conta alguns tipos de despesas. 
Segundo Assaf. 
Neto (2012), o EBITDA equivale ao conceito de fluxo de caixa operacional da empresa, apurado antes do cálculo do imposto de renda, e é um indicador do potencial de geração de caixa proveniente de ativos operacionais. 
Apesar de o EBITDA ser uma medida financeira muito conhecida e amplamente utilizada, Matarazzo (2010) apresenta algumas críticas relacionadas a sua utilização como únic o instrumento para a avaliação da capacidade da empresa gerar caixa e cobrir o seu serviço da dívida: 
• O EBITDA é mensurado antes do imposto de renda, enquanto que o caixa disponível para pagar dividendos ou recompra de ações, depois do imposto de renda ; poderia ser excluído das despesas desembolsáveis apenas o IR diferido; 
• O EBITDA não considera as receitas e despesas não operacionais, tais como ganhos ou perdas na alienação de bens do ativo fixo; 
• O EBITDA não mensura a necessidade de reinvestimentos em bens do ativo permanente; 
• O EBITDA ignora as variações do capital de giro. 
A grande vantagem de as empresas calcularem e apresentarem o valor do seu EBITDA consiste no fato de ele ser considerado um índice “globalizado”, ou seja, é conhecido e utilizado mundialmente por diversas empresas, dos mais variados portes e segmentos de atividade. Dessa forma, tem-se um índice com um método de cálculo padronizado, facilitando a comparação da situação financeira de empresas de países diferentes. De forma simplificada, segundo Assaf Neto (2012), podemos calcular o EBITDA de uma empresa somando o valor do seu lucro operacional antes do IR com o valor das suas despesas com depreciação, que são despesas não desembolsadas efetivamente. 
- EBITDA: lucro operacional antes do IR + depreciação. 
 Traçar um paralelo entre o EVA e o MVA definindo -os e comparando-os. 
O MVA (market value added) compara o valor de mercado de uma empresa (de capital aberto) com o quanto ela possui de capital investido no próprio negócio. Portanto, esse índice indica o quanto uma empresa gerou para seus investidores. Se o saldo for positivo, o acionista agregou va lor ao seu investimento, ou seja, a diferença entre o valor de mercado da empresa e o capital próprio maximizado, valorizando suas ações; caso contrário, suas ações foram depreciadas. 
O MVA é calculado da seguinte maneira: 
MVA = (número de ações x preço das ações) - Patrimônio Líquido 
O EVA (economic value added) avalia o retorno econômico gerado pela empresa. O índice corresponde ao saldo do lucro operacional após a dedução do custo de capital investido na empresa. 
Um resultado positivo demonstra que a empresa teve um retorno econômico positivo. Caso esse retorno tenha sido negativo, o índice também será menor do que zero. 
A fórmula utilizada para calcular o EVA é: 
EVA =(lucro operacional 2) x (1 - alíquota do IR) - (Patrimônio Líquido x TJLP) 
A fórmula de cálculo do EVA sofreu algumas modificações de sua forma original, visando a simplificação dos cálculos. O custo de capital próprio das empresas foi substituído pela Taxa de Juros ao Longo Prazo (TJLP), pois quando calculado por uma entidade externa à empresa, as estimativas de 
alguns dados fazem com que o custo de capital seja impreciso. 
Embora a relação entre o MVA e o EVA não seja direta, alguns estudos demonstram que em muitos casos há uma relação entre eles. Se uma empresa obtiver um EVA positivo seguidamente, ela provavelmente também terá um MVA positivo. E caso a empresa tenha um EVA negativo através dos anos, o seu MVA, com o passar do tempo, também se tornará negativo, pois seus investidores deixarão de investir em uma empresa que não está gerando valor. Dessa maneira, pode-se dizer que esses índices são um forte instrumento de análise para o futuro das empresas. 
Uma vez expostos os fundamentos do EVA e do MVA, caberia agora analisar a relação entre essas duas medidas de desempenho, que buscam aferir o desempenho econômico-financeiro da administração de uma companhia. Comecemos com uma diferença fundamental: a de que a EVA, por se basear nos demonstrativos contábeis, reflete o desempenho passado da empresa, enquanto o MVA, por refletir a visão do mercado de capitais, incorpora a expectativa de resultados futuros da companhia. Na realidade, por ter uma visão de futuro, o MVA está relacionado diretamente com os EVAs futuros esperados pelos investidores e não com os EVAs passados. 
4ª Etapa 
 Pesquisar no site da BOVESPA 
(http://www.bmfbovespa.com.br/ciaslistadas/empresaslistadas/BuscaEmpre. aspx?idioma=pt-br)
Por setor de sua preferência, uma empresa para aplicar os indicadores financeiros questionados na etapa 1, em conjunto com uma análise horizontal, nos dois anos informados nas demonstrações contábeis realizando um parecer sobre a viabilidade financeira da empresa através dos índices. Para a análise horizontal considerar o primeiro ano com base 100.

Outros materiais