Buscar

METODOLOGIA DE PESQUISA PARA AS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Aula 07

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Metodologia de pesquisa para as
Ciências Humanas e Sociais-
Título da Aula: A pesquisa qualitativa: uso de recursos audiovisuais
Nesta aula...
+ É possível usar câmeras?
+ Audiovisual como fonte de pesquisa.
O uso do audiovisual
O uso de recursos audiovisuais têm sido muito utilizados em pesquisas acadêmicas como fonte confiável de pesquisa. O uso desta metodologia aponta para algumas questões éticas e de liberação de uso de imagem que devem ser objetivamente observadas.
O uso do audiovisual
A práxis videográfica precisa de propostas metodológicas que possam ir muito além da simples utilização das imagens animadas como instrumento de registro. (REYNA, 1996)
É possível usar câmeras?
1- No caso de entrevistas
Muitas vezes os entrevistados podem não se sentir confortáveis diante das câmeras. É importante combinar antes de marcar a entrevista.
Fica a dica!
Antes de começar a filmar, é válido ter uma conversa informal. Vale ressaltar que todo discurso é intencional, então diante das câmeras o entrevista pode ser mais seletivo com a sua fala do que em uma conversa. Não esqueça de anotar tudo em seu caderno de campo. Em muitos casos o caderno de campo se torna um capítulo muito consistente do trabalho.
É possível usar câmeras?
2- No caso de observação
Quando a pesquisa é sobre um lugar, muitas vezes o pesquisador faz registros para que possa facilitar a sua descrição. Em alguns casos pode acontecer uma entrevista naturalmente, e o pesquisador deve estar preparado para os agenciamentos que o campo proporciona.
Fica a dica!
Sempre que for filmar ou gravar um lugar ou uma entrevista, o pesquisador deve ter em mãos autorizações de uso de imagem. Nesta autorização deve ser destacado que as imagens e a entrevista serão utilizadas estritamente para fins acadêmicos.
Audiovisual como fonte de pesquisa
E muito natural que o material recolhido no trabalho de campo requeira muitos exames, uma vez que os fenômenos observados sao compostos por vários elementos as vezes dispersos, que formam um conjunto. Tradicionalmente, o pesquisador só dispõe de sua memoria para, a partir de suas notas, recompor esse conjunto. O vídeo modifica radicalmente esse processo pois os elementos constituintes do fenômeno observado podem agora ser vistos, revistos e envolver os informantes em sua interpretação. (REYNA, 1996)
Audiovisual como fonte de pesquisa
O audiovisual pode ser uma fonte confiável de pesquisa?
Sim. Mas como em todo documento, o pesquisador deve fazer uma análise crítica ao que está sendo dito, associando às suas outras fontes de pesquisa. Alguns trabalhos acadêmicos já associam o texto escrito à vídeos e documentários produzidos ao longo do processo de pesquisa, sendo parte integrante do trabalho finalizado.
Audiovisual como fonte de pesquisa
O equipamento utilizado não precisa ser profissional. Atualmente os celulares e câmeras domésticas exercem muito bem esse papel tanto para registro de pesquisa, quanto caso o pesquisador queira produzir conteúdo audiovisual para associar ao seu trabalho.
O uso de equipamento profissional deve ser utilizado somente caso o pesquisador queira produzir um documentário que será exibido em outros meios que não acadêmicos. Para tal, é importante ter todas as autorizações necessárias, inclusive que a imagem das pessoas poderão ser exibidas em meios de comunicação.
O uso do gravador
O uso do gravador é fundamental, mesmo quando se trata de filmagem. Um microfone pode falhar, o vídeo pode se perder. Atualmente os celulares possuem gravadores com excelente qualidade e que salvam automaticamente em “nuvem” o que garante que você não perderá o arquivo da sua pesquisa.
O Comitê de ética
O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é um colegiado interdisciplinar e independente, com “munus público”, que deve existir nas instituições que realizam pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil, criado para defender os interesses dos sujeitos em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro dos padrões éticos (Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos – Resolução CNS 196/96, II.4). 
O Comitê de ética
O CEP é responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos, visando a salvaguardar a dignidade, os direitos, a segurança e o bem-estar do sujeito da pesquisa.  Além disso, o CEP contribui para a qualidade das pesquisas e para a discussão do papel da pesquisa no desenvolvimento social da comunidade. Contribui ainda para a valorização do pesquisador que recebe o reconhecimento de que sua proposta é eticamente adequada.
Desta maneira e de acordo com a Resolução CNS 196/96, “toda pesquisa envolvendo seres humanos deverá ser submetida à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa” e cabe à instituição onde se realizam as pesquisas a constituição do CEP. 
OBRIGADA!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais