Buscar

Ad1 curriculo 2017...luciana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Alunos: Flávio Dos Santos Gomes Mat: 14116080071- Polo: Niteroi
 Luciana de Souza Dos Santos Gomes Mat: 10216080227 – Polo: Rio Bonito
Questão 1: 
O termo Currículo tem recebido, ao longo do tempo, significados relacionados à compreensão vigente sobre o processo educacional e às práticas dela decorrentes. 
Descreva em um texto de15 linhas, as principais características curriculares decorrentes das compreensões inatista e interacionista do processo de ensino-aprendizagem. (valor: 5 pontos)
 O currículo deve ser a ferramenta principal que direcione o ensino, nessa perspectiva a prática escolar requer um entendimento básico do PPP, visto que este se constitui em referência para orientar todas as ações de uma escola em seu cotidiano. 
Uma das questões que permeia o currículo é sobre a compreensão no processo de ensino e aprendizagem, se a capacidade de aprender depende das condições biológicas ou se a escola deve oportunizar condições de aprendizagem afim de que alunos não sejam esquematizados. 
As ideias de ensino buscam propor através do currículo um ensino com dois níveis diferentes: um voltado para atividades laborais e outro para a preparação para carreiras intelectuais.
A concepção inatista ou interacionista entende que o indivíduo ao nascer, traz consigo já determinadas as condições do conhecimento e da aprendizagem em sua bagagem genética. Assim, a escola tem como função revelar e desenvolver as habilidades e competências naturais dos sujeitos. Pouco se tem a fazer por aqueles que não aprendem, já que a capacidade de aprender é inata. Logo, esta concepção motivou um tipo de ensino que acredita que o educador deve interferir o mínimo possível. 
Essa tendência defende a individualidade de cada criança, a crítica a ideia se faz ao analisar as necessidades sociais, econômicas, culturais, sendo assim se abandonadas ao próprio desenvolvimento essas crianças permaneceria em condições de desigualdade.
 Já o internacionalismo ou construtivismo parte da premissa de que tanto os fatores internos como externos influenciam no desenvolvimento e na aprendizagem dos indivíduos. Entendem o conhecimento como algo inacabado, incerto e provisório. A relação das pessoas umas com as outras, assim como a atuação sobre o objeto do conhecimento favorece as aprendizagens. Por esse motivo, sua prática valoriza a pesquisa, o trabalho em equipe e a troca de informações. O ambiente e o tempo são flexíveis. Enfatiza-se a participação dos alunos de maneira ativa e relações horizontais.
Nessa compreensão quanto ao processo de ensino o currículo se apresenta como forma de provocações de mudanças reconhece que o indivíduo está em permanecia transformação e, busca estimular suas experiências. 
Entendemos que o currículo deve contribuir para construção da identidade dos alunos na medida em que ressalta a individualidade e o contexto social que estão inseridos. Além de ensinar um determinado assunto, deve aguçar as potencialidades e a criticidade dos alunos. A organização do currículo deve procurar viabilizar uma maior interdisciplinaridade, contextualização e transdisciplinaridade; assegurando a livre comunicação entre todas as áreas.
“O currículo, portanto, implica processos relativos ao conhecimento escolar que atuam no âmbito axiológico (referente aos valores), no âmbito epistemológico (referente aos conhecimentos), ou, ainda, no âmbito dos procedimentos: tudo o que diz respeito ao que se ensina, como se ensina, para que e para quem se ensina, mantém relação com os estudos sobre currículo.” (p. 28)
Questão 2:
É o foco curricular na preparação para o trabalho que vai criar uma das principais diferenças entre o currículo clássico (abordado na época de Comenius) e as propostas curriculares que passam a se desenvolver com a Revolução Industrial. (FETZER, A. Currículo, vol1 p.40)
Construa com seu grupo um texto de 15 linhas explicando melhor as concepções de Currículo Clássico e Currículo Tradicional, indicando características dessas concepções que podem ser encontradas em currículos escolares ainda hoje. (valor: 5 pontos)
No currículo tradicional as disciplinas são associadas de forma mecânica, onde a educação por vez fica comprometida ao sistema industrial conhecida como taylorismo. Essa visão tinha imposição de regras, trabalho repetitivo, as teorias tradicionais foram guiadas por essa lógica no princípio. 
Dessa forma o currículo era visto, mecanicamente onde os alunos deveriam seguir a lista do dos assuntos escolhido que deveriam ser ensinados pelo professor e repetido pelos alunos. 
Essa forma adotada pelo ensino e, já citada por Comenius inseriu o currículo escolar ao mundo do trabalho (revolução industrial), essas mudanças no currículo provocada pela revolução industrial fez com que as escolas buscassem forma de ensino inspirada na ideia de ensinar a todos como se fosse um. 
O foco curricular na preparação para mercado cria duas vertentes: o currículo clássico e tradicional; o clássico busca formação intelectual, enquanto o tradicional passa priorizar o foco curricular na formação para o mundo do trabalho, onde propõe métodos eficientes de organização e planejamento. 
Nessa expectativa os conteúdos do ensino priorizados, discutidos, problematizados, pois enxergava no aluno uma passividade onde deveria apenas assimilar os conteúdos passados sem contextualiza-los.

Outros materiais