Buscar

RESUMO DO ARTIGO BIOMATERIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO: 
Relação entre Materiais Dentários e o Complexo Dentino-Pulpar
Antes se pensava que somente bactérias lesionavam o complexo dentino-pulpar e estimulava sua resposta de estimulação de recuperação porém isto vem sendo rebatido por várias pesquisas que indicam que os materiais de restauração também lesionam o complexo. 
A dentina (mineralizada, avascular, permeada por túbulos, tecido inorgânico) e tecido pulpar (tecido conjuntivo frouxo, vascularizado, inervada) tem a mesma origem na odontogenese apesar de possuir características diferentes por isso é melhor determinado como um complexo sendo que toda a lesão que atinge um deles atingira a outra estrutura sendo que, sua reação a injurias são: inflamação, deposição de dentina intratubular e deposição de dentina terciaria. A reação mais interessante são células mesenquimais indiferenciadas que se transformam em odontoblastos secundários para formarem em dentina reparadora. O material utilizado para proteção dentino-pulpar dever ter biocompatibilidade e outros fatores então podem ser eleitos conforme a profundidade cavitária. 
Para proteção de cavidades profundas o Hidróxido de Cálcio é o melhor material. Já o Ionômero de Vidro tem se mostrado uma ótima opção como forrador ou base e ainda libera íons de flúor que ajuda na recuperação, um ótimo selamento marginal e um coeficiente de expansão térmica próximo aos da dentina, seu lado negativo é que não promove um Ph neutro. Ainda se busca material ideal mas depende do profissional o uso adequado dos métodos que já existem.

Outros materiais