Buscar

AV2 PLANEJAMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: PLANEJAMENTO DE CARREIRA E SUCESSO PROFISSIONAL
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	MARIA CELESTE RESENDE DO CARMO
	Turma: 9312/MB
	Nota da Prova: 5,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 17/06/2014 11:02:29
	
	 1a Questão (Ref.: 201401676475)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os cursos stricto sensu são cursos voltados à formação científica e acadêmica e também ligados à pesquisa. Existem nos níveis de: ____________ e ____________. O primeiro dura entre dois a dois anos e meio, durante os quais o aluno desenvolve uma pesquisa e cursa as disciplinas relativas ao tema pesquisado. O segundo tem duração média de quatro anos, para o cumprimento das disciplinas, realização da pesquisa e para a elaboração de uma tese.
		
	
	doutorado e pós doutorado
	 
	mestrado e doutorado
	
	aperfeiçoamento e especialização
	
	especialização e extensão
	
	graduação e pós graduação
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401668248)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em função da necessidade de aperfeiçoamento constínuo e atualização, como dever ser considerado o processo de educação na perspectiva do aluno?
		
	
	Como um custo
	 
	Como um investimento
	
	Como uma receita
	
	Como uma despesa
	
	Como um gasto
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401666081)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O profissional que trata da gestão da própria carreira, não deposita a responsabilidade na empresa, deve se ver como uma empresa; estamos falando da responsabilidade do indivíduo e não da empresa que o emprega quanto ao seu sucesso profissional. Nesse sentido, o conceito ao qual estamos nos referindo é o de:
		
	 
	empreendedorismo
	
	gestão
	
	flexibilidade
	
	pró atividade
	 
	empregabilidade
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401669218)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual é a competência que constitui a capacidade que o indivíduo possui e que o possibilita emitir e interpretar mensagens e negociar seus significados, interpessoalmente em contextos específicos?
		
	 
	Comunicativa
	
	Cognitiva
	
	Pragmática
	
	Intelectual
	
	Relacional
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401622018)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Para iniciar a entrevista, uma forma bastante utilizada é a checagem dos dados pessoais do currículo, em seguida pode ser direcionada a perguntas mais abertas, tais como: O que o traz aqui? Fale sobre si... Qual das respostas abaixo orienta o entrevistado a responder apropriadamente?
		
	 
	Descreva um dia de trabalho na empresa - Antes de responder, considere a empresa pela qual vai trabalhar e a posição a qual etá se candidatando e comente seus pontos fortes n.uma dinâlmica de trabalho.
	
	Fale sobre si - Fale sobre algo que realmente te destaque dentre os outros candidatos. os recrutadores não querem uma resposta breve.
	
	Seu interesse pela empresa - Fale rapidamente o que leu sobre a empresa, seus principais projetos e o cargo maior que almeja alcançar.
	
	O que o traz aqui - A melhor forma é responder é dizer quem conhece na empresa, e o quanto precisa do emprego que está se candidatando.
	 
	Fale sobre seus objetivos profissionais - O recrutador quer saber sobre suas decisões, crie um ambiente de discussão sobre tomada de decisão com ele.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401672845)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O ensino superior faz parte do aparato institucional de educação brasileira. A construção de uma carreira de sucesso requer que se conheça a sua composição para que as escolhas possam ser feitas. Fazem parte dos cursos de graduação: bacharelados, licenciaturas e tecnólogos. Ainda fazem parte do Ensino Superior os cursos de pós-graduação. Descreva como estes cursos se subdividem e suas características.
		
	
Resposta: Cursos de stricto sensu: Mestrado, dura em média de dois a dois anos e meio. O aluno desenvolve pesquisas e cursas disciplinas relativas aot ema pesquisado. Cursos de latu sensu: Especialização,dura em média 1 ano e meio. O aluno desenvolve pesquisas de alguma disciplina da sua graduação.
	
Gabarito: Fazem parte do Ensino Superior os cursos de pós-graduação, que se subdividem em stricto sensu (mestrados e doutorados) e lato sensu (cursos de especialização e MBAs). Os cursos lato sensu também são chamados especialização, possuem caráter de aperfeiçoamento ou de atualização em uma determinada área de conhecimento, tanto com vistas a aprofundar o conhecimento ou qualificar seu egresso para uma determinada função. Têm carga horária mínima de 360 horas e se encontram nesta categoria também os cursos designados como MBA. Os cursos stricto sensu são cursos voltados à formação científica e acadêmica e também ligados à pesquisa. Existem nos níveis: mestrado e doutorado. O mestrado dura entre dois a dois anos e meio, durante os quais o aluno desenvolve uma pesquisa e cursa as disciplinas relativas ao tema pesquisado. O doutorado tem duração média de quatro anos, para o cumprimento das disciplinas, realização da pesquisa e para a elaboração de uma tese.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401672892)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	João está prestes a concluir o ensino superior. Ele já realizou todas as disciplinas mínimas e está agora na fase de Estágio Supervisionado. Ao realizar uma consulta no seu histórico escolar, verificou que seu currículo possui disciplinas eletivas, em quantidade equivalente a 30 horas. Por se tratar de disciplina eletiva, João é obrigado a cursá-las?
		
	
	Não, pois não fazem parte das disciplinas mínimas e não há exigência legal.
	 
	Sim, pois somente haverá término do curso se essa carga horária for cumprida.
	
	Como é uma disciplina eletiva, ele pode optar em fazer ou não.
	
	João poderá apenas cursar 10 horas de aula.
	
	João não precisará frequentar as aulas, basta fazer as provas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401668662)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Planejamento financeiro é preparar-se para o futuro, através da previsão de receitas e gastos. É manter controle sobre o seu destino financeiro. Com base no seu planejamento, você terá condições de realizar investimentos e captar recursos dentro de uma necessidade de construção de riquezas, e não um endividamento sem saúde financeira. Desta forma podemos destacar como investimento:
		
	
	Consorcio, Fundo de renda fixa e empréstimos.
	
	Contas de água, luz e telefone
	 
	Curso superior, Fundo de renda fixa e Poupança
	
	TV a cabo e Internet.
	
	Vestuário, Lazer, Viagens
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401625032)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Em uma entrevista para um novo emprego, o entrevistador pede que você dê um motivo para o escolher em vez dos outros candidatos. O que você tem a dizer?
		
	
Resposta: Sou responsável, comunicativa,dedicada e tenho otimos objetivos profissionais.
	
Gabarito: O que se espera do aluno nessa resposta, sempre uma das mais complicadas, é o seguinte: primeiro que o candidato saiba "vender" o seu produto; isto é, deverá focar-se nas suas capacidades e valorizar o seu perfil como o mais adequado para aquela função e a forma como poderá trazer benefícios e lucros para a empresa.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401661758)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	De forma geral, podemos classificar o perfil de um investidor segundo determinadas características como
		
	 
	conservador, moderado e agressivo
	
	seguro, inseguro e moderado
	 
	conservador, moderado e responsável
	
	conservador, moderado e irresponsável
	
	responsável, moderado e agressivo

Outros materiais