Buscar

Av Const Interna RH

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0341_AV_» CONSULTORIA INTERNA DE RH
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno:  - CINTIA 
	Professor:
	VALERIA BELLAS DA COSTA TEIXEIRA
	Turma: 9005/AE
	Nota da Prova: 5,5        Nota de Partic.: 2        Data: 05/06/2014 10:04:48
	
�
 1a Questão (Ref.: 201207245844)
Pontos: 0,5  / 1,5
Segundo Peter Drucker(200), a Era do conhecimento está emergindo e, diferentemente da Era industrial, nesta nova sociedade a criação e gerenciamento do conhecimento serão fatores decisivos no ambiente competitivo. Conforme o texto citado sobre a ¿Era de conhecimento¿ o foco é no ambiente, apresente uma característica da antiga gestão da " Era industrial."
Resposta: O foco era no indivíduo.
Gabarito: A característica da antiga gestão da" Era industrial." o foco era interno.
�
 2a Questão (Ref.: 201207194138)
Pontos: 1,5  / 1,5
Explique a relação entre as estratégias de negócio e a estratégica específica da área de recursos humanos.
Resposta: A estratégia do negócio é garantir sua perinidade a longo prazo e pra isso precisa que seus recursos humanos estejam preparados, por isso a área de RH está cada vez mais atuando com consultorias. As estratégias de recursos humanos devem está alianhadas as estratégias do negócio.
Gabarito: A estratégia de longo prazo adotada por uma empresa irá requerer uma estratégia específica da área de recursos humanos, que será traduzida em prioridades e detalhada em um plano de ação. As ações ou atividades a serem implementadas por RH deverão ser definidas e implementadas de forma a assegurar a direta contribuição para a realização da estratégia de negócio.
�
 3a Questão (Ref.: 201207136045)
Pontos: 0,5  / 0,5
No entendimento de Neves Jr., em função da carga de trabalho rotineiro o pessoal interno não consegue desenvolver e executar novos projetos. Nesses casos, o Consultor é contratado para desenvolver e viabilizar estas ações que irão proporcionar sensíveis ganhos à organização. Por exemplo, caracteriza um Projeto voltado para o Treinamento de Pessoal Interno e Terceirizado da Organização:
Dinamização dos processos de desenvolvimento de pessoal por meio da realização de eventos formais e informais que visem o despertar do potencial dos funcionários visando seu crescimento profissional.
Necessidade de uma opinião independente sobre determinado projeto ou procedimento na empresa minimizando as possibilidades de falhas no projeto e evitando-se gastos futuros não previstos.
Viabilização de ações para obtenção de empréstimos, financiamentos de equipamentos, planos de marketing, Programas de Relacionamento, Planejamento estratégico, etc., de forma a liberar recursos em um prazo significativamente menor que um leigo.
 
Transferência de know-how ao pessoal interno e terceirizado para que possam fazer o trabalho sozinho preparando a equipe em novas técnicas ou abordagens ou ainda repassando informações sobre novos produtos.
Atuação, junto aos executivos da organização, para a análise de processos e/ou análise de dados e informações estratégicas que irão definir os caminhos a serem trilhados.
�
 4a Questão (Ref.: 201207268871)
Pontos: 0,5  / 0,5
Com base nos estudos realizados em nossa disciplina, assinale o único tipo de consultoria, que responde plenamente a afirmativa:
 
"é realizada por profissional não integrante do quadro da empresa na qual exerce suas atividades profissionais, atuando sob condição de contrato de prestação de serviço específico ou por projeto."
 Consultoria autônoma
Consultoria associada
Consultoria exclusiva
 
Consultoria externa
Consultoria interna
�
 5a Questão (Ref.: 201207276574)
Pontos: 0,0  / 0,5
A consultoria Interna de RH é exercida por funcionários da própria empresa, especificamente da Área de Recursos Humanos. A expressão "Prata da Casa" refere-se a:
programa de excelência da área de recursos humanos.
funcionário que se destaca.
 
ao aproveitamento dos funcionários da própria empresa.
 
equipe de colaboradores destinados a atuar como consultores internos.
grupo de pessoas que têm competências essenciais.
�
 6a Questão (Ref.: 201207268880)
Pontos: 0,0  / 0,5
A consultoria interna de recursos humanos é entendida como uma ferramenta que potencializa os resultados organizacionais e gera com isso maior competitividade para a empresa. No entanto, além das oportunidades observadas, é também identificado riscos no processo. Assinale a única questão que evidencia apenas riscos na implementação da consultoria interna de recursos humanos:
A proximidade do consultor viabiliza avaliação imediata permite ajustes, se for o caso; a possibilidade de perda de foco dada a proximidade do consultor interno; a necessidade do consultor em que precisará ser isento e discreto na proposição de alterações que sabe serem geradoras de resistências.
 
 
Identificação de sintomas de desmotivação na empresa; a relação de ajuda que deve se estabelecer entre o consultor e o cliente; a proximidade do consultor viabiliza avaliação imediata permite ajustes, se for o caso; a necessidade do consultor em que precisará ser isento e discreto na proposição de alterações que sabe serem geradoras de resistências.
 
A possibilidade de perda de foco dada a proximidade do consultor interno; isenção que o consultor interno precisa manter ante as situações em que tenha que propor medidas menos simpáticas; identificação de sintomas de desmotivação na empresa; a relação de ajuda que deve se estabelecer entre o consultor e o cliente.
Isenção que o consultor interno precisa manter ante as situações em que tenha que propor medidas menos simpáticas; a proximidade do consultor viabiliza avaliação imediata permite ajustes, se for o caso; a necessidade do consultor em que precisará ser isento e discreto na proposição de alterações que sabe serem geradoras de resistências; a possibilidade de perda de foco dada a proximidade do consultor interno.
 
A necessidade do consultor em que precisará ser isento e discreto na proposição de alterações que sabe serem geradoras de resistências; isenção que o consultor interno precisa manter ante as situações em que tenha que propor medidas menos simpáticas; a possibilidade de perda de foco dada a proximidade do consultor interno.
�
 7a Questão (Ref.: 201207136216)
Pontos: 0,5  / 0,5
Para os propósitos do IBCO(¿ INSTITUTO BRASILEIRO DOS CONSULTORES DE ORGANIZAÇÃO DO CONSULTOR ORGANIZACIONAL),entende-se por Consultoria de Organização a atividade:
De cooperar com outras empresas do País ou estrangeiras, na prestação de serviços especializados de consultoria
De mapeamento e reengenharia de processos de negócios integrando serviços de alta qualidade
 
Exercida individualmente, ou através da direção técnica de empresas compostas de profissionais com formação adequada para essa atividade, dedicadas à prestação desses serviços especializados para terceiros
De fomento a pesquisa e de desenvolvimento de instrumentos e técnicas de administração e produção de programas de treinamento adequados às necessidades de uma empresa
De prestação de serviços especializados para terceiros feita coletivamente por consultores com formação adequada para essa atividade
�
 8a Questão (Ref.: 201207136031)
Pontos: 0,0  / 0,5
As estratégias de Recursos Humanos devem estar alinhadas as estratégias do Negócio. Considerando o entendimento de Paschini, quando uma dos elementos da estratégia do Negócio for Liderança por Inovação, a estratégia de RH deverá buscar:
Maximizar atividades caracterizadas por custos adequados e que impactem na gestão dos custos da organização.
 
Elaborar programa de treinamento e desenvolvimento relacionados ao desenvolvimento de líderes.
 
Assegurar aatração de profissionais inovadores e de clima organizacional propício à atividade.
Implantar programas de carreiras e de sucessão visando atender a demanda futuro por profissionais administrativos
Garantir a atração e retenção de talentos da área de interesse da organização.
�
 9a Questão (Ref.: 201207136039)
Pontos: 1,0  / 1,0
No entendimento de Crocco e Guttmann, é importante, para que se possa desenvolver e manter uma consultoria de confiança e respeito, que se estabeleça um contrato fundamentalmente informal, somente verbal, do tipo triangular, quadrangular ou em pentágono. Caracteriza o contrato TRIANGULAR:
Envolve a participação do cliente externo e interno e os superiores do consultor interno e a chefia do cliente externo.
Incorpora ações para que toda a gerência seja envolvida no processo, juntamente com as chefias.
 
Envolve a interação do consultor interno; seu superior hierárquico e o cliente.
Envolve a participação somente dos cliente interno e o consultor interno, afinal serão os envolvidos no processo.
Incorpora o consultor interno; seu superior hierárquico e o superior do cliente interno; além do cliente.
�
 10a Questão (Ref.: 201207277358)
Pontos: 1,0  / 1,0
No decorrer da implementação, quando os consultores internos estão prestando atendimento aos seus clientes nas respectivas áreas de atuação, e esses profissionais atuam in loco (no local) e em permanente parceria com os dirigentes e seus colaboradores, haverá o acompanhamento e o controle de como, e até que ponto, o processo da Consultoria Interna de RH está cumprindo a sua finalidade. Estamos nos referindo a que etapa do processo?
Aprovação.
 
Manutenção
Finalização.
Encerramento.
Abertura.

Outros materiais

Perguntas Recentes