Buscar

Princípios da Ciência Av2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: CCE0291_AV2_201202142966 » PRINCÍPIOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	JOAO MARQUES DE MORAES MATTOS
SHEILA FERREIRA MARIA CAMPOS
	Turma: 9023/L
	Nota da Prova: 5,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 21/06/2014 09:58:53
	
	 1a Questão (Ref.: 201202217510)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Qual a diferença entre tensão de escoamento e tensão limite de resistência a tração? Como esses dois parâmetros podem ser importantes durante a elaboração de projetos de engenharia.
		
	
	
Gabarito: A tensão de escoamento é uma tensão limite que determina que tipo de deformação o material vá sofrer. Abaixo da tensão de escoamento, a deformação segue a lei de Hooke e não é permanente (elástica). Acima da tensão de escoamento, a deformação não segue a lei de Hooke e permanente (plástica). A tensão limite de resistência a tração é a máxima tensão a qual um corpo é capaz de sofrer antes da sua fratura. É importante determinar esses dois parâmetros nos materiais utilizados durante a elaboração dos projetos, visto que determinará qual a tensão máxima de utilização desses materiais sem que haja deformação permanente ou sem que haja fratura.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202403776)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	O policloreto de vinilo e o acetato de vinilo são dois polímeros muito utilizados na construção civil, aparecendo na forma de telas, placas e pavimentos para as instalações nas quais não pode haver juntas.
Com relação aos polímeros de uma FORMA GERAL, indique três características.
		
	
	
Gabarito: São materiais amorfos, possuem grande capacidade de deformação e baixo ponto de fusão quando comparados aos metais.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202313475)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O ensaio de tração é muito utilizado em laboratório para se determinar algumas características dos materiais; consiste em submeter o corpo de prova a uma carga uniaxial, que é aumentada gradativamente, e observar a reação do material até sua ruptura. O comportamento é registrado em um gráfico tensão x deformação. Para que os resultados sejam comparáveis em todo o mundo científico, as características de execução deste ensaio, assim como a de outros, são padronizadas.
Considerando o ensaio tração estudado, assinale a opção CORRETA.
		
	
	O corpo de prova utilizado recebe tratamento contra corrosão para não gerar defeitos superficiais durante o ensaio
	
	O ensaio é realizado em atmosfera de gás inerte.
	 
	O corpo de prova utilizado é padronizado.
	
	O ensaio é realizado em vácuo.
	
	O corpo de prova utilizado é tratado termicamente.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202313191)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os cerâmicos são compostos de elementos metálicos e não metálicos, com ligações de caráter iônico ou covalente, dependendo das eletronegatividades dos materiais envolvidos. É comum, portanto, se definir o percentual de caráter iônico de uma determinada cerâmica. Duas características dos componentes estruturais da cerâmica influenciam os aspectos microestruturais de uma cerâmica cristalina: a carga presente nos íons de sua composição e o tamanho dos mesmos. Considerando as características dos materiais cerâmicos, assinale a opção que NÃO está correta.
		
	
	Os materiais cerâmicos são normalmente combinações de elementos classificados na tabela periódica como metais com elementos classificados como não metálicos.
	
	A cerâmica vermelha - telhas, tijolos e manilhas - e a cerâmica branca - azulejos, sanitários e porcelanas - são constituídas principalmente de silicatos hidratados de alumínio, tais como caulinita, haloisita, pirofilita e montmorilonita.
	
	Os cerâmicos são duros e geralmente frágeis, ou seja, não possuem a capacidade de absorver facilmente a energia neles aplicada como acontece com os metais, fragmentando-se.
	 
	Os cerâmicos são menos resistentes a altas temperaturas e a ambientes corrosivos que os metais e os polímeros.
	
	A argila foi o primeiro material estrutural inorgânico a adquirir propriedades completamente novas como resultado de uma operação intencional realizada pelo homem, representando a "queima" do material, hoje conhecida como calcinação/sinterização.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202313319)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Um modelo físico muito comum e de fácil entendimento para explicar a constituição da estrutura da matéria é o átomo de Bohr, que considera a estrutura atômica como uma miniatura do sistema solar , ou seja, composto de NÚCLEO (sol) em órbitas circulares ou elípticas onde se localizam os ELÉTRONS (planetas). Considerando a teoria atômica relacionada ao modelo anteriormente mencionado, assinale a opção que NÃO está correta.
		
	
	Na ligação covalente, um átomo compartilha seus elétrons com outros átomos adjacentes.
	
	Vários materiais cerâmicos possuem como base de agregação atômica a ligação iônica.
	
	Na ligação iônica, os átomos dos elementos de valência facilmente liberam esses elétrons, tornando-se íons carregados positivamente.
	 
	Na ligação metálica, os elétrons são compartilhados por vários átomos. Assim admite-se que o átomo encontra-se constantemente no estado de perder, ganhar e dividir elétrons-valência com os átomos adjacentes.
	 
	Na ligação de Van der Waals, ocorre influência mútua das ondas eletrônicas estacionarias, ocorrendo compartilhamento dos elétrons de forma semelhante a ligação covalente.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202314597)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Ao sofrer resfriamento os materiais apresentam solidificação em pequenos volumes separados, que crescem e originam um todo solidificado. Estas pequenas partes são denominadas de grãos e seu processo de formação envolve as etapas de nucleação e crescimento. Ao sofrer deformação, os grãos que compõem o material se apresentam alongados.
Com relação a figura a seguir, que pertencem ao mesmo aço, identifique a proposição CORRETA.
 
		
	
	As duas micrografias revelam aços com o mesmo grau de resistência mecânica.
	 
	Provavelmente o aço B possui resistência mecânica inferior ao aço A.
	 
	Considerando que as micrografias possuem o mesmo aumento, o aço no estado mostrado em B possui a mesma densidade superficial de contornos de grão (comprimento de contorno de grão por área) que o ao aço mostrado em A.
	
	Provavelmente o aço A possui resistência mecânica inferior ao aço B.
	
	Considerando que as micrografias possuem o mesmo aumento, o aço no estado mostrado em B possui tamanho de grão inferior ao aço mostrado em A.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202398681)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Na alta Idade Média, alguns tratamentos térmicos em aço já eram praticados, tais como o rápido resfriamento de uma espada aquecida ao rubro, o que originava um utensílio mais duro. Os artífices não sabiam explicar o porquê destas mudanças nas propriedades mecânicas; hoje, sabemos que os tratamentos térmicos provocam mudanças microestruturais. Considerando a descrição de tratamento térmico anterior, identifique nas opções a seguis aquela que melhor a descreve:
		
	 
	Cementação.
	
	Revenido.
	
	Recozimento.
	
	Deformação a frio.
	 
	Têmpera
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202229391)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na classe dos aços, encontramos os aços inoxidávis ou o mais popular, aços inox que na sua composição elementar apresenta, Fe( Ferro), C ( carbono) e Cr(cromo), este material é utilizado na produção de talheres,parafusos,corrimões e estruturas que irão ficar exposta a um longo tempo na presença de oxigênio. Em relação ao texto qual a propriedade marcante deste material.
		
	
	Isolante térmico
	
	Super Condutor
	 
	Resistência a oxidação
	
	Isolante elétrico
	
	Transparente
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202314614)Pontos: 1,0  / 1,0
	Um engenheiro precisa especificar dois aços entre aqueles que possui de tal forma a ter um aço de menor dureza e outro de maior dureza possíveis. Sabendo-se que a dureza é uma função do teor de Carbono, escolha a opção CORRETA, considerando-se respectivamente os aços de menor e maior dureza.
		
	
	Aço SAE1080 e aço SAE1006
	 
	Aço SAE1006 e aço SAE1080
	
	Aço SAE1070 e aço SAE1080
	
	Aço SAE1080 e aço SAE1070
	
	Aço SAE1006 e aço SAE1008
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202184190)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O objetivo da cementação dos aços comuns é:
		
	 
	aumentar a resistência ao desgaste
	
	diminuir a dureza superficial
	
	diminuir a resistência à tração
	
	aumentar o teor de carbono superficial
	
	aumentar a tenacidade do núcleo

Outros materiais