Buscar

ativ 27747 (3) planejamentos de cargo e salarios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 2 - PLANEJAMENTO DE CARGOS E SALÁRIOS
Referente às aulas 5, 6, 7 e 8 
O que é uma análise de cargo? Contextualize sua resposta;
Consiste em um detalhamento, ou seja, na especificação dos requisitos e das exigências do cargo para ocupá-lo, onde na realidade, analisar cargo significa fazer uma apreciação responsável dos atributos que uma pessoa deve ter para desenvolver as suas tarefas e suas funções, dessa forma a análise de cargo consiste em especificar antecipadamente o perfil do ocupante do cargo, é uma etapa seguinte à descrição do cargo, através da descrição da análise de cargo o administrador está estabelecendo comportamentos esperados, portanto análise de cargo também é uma estratégia de resultados e de desempenho.
Liste pelo menos 02 Métodos para descrever e analisar cargos;
Observação direta: consiste na atividade ou no esforço do analista de recursos humanos em acompanhar as atividades do ocupante do cargo no seu local de trabalho, é um método recomendado para os cargos operacionais, tem como vantagem a exatidão das informações.
Método da entrevista: consiste no papel da analista de recursos humanos em conversar com o ocupante do cargo e com o superior do ocupante para escolher os dados que necessita para efetivar a descrição e análise do cargo. É um método geralmente adotado para cargos gerenciais e executivos, é um método que adota pouco papel e formulário.
De que forma A Avaliação de Desempenho realizada por uma organização pode ser vista como um diferencial de competitividade? Liste os aspectos que você considerar importante. 
É vista como diferencial a partir do momento que as organizações colocam em prática tal atividade, ela assegura resultados e melhora as relações internas entre gerentes e avaliados proporcionando um notável desenvolvimento. As organizações lidam com a globalização e tendem as receber mais impacto exigindo um maior ajuste. É ai que a AD entra como diferencial, pois através dela as empresas promovem um ambiente de trabalho diferenciado.
-criar uma cultura forte de Avaliação de Desempenho fortalecendo a gestão de pessoas;
-utilizar os dados obtidos na Avaliação de Desempenho para identificação de necessidades de treinamento;
-corrigir as fraquezas do empregado no cargo;
-utilizar os resultados da Avaliação de Desempenho para promover, transferir ou demitir.
Liste e comente sobre os métodos que podem ser utilizados na AD;
Existem vários métodos que podem ser utilizados na AD, cada método com sua particularidade, é preciso que o gestor da organização saiba planejar qual é o melhor método a ser utilizado, pois a escolha do método depende do objetivo que o gestor deseja alcançar.
Entre os métodos podemos citar: relatórios verbais, relatórios escritos, escalas gráficas, método da escolha forçada, método de pesquisa de campo, método do incidente crítico, auto avaliação e avaliação por resultado.
Relatórios verbais: consiste no relato que o avaliador faz verbalmente sobre determinado avaliado, considerando determinado período de tempo. É um método limitado por não adotar critérios padronizados.
Relatório escrito: os relatos são emitidos pelos avaliados, mas são escritos, pontos fortes são a liberdade de expressão e rapidez em sua emissão.
Métodos da Escala Gráfica: é simples de ser aplicado e não exige treinamento dos avaliadores. Ele consiste em um formulário onde constam questões a serem avaliadas como, por exemplo, a qualidade de trabalho e as opções de categoria de avaliação, como ótimo, bom, regular ou fraco. É um método fácil e que apresenta resultados confiáveis.
Método da Escolha Forçada: O método da escolha forçada é realizado pelo empregador e consiste em avaliar o desempenho dos colaboradores individualmente com o preenchimento de um formulário, onde ele deve escolher as opções que melhor se enquadram a cada colaborador. Dá-se o nome “escolha forçada” pelo fato de o avaliador ser obrigado a escolher uma das opções.
Método de Pesquisa de Campo: Este método é pouco utilizado pelas empresas, pois tem um custo elevado e um resultado demorado, consiste em entrevistas feitas aos supervisores por especialistas que buscam identificar as necessidades de melhoria no desempenho dos subordinados.
Elabore um texto (mínimo 10 e máximo 15 linhas), conceituando e classificando Avaliação e Classificação de Cargo, comente sobre sua importância para as Organizações. Aproveite para listar e comentar sobre os benefícios da Avaliação de cargos na organização;
A avaliação e classificação de cargos consistem no processo de analisar e comparar o conteúdo dos cargos, colocando-os em ordem de classe para utilização como base de sistema de remuneração, relacionando-se com o preço para o cargo. O objetivo desta avaliação é um meio de determinar o valor relativo de cada cargo dentro da organização, sendo que, em um primeiro momento, consiste na obtenção de informações a respeito do cargo. Essa análise determina os requisitos, as responsabilidades envolvidas e as condições exigidas pelo cargo para seu adequado desenvolvimento; esta análise permite que os cargos sejam posteriormente classificados e avaliados para efeito de comparação. Seus benefícios são a redução e a insatisfação com o desequilíbrio de salários, valor justo ao cargo, valorização de cargo, salario e cargos justos etc. São benefícios que ajudara o administrator administrar melhor seus departamentos da empresa tendo salario e cargos justo para o seus subordinado. 
Conceitue Salário e Remuneração caracterizando suas particularidades; 
Salário- Salário é o valor recebido pela prestação de um serviço, é o valor relativo a uma tarefa ou cargo. Pode ser calculado por hora ou pelo valor mensal, o salario mensal de um funcionário horista é calculado pelo número de horas trabalhadas, já o salario mensal é fixo e não varia em relação ao numero de horas, é o valor estabelecido para o cargo e registrado em carteira ou contrato de trabalho. Enfim, o salario é uma recompensa financeira pela prestação de um trabalho.
Remuneração- consiste no somatório do salario e das vantagens, benefícios e atrativos que a organização concede ao funcionário. Quando se fala em renumeração, o significado refere-se ao conjunto de todos os valores pagos ao funcionário.
Ao se tratar de políticas de benefícios, quais cuidados você sublinha como essencial a uma organização? Quais preocupações ela deve possuir? Justifique sua resposta;
Tem que tomar cuidado com os benefícios monetários, pois estes são concedidos em dinheiro, pagos através da folha de pagamento, sendo assim geram encargos sociais. Não é recomendado este tipo de beneficio, mas sim usar os benefícios não monetários.
Liste 03 exemplos de benefícios Legais e 03 por liberalidade da empresa
Legais-. Férias, 13º, FGTS.
Concedidos por liberdade da empresa- Vale alimentação, cesta básica, assistência médica.
Caro aluno.:
Os Trabalhos das 08 aulas, estão divididos em 2 atividades, que poderão ter valor de zero a 5,0 cada, totalizando 10 pontos; 
Todos os 2 trabalhos devem ser encaminhados separadamente

Outros materiais