Buscar

Imperialismo e Neocolonialismo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

História
Prof: Joacir
Introdução a história
O que é História?
Compreender sua realidade atual a partir do estudo do passado.
 Esse estudo possibilita compreender as sociedades anteriores à nossa, com suas diferenças e particularidades, como fruto de seu tempo e da ação de seus sujeitos.
Possibilita compreender como as ações de diferentes pessoas em diferentes lugares, influenciaram e continuam influenciando o presente. 
O que faz um historiador?
Mais importante que o acontecimento em si é saber por que esse fato aconteceu, ou seja, a sua causa ou motivo. Para isso, o Historiador se vale de algumas perguntas estratégicas para viabilizar seu contato com o passado. Tais perguntas são: “Por quê?”, “como?”, “onde?”, “quando?”, “quêm?”.
Como trabalha o Historiador?
Para uma melhor investigação dos acontecimentos do passado, o Historiador usa diversos métodos e técnicas, com a finalidade de analisar as mais variadas fontes.
O que é fonte?
São vestígios de povos do passado.
Fontes Escritas.(Jornais, revistas, livros, atas,etc.)
Fontes Iconográficas.(Pinturas,desenhos,fotografias,etc.)
Fontes Orais.(depoimento, narrativas passadas de pai para filho.)
Fontes materiais.(Objetos pessoais,fósseis ruinas, instrumentos de trabalho.)
Fontes Sonoras.(cd, fitas,discos, gravações de rádio.)
Industrialização e imperialismo,2º fase da revolução industrial 
 Contexto histórico século XIX: desenvolvimento do capitalismo e aceleração comercial, levam ao advento de uma série de descobertas relacionadas à indústria, ao transporte e às comunicações.
Principais descobertas
 Em 1856 foi descoberto um processo de fabricação do aço, por Henry Bessemer. Com essa descoberta, o aço, que é mais difício de ser trabalhado e mais resistente do que o ferro, tornou-se também mais barato. Por isso passou a ser amplamente usado na indústria de armas, na construção civil e na fabricação de máquinas. 
Invenção do dínamo
 O dínamo é um gerador eléctrico que produz corrente contínua (CC) através da utilização de um comutador. Os dínamos foram os primeiros geradores eléctricos a produzir energia eléctrica útil para fins industriais e a base sobre os quais muitos dispositivos de conversão de energia foram construídos, nomeadamente o motor eléctrico e o alternador.
dínamo
telégrafo
O que é 
O telégrafo é um sistema concebido para transmitir mensagens de um ponto para outro em grandes distâncias, utilizando códigos para a rápida e confiável transmissão. As mensagens eram transmitidas através de um sistema composto por fios.
História do telégrafo 
Telégrafo é um sistema que foi criado no século XVIII com o objetivo de transmitir mensagens de um ponto para o outro, através de grandes distâncias.
Os telégrafos usavam códigos para que a informação fosse transmitida de forma confiável e rápida. O principal código utilizado pelos telégrafos foi o código Morse, que surgiu com a criação de telégrafo elétrico na década de 1830. Samuel Morse criou e registrou a patente do telégrafo no ano de 1837.
O telégrafo foi o principal sistema de comunicação a longa distância nos séculos XIX e começo do século XX. Foi muito utilizado por indústrias, governos e até mesmo pelas forças armadas de diversos países em momentos de guerra.
Telégrafo
 
telégrafo
telefone
 Muitos cientistas conseguiram desenvolver aparelhos elétricos de transmissão de voz à distância, mas o escocês Alexander Graham Bell foi o primeiro a patentear o invento, em 14 de fevereiro de 1876. 
telefone
curiosidade
 Você sabe que inventou, de fato, o telefone?
Descobriu-se, recentemente que o inventor do telefone foi o italiano Antonio Santi Giuseppe Meucci(1808-1896)
 Todo este progresso técnico foi causa e efeito do capitalismo.
A concentração de capital
 Com a aceleração industrial, a concorrência entre as grandes empresas aumentou muito. Para vencer a concorrência, o grande capitalista fazia guerra de preços. Você sabe o que é guerra de preços?
 Guerra de preços era o seguinte: mantinha-se o preço de certo produto bem baixo por algum tempo, até que seus concorrentes não aguentassem e falissem ou vendessem a empresa por um valor baixo. Assim as empresas mais fortes foram ”engolindo” as mais fracas e, com isso, formaram-se empresas gigantes ou associações de empresas (trust, carteis e holdings).
 Trust- Associação de várias empresas em uma única, que passa a dominar todas as fases da produção, desde a obtanção da matéria prima até a comercialização do produto.
 Cartel- Conjunto de impresas independentes que, para evitar o desgaste da concorrência dividem o mercado entre si. Cada uma delas atua em determinada área geográfica.
 Holding- Empresa nascida da associação de várias empresas e que possue o controle de suas associadas.
O imperialismo
“[...] É uma dominação política e econômica, direta ou indireta, de uma nação mais rica e poderosa sobre outra mais pobre e fraca.[...]”(MESGRAVIS).
IMPERIALISMO
E NEOCOLONIALISMO
Revolução Industrial
Avanço na produção de energia, na exploração de matéria-prima, nos transportes e na comunicação, além dos avanços científicos.
Inovações
Novas oportunidades de negócios
Estímulo ao capitalismo
Crescimento populacional  Intensificação da urbanização 
Revolução Industrial
Limites da livre concorrência do liberalismo  Disputa por espaços no mercado desequilibrada pelas empre-sas mais ricas e com maior poder  Processo de con-centração.
Cartel  Grupo de empresas que acordam em con-trolar preços, produção e mercado de determinados setores e produtos. 
Holding  Empresa que controla várias outras dife-rentes empresas, que funcionam independentes entre si e possuem até alguma autonomia.
Truste  Fusão de diversas empresas de um mesmo ramo de atividade produtiva.
Revolução Industrial
Outros aspectos dos limites do liberalismo:
Monopólio  Ausência de concorrência e existência de um único fornecedor. 
Oligopólio  Poucos fornecedores e cada um detém uma parcela grande do mercado, de forma que qualquer mudança em sua política de vendas afeta a participação de seus concorrentes e os induz a reagir.
Monopsônio  Forma de mercado com apenas um comprador, chamado de monopsonista, e inúmeros vendedores. É um tipo de competição imperfeita, inverso ao caso do monopólio, onde existe apenas um vendedor e vários compradores. Um monopsonista tem poder de mercado, devido ao fato de poder influenciar os preços de determinado bem, variando apenas a quantidade comprada.
Revolução Industrial
Capitalismo monopolista:
Aproximação entre bancos e indústrias  Financiamento da produção e participação nos lucros industriais
Aumento da produção industrial  Necessidade de ampliação do mercado consumidor
Acúmulo de capitais  Geração de resultados que também eram reinvestidos para produzir mais lucros
Imperialismo e Neocolonialismo
“Como vender a produção cada vez maior e realizar novos investimentos assim gerados, se a concorrência entre as grandes potências capitalistas fazia com que seus governos adotassem barreiras protecionistas para seus mercados internos, a fim de dificultar a invasão de produtos vindos de países concorrentes?”
Gilberto Cotrim - “História Global: Brasil e Geral” (volume 2)
“Resposta” encontrada para o dilema
Repartição da Ásia, África e da Oceania para o atendimento dos interesses econômicos e políticos das potências mundiais. 
Imperialismo é a política de expansão e o domínio terri-torial, cultural e econômico de uma nação sobre outras, ou sobre uma ou várias regiões geográficas. Neocolonialismo é o processo de exploração experimentado pelas potências industriais.
Imperialismo e Neocolonialismo
Formas de domínio:
Territorial  Por intervenção militar, caracterizada pela ocupação direta sobre o território do país “colonizado” 
Econômico  Pela interferência nos assuntos políticos e econômicos do país dominado.
Colonialismo europeu (sec. XVI)
Neocolonialismo(sec. XIX)
Principal área de dominação
América
África,
Ásia e Oceania
Fase do capitalismo
Capitalismo mercantilista
Capitalismo financeiro e monopolista
Objetivoseconômicos
Garantia de mercado consumidor para a produção econômica europeia
Garantia de exploração deprodutos coloniais e metais preciosos
Reserva de mercado para a produção industrial
Garantia de fornecimento de matérias-primas
Controle dos mercados externos parainvestimento de capitais excedentes
Patrocinadores
Burguesia comerciale Estados metropolitanos modernos
Burguesia financeiro-industriale Estados com industrialização desenvolvida
Justificativa
Expansãoda fé cristã
Missão “civilizadora” e disseminação do progresso técnico pelo mundo
O IMPERIALISMO NA ÁFRICA
Franceses na Argélia.( Instalação em 1830 de um protetorado-que era um país ou território com governo próprio, mas controlado por outro Estado no tocante à política externa e a segurança. Argélia, Marrocos e Tunísia, por exemplo, foram protetorados franceses na África. 
Belgas no Congo
Em 1884, usando a força e a diplomacia, o rei Leopoldo II da Bélgica apossou-se do Congo, território dezenas de vezes maior que a Bélgica. Ele chamou este território de “Estado –livre do Congo” e conseguiu que fosse reconhecido como seu domínio particular. Explorando a mão de obra africana, Leopoldo II extraiu do Congo um fortuna inculculável em borracha e marfim.
Belgas no Congo
 A dominação do Congo converteu-se em um dos episódios mais cruéis da História, envolvendo a morte de cerca de 10 milhões de africanos.
Britânicos na África
 A Grã-Betanha foi um dos paises que lideraram a corrida pela África. No Egito, os britânicos estabeleceram um protetorado aproveitando-se do endividamento do governo egípsio por ocasião da construção do canal de Suez, obra financiada por capitais franceses e egípsios.
Canal de suez
O Canal de Suez é uma das vias marítimas mais importantes do mundo e um dos grandes focos da economia do Egito. É o eixo de união entre o Oriente e Ocidente (tem 163 km de extensão). Situado em terras do Egito, no istmo que une a África à Ásia. 
Canal de suez
Canal de suez
 No Suldão, os britânicos usaram a violência; os sudaneses, que praticavam a relilgião muçulmana, reagiram travando com eles um tipo de guerra, que chamaram de “guerra santa”(Girrad). Apesar de algumas vitórias expressivas, os sudaneses acabaram derrotados, graças à superioridade bélica do adversário. Além do Egito e do Sudão, a Inglaterra se apossou ainda de Uganda(atual Quênia) e da Rodésia (atual Zimbábue), Assim chamada em homenagem ao explorador inglês Cecil Rhodes.
Alemães, portugueses e espanhóis
 A Alemanha entrou na corrida pela África, estabelecendo uma colônia banhada pelo Atlântico(a África do sudoeste Alemão) e outra banhada pelo índico( África Oriental Alemã).
 Portugal, por sua vez, manteve a maior parte dos territórios conquistados nos séculos XV e XVI, como Guiné, Moçambique, São Tomé e Principe e as ilhas do Cabo Verde.
 A Espanha conservou uma parte do Marrocos, o Marrocos espanhol.
Imperialismo e Neocolonialismo
Domínio sobre a África:
1876 – Iniciativa da Bélgica no governo de Leopoldo II  Associação Internacional Africana e Grupo de Estudos do Alto Congo
Mais de 90% do território africano foi dominado entre a segunda metade do século XIX e as primeiras décadas do século XX
Imperialismo e Neocolonialismo
Conferência de Berlim (1884/1885)  Reuniões que definiram a divisão do continente, tendo a participação de 14 países europeus, EUA e Rússia. 
Fronteiras estabelecidas de maneira artificial e arbitrária conforme os interesses imperialistas
Resistência enfrentou dominadores militarmente mais equipados
Imperialismo e Neocolonialismo
Imperialismo e Neocolonialismo
Domínio sobre a Ásia:
Ampliação do controle bri-tânico sobre a Índia: Influência sobre costumes, produção e política  1876: Incorporação oficial ao Império Britânico
China: Resistência à influência externa abalada durante a Guerra do Ópio (1839/1842), que resultou em vitória britânica e abertura do território chinês para a ação imperialista. Após derrotas em mais conflitos, como a Guerra dos Boxers (1899-1901) o território foi loteado por Inglaterra, Alemanha, França, Rússia e Japão
Houve também um movimento de revolta na Índia chamado Revouta dos Sipaios(1857). Sipaios era o nome dado aos soldados nacionalistas Hindus que se engajaram na luta contra o domínio inglês.
Ópio
O Ópio é uma substancia entorpecente extraída da papoula, e causa dependência química em seus usuários. Era transportada ilegalmente pela Inglaterra para a China, e lá muitas vezes os Ingleses forçavam os Chineses a consumi-lo, o que provocava dependência e assim obtinham grande lucros e aumentava o volume do comercio.
Com isso, o Governo Chinês proíbe toda a transação da droga e os Ingleses ficam irritadíssimos (pois era um comércio que estava dando lucro), e acabam declarando guerra a China em 1839.
Papoula
Metadona (Ópio)
O ópio (do grego ópion, “suco de papoula”, pelo latim opiu) é um suco espesso que se extrai dos frutos imaturos (cápsulas) de várias espécies de papoulas soníferas, e que é utilizada como narcótico. O uso do ópio mascado ou fumado, que se espalhou no Oriente, provoca euforia, seguida de um sono onírico; o uso repetido conduz ao hábito, à dependência química, e a seguir a uma decadência física e intelectual, uma vez que é efetivamente uma droga destruidora do organismo. Para se fumar o ópio, utiliza-se um cachimbo especial, com uma haste de bambu e um fornilho de barro, e os seus adeptos seguem um verdadeiro ritual. Pode ser utilizado ainda, como comprimido, supositórios, etc.
Tratado de naquim
 Foi assinado em 1842 e é tido como um dos mais importântes da História da China.
Ele estabelecia:
 A abertura de cinco portos na China para que os mercadores ingleses pudessem comercializar livremente.
 O pogamento aos ingleses de uma indenização de 21 milhões de dólares pela perda do ópio jogado ao mar e pelos prejuízos causados pela guerra.
O controle de Hong Kong pelos ingleses.
Pouco depois, os norte- americanos, os franceses e os russos também obtiveram dos chineses direitos comerciais e privilégios semelhantes. Assim, à força, os portos da China foram sendo abertos às potências ocidentais. 
Japão: Abertura forçada pelos EUA (1854) e posteriores acordos comerciais com outros países. A partir de 1868, durante a Era Meiji, o Japão passou por um processo de modernização e iniciou sua própria experiência imperialista no continente. 
Imperialismo e Neocolonialismo
Principais características
Sistema de governo era o Shogunato, ou seja, Shogun era o nome dado ao comandante militar e chefe de governo Japonês.
 Abertura, à força, dos portos para os norte-americanos e logo após para Grãn-Betanha, Rússia e a Holanda.
 Início de guerra civil,pois uns queriam às “tecnologias européias” enquanto outros admitiam que esta “modernização” como uma submissão dos japoneses ao domínio estrangeiro. Esta vitória enfraqueceu os senhores rurais(daimios)e fortaleceu o imperador.
Em 1868, o jovem imperador Mutsuhito anunciou uma política de “modernização” do país, dando início a era Meiji.
Imperialismo e Neocolonialismo
Imperialismo e Neocolonialismo
O Império Britânico
Ocupação de cerca de 1/5 da superfície da Terra

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais