Buscar

AULA TESTE CIVIL 1.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Os sistemas jurídicos e suas estruturas
Sistema da Civil Law e da Common Law
Do sistema da COMMON LAW
É um sistema de Direito cuja aplicação de normas e regras não estão escritas mas sancionadas pelo costume ou pela jurisprudência.
Tem origem na concepção do direito medieval inglês que, ao ser ministrado pelos tribunais do reino, refletia os costumes comuns dos que nele viviam.
Uma das principais características do Common Law é de que as questões devem ser resolvidas tomando-se como base sentenças judiciais anteriores.
Todos os cidadãos, incluindo os funcionários de mais alto escalão do governo, estão sujeitos ao mesmo conjunto de leis, e o exercício do poder do governo é limitado a essas leis.
Do sistema da CIVIL LAW
O direito romano criou normas de conduta a serem seguidas, com discussões acerca da justiça e moral no centro dos debates entre os juristas.
Logo depois foi necessário a criação de um sistema racionalista: a Corte de Cassação, órgão não jurisdicional cuja função inicial era, apenas a de cassar as decisões dos magistrados que dessem à lei interpretação diversa da idealizada pelo legislativo.
Devido a descontinuação com o antigo regime romano, o novo modelo ideal, chamado de civil law, satisfez diretamente as necessidades da sociedade da época, uma visão contemporânea, onde a necessidade do povo era prioridade. 
Dessa forma a lei passou a ser o espirito da justiça, ou seja, representava a vontade do povo, restringindo qualquer meio de interpretação, obrigando-se o magistrado a ficar restrito o texto legal.
Os sujeitos de Direito 
Pessoas naturais e jurídicas
Das pessoas naturais
Art. 1º CC: Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil.
Na acepção jurídica, pessoa é o ente físico ou moral, susceptível de direitos e obrigações. 
Art. 2º CC: A personalidade civil da pessoa começa com o nascimento com vida; mas a lei põe a salvo desde a concepção, os direitos do nascituro.
 Assim o conceito de pessoa, sob o ponto de vista filosófico-jurídico, está ligado a uma situação de fato. Qual o fato que transforma o ser vivo em pessoa? O nascimento com vida. 
NASCITURO - art. 2º CC. é o já concebido; 
NEONATO - nascido e já se tornou pessoa; 
PROLE EVENTUAL - nem sequer foram concebidos, direitos em potencial. 
1ª - TEORIA NATALISTA ou NATURALISTA - Adotada no Brasil
2ª - TEORIA CONCEPCIONISTA 
3ª - TEORIA PRÉCONCEPCIONISTA 
Temos que considerar que o NASCITURO, aquele que está por nascer pode ser visto sob duas óticas: 
	I – PERSONALIDADE JURÍDICA FORMAL – quando alojado no ventre materno aguarda o momento mágico de “nascer com vida”.
	II – PERSONALIDADE JURÍDICA MATERIAL – quando o nascituro, verdadeiramente vem ao mundo com vida, como titular de direitos, provido de personalidade. 
DO TÉRMINO DA PERSONALIDADE CIVIL DA PESSOAS NATURAIS 
	Após a personalidade durar por toda a nossa existência, termina com a nossa morte e, somente com ela. Sendo constatada pelo exame do cadáver e prova-se pela certidão de óbito, assentada no Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais. 
Tipos de morte:
a) NATURAL (OU REAL): diversas formas seja por doença, acidente, desde que, do sujeito individualizado. Com ela cessam, para este, todos direitos e obrigações, por ex., casamento, poder familiar, mandato, etc. 
b) MORTE PRESUMIDA: Pela Lei se dá pela ausência de uma pessoa, nos termos dos arts. 22 a 39 do CC. Se uma pessoa desaparecer, sem deixar notícias, qualquer interessado na sua sucessão ou o Ministério Público poderá requerer ao Juiz a sua “declaração de ausência” e a nomeação de um curador. 
c) COMORIÊNCIA OU MORTE SIMULTÂNEA: É possível que ocorra a morte de duas ou mais pessoas numa mesma ocasião, vítimas de um mesmo acidente, evento, etc. sendo elas ou não, reciprocamente, herdeiras uma das outras. 
Das pessoas jurídicas
As pessoas jurídicas são ficções do direito, conceituadas como “entidades a que a lei empresta personalidade, isto é, são seres que atuam na vida jurídica, com personalidade diversa da dos indivíduos que os compõem, capazes de serem sujeitos de direitos e obrigações na ordem civil.
As pessoas jurídicas, tem seu início com o registro de seus atos constitutivos nos órgãos competentes,  e termina com a dissolução, fusão, incorporação (para a incorporada) ou falência.
Requisitos para a existência:
	- organização de pessoas ou bens;
	- liceidade de propósitos ou fins e
	- capacidade jurídica reconhecida por norma.
Art. 40 CC: As pessoas jurídicas são de direito público, interno ou externo, e de direito privado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais