Buscar

resumo custos de transação

Prévia do material em texto

Estudo Comparado dos Custos de Transação da Comercialização Antecipada e do Mercado Futuro de Soja.
	A agropecuária é uma atividade que envolve riscos de produção de preços, a saber, clima, perecibilidade dos produtos, doenças e pragas, ciclos de culturas e preço de comercialização, dentre outros, ou seja, são transações com alto nível de incerteza. Outro risco, não menos importante é o risco de mercado dos produtos agropecuários pois toda a produção de um período tende a chegar ao mercado ao mesmo tempo e isso resulta em uma redução dos preços. Devido a volatidade crescente dos preços agropecuários, a utilização dos mercados futuros são essenciais para reduzir os riscos das transações e proteger os preços das comandities agropecuárias. Mas no Brasil a adesão a esse mercado não é grande. Os produtores ainda preferem os contratos de comercialização antecipada de safra, de troca de insumo por produto. 	As transações de mercado demandam contratos que tem o objetivo de proteger ambas as partes de ações oportunistas. 	Um contrato futuro é o compromisso de comprar ou vender certo ativo em data especificada a termo, por preço previamente estabelecido e com a finalidade principal de anular o risco de mercado, fixando o preço que o hedger pagará ou receberá pelo ativo de referência, diferente do contrato antecipado onde o produtor recebe antecipadamente pela produção que irá entregar. O objetivo do produtor ao usar o mecanismo de comercialização antecipada é de captar recursos para financiar a safra. 	 	Qualquer tipo de comercialização utilizada pelos produtores envolvem custos de transação, que são custos provenientes da utilização do mecanismo de mercado. De acordo com o NEI (Nova Economia Institucional) esses custos induzem a formação organizacional de uma empresa e como ela se relaciona com as instituições. 	Para a NEI, os contratos são incompletos pois não são elaborados por agentes econômicos dotados de racionalidade plena, ou seja, que são capazes cognitivamente de processar as informações disponíveis. Sabe-se que a maioria dos produtores não possuem elevado nível de informações e mesmo que as tenham, não conseguem utilizá-las a seu favor. 	
	
Dentre as transações para se comercializar uma produção, destacam-se:
Venda no mercado à vista (spot): Essa transação ocorre a partir da colheita. Nela o produtor vende seu produto pelo melhor preço à vista.
Venda a termo com preço a fixar: Usada principalmente para aproveitar as oscilações de preços futuras. Nessa modalidade o produtor vende a termo e aguarda o melhor momento para fixar o preço em dólares que irá receber.
Venda a termo com recebimento de adiantamento de recursos: O produtor vende a termo e recebe um adiantamento de certa quantidade de dólares por saca, ficando o restante para ser definido no momento da entrega. Não constitui hedge de preço, pois este só será fixado no momento da entrega.
Venda para entrega futura com recebimento imediato em insumos: Nessa transação ocorre uma venda a termo para uma trading, com recebimento em insumos, obtidos pela trading através de um terceiro agente: o fornecedor de insumos. Como o produtor negocia uma quantidade de soja a entregar e não um valor a pagar, esta transação constitui-se numa modalidade de hedge de preço, havendo transferência desse risco para a trading.
	Através do estudo feito concluiu-se que, o mercado de comercialização antecipada da safra, com o mecanismo de hedge de preços, é mais oneroso, financeiramente, que o mercado de futuros organizado. Apesar disso, por oferecer economia de alguns custos de transação, sob a forma de maior simplicidade operacional, facilidade de acesso e familiaridade, leva inúmeros produtores a preferirem essa forma de comercialização. O pequeno produtor tem operado no mercado a termo devido a sua situação de descapitalização e por ter dificuldades de obter crédito bancário, seja por falta de garantias, de reputação ou de estrutura para atender a todos o s requisitos das instituições. Ademais, sua situação de pequeno produtor não lhe dá qualquer condição de obter vantagens nas negociações com os oligopólios do setor. Por outro lado, a falta de intimidade desse produtor com o mercado de futuros, advinda provavelmente da falta de capacitação e treinamento, favorece a opção pelo mercado de comercialização antecipada, mais familiar a eles.
	
DEFINIÇOES:
Incerteza: Ambiente não previsível
Racionalidade limitada: limitações racionais para se receber, processar e transmitir informações
Volatidade preços: oscilação de preços
mercados futuros: Contratos que especificam a data de entrega, o lugar e o objeto transacionado.
Riscos das transações: Riscos inerentes a cada transação de mercado.
Commodity: Vem do inglês e originalmente tem significado de mercadoria.
Transações de mercado: Uma das etapas de um processo produtivo
Contratos: Documento onde os agentes interessados redigem termos de responsabilidade, acordos, desempenhos futuros, e etc, com o objetivo de se reduzir riscos de transação.
Ações oportunistas: Transmissão de informação seletiva, distorcida, e promessas “autodesacreditadas” sobre o comportamento futuro do próprio agente. 
Hedger: Estratégia de redução de risco, onde realiza-se operações que vão neutralizar especulações.
Venda a termo: Alguns elementos da transação podem ocorrer no futuro. Envolvem dois ou mais instantes de tempo
Venda a vista (spot): transações ocorrem em um único instante de tempo
Venda a termo com recebimento de adiantamento de recursos: O produtor recebe um adiantamento da produção e o restante será acertado no futuro.
Venda para entrega futura com recebimento imediato em insumos: Contrata-se a entrega de uma quantidade do produto que será realizada no futuro mas o produtor recebe antecipadamente por essa transação em insumos.
contrato antecipado: Especificam no presente uma determinada performance no futuro.
Custos de transação: Custos de se recorrer ao mercado.
Trading: Empresas comerciais que atuam como intermediárias entre empresas fabricantes e empresas compradoras
Oligopólios: Situação de mercado em que poucas empresas detêm o controle da maior parcela do mercado

Outros materiais