Buscar

CURRICULO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0374_AV_201408221641 » CURRÍCULO: TEORIA E PRÁTICA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201408221641 - RAFAELLE MEYER DINIZ STUTZ MEDEIROS
	Professor:
	ANA MARIA MONICA MACHADO DE OLIVEIRA
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 7,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 10/06/2017 11:40:35
	
	 1a Questão (Ref.: 201408399455)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Leia a afirmativa a seguir: Os estudos do currículo como "campo especializado" sofrem influências de interpretações e fatores econômicos, políticos e sociais.
Considerando os estudos sobre as teorias de currículo, analise se a afirmativa está certa ou errada. Apresente dois argumentos que justifiquem a sua resposta.
		
	
Resposta: Está certa. Primeira razão: vivemos num mundo que, infelizmente, sofre muitas desigualdades sociais e econômica e que se faz necessário um curriculo voltado às esfecificidade dessa determinada classe, não inferior mas direcionada às suas necessidades sempre buscando uma familiaridade ao educando, isto é, lançando mão de suas vivências, seu cotidiano para uma fácil compreensão do conteúdo a ser ministrado à eles. Segunda razão:
	Gabarito:
A afirmativa está certa Justificativa: Como campo de estudos currículo não é neutro e sobre influência das relações de poder, do modelo político, das verbas destinadas à educação, dos critérios de inclusão e inserção de disciplinas, de interesses classes sociais que detém o poder, da concepção de etnia, etc. .
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Resposta parcial.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408398377)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Tedesco e Fanfani (2002), na atualidade, a identidade do/a professor/a  se constitui a partir da articulação de três elementos estruturais: o apostolado, o trabalho e a profissão. Contudo, estamos vivendo novos tempos, novos alunos, novas exigências sociais e portanto, novos docentes. Indique duas transformações sociais que têm impacto no exercício do trabalho docente e nos currículos escolares.
		
	
Resposta: A primeira tranformação seria a parceria de fato entre a escola, comunidade e os pais. Quando se une essas três organizações a favor da educação e do desenvolvimento dos alunos é fato que teremos alunos interessados, estimulados e com vontade de aprender, ou seja, há a necessidade de uma transformação nessa comunicação enre escola/comunidade/pais a fim de dar ao aluno a visão da escola como extensão do lar e da comunidade de onde faz parte. A segunda transformação que vejo que faria uma importante mudança seria a participação fiel do governo, do interesse em investir numa educação continuada, não apenas para formar mão de obra mas para formar cidadãos autonomos, aptos a exercer sua cidadania e assim poder colabrar, através da educação recebida, para o desenvolvimento de sua cidade, quissá do Brasil.
	Gabarito:
- mudanças na estrutura familiar; - influencia das tecnologias da comunicação e da informação; -novas exigências do mercado de trabalho moderno; - origem social, formas de recrutamento e seleção de professores; - características sociais dos docentes; -características sociais e culturais dos alunos; - Contexto organizacional da escola e as condições de trabalho docente; - mudanças nas teorias pedagógicas; - formação do professor; - representações sociais sobre o papel do professor.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Resposta pertinente.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408489860)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No meio acadêmico e na cultura escolar o termo currículo apresenta uma polissemia conceitual. Dentre os argumentos apresentados nas opções, o único que expressa uma reflexão sobre concepção polissêmica de currículo e está de acordo com as teorias críticas é a que:
		
	
	enfatiza o desenvolvimento dos conteúdos e programas oficias.
	
	restringe-se ao domínio técnico pedagógico planejado pela escola.
	 
	expressa-se em atos articulados ao conhecimento e à cultura do grupo.
	
	fundamenta-se nos planos elaborados por especialistas.
	
	preserva a visão específica dos conhecimentos das disciplinas.
	
	 4a Questão (Ref.: 201408377334)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os professores da Escola John Dewey estão debatendo sobre currículo como campo de conhecimento. Com base nos estudos de currículo, analise as falas sobre o tema apresentadas pelos professores e assinale a única, do ponto de visa teórico, que está INCORRETA:
		
	
	Na perspectiva positivista, o currículo escolar considera a objetividade dos fatos da realidade escolar. (prof. Daniel)
	 
	O interesse sobre campo do currículo é recente no cenário educacional mundial. (profa. Julia)
	
	Na abordagem sociológica de Bourdie e Passeron, o pensamento sobre o campo do currículo se depara com tensões e desafios. (profa. Lúcia)
	
	A concepção técnica e cientificista de currículo se consolidou com os estudos de Ralph Tyler no meado do século XX. (profa. Josiana)
	
	Os estudos atuais sobre o currículo como campo de conhecimento consideram ciência e senso comum como expressões da realidade escolar. (prof. André)
	
	 5a Questão (Ref.: 201408417452)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(Fonte: MEC: ENC/Provão-Pedagogia 2002-adaptada) Segundo Libâneo, a docência de qualquer conteúdo científico e cultural supõe uma transposição pedagógico-dialética, o domínio de saberes pedagógicos como condição para a aprendizagem eficaz e o conhecimento das características sociais e culturais dos aprendizes. (LIBÂNEO, José Carlos. Produção de saberes na escola. In CANDAU, Vera (org.) Didática, Currículo e Saberes Escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2001) Assim, situando a formação continuada e o currículo do próprio professor para atender aos desafios da sociedade contemporânea, uma das vertentes da construção/reconstrução do processo edagógico, uma ação que responde a essas necessidades dos professores é:
		
	 
	a promoção de estudos permanentes com articulação entre a fundamentação teórica e a prática educativa cotidiana no trabalho do professor.
	
	a análise de levantamentos estatísticos do desempenho dos alunos para fazer inferências sobre a qualidade do trabalho pedagógico.
	
	a introdução de leituras sobre questões atuais do ensino que promovam a mudança no discurso do professor sobre a aprendizagem dos alunos.
	
	o estabelecimento de grupos de trabalho, objetivando adequar a ação docente cotidiana aos conteúdos teóricos definidos.
	
	a distribuição de material didático investimento na qualificação do teórica dos professores por meio de cursos e treinamentos que priorizam conteúdos específicos das diferentes áreas.
	
	 6a Questão (Ref.: 201408508973)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando o professor considera que todos os estudantes são idênticos, com saberes e necessidades semelhantes, sua postura na prática pedagógica tem consequências que precisam ser superadas para que em seu trabalho de educador possa contribuir para:
		
	 
	Valorizar a unidade na diversidade .
	
	Impedir interpretação das manifestações presentes na sociedade e no contexto escolar.
	
	Evitar a diversidade de símbolos e seu aproveitamento nos atos curriculares.
	
	Excluir do currículo questões de relacionamento interpessoal na escola.
	
	Caracterizar a concepção monocultural do currículo em sua prática docente.
	
	 7a Questão (Ref.: 201408417438)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	(Fonte: MEC: ENC/ Provão - Pedagogia 2002 - adaptada) Professores de Educação Básica, observando o contexto social da escola na qual lecionam, constatam sectarismos, violência e insegurança, ingredientes características da pós-modernidade. Empenhados na elaboração do projeto pedagógico da escola, os referidos professores procuraram adequá-lo a uma perspectiva pós-moderna a qual, no âmbito do currículo, pode ser traduzida:
		
	 
	pelo questionamento e busca de soluções coletivas e a incorporaçãoda diversidade cultural.
	
	pela valorização do sujeito racional, centrado e autônomo.
	
	pela linearidade do conhecimentos e das matérias escolares para garantir a ordem social.
	
	pela estruturação do conhecimento científico em disciplinas curriculares focadas nos problemas.
	
	pela disseminação das narrativas dos mestres padronizando o conhecimento ser trabalhado no currículo.
	
	 8a Questão (Ref.: 201408401792)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os PCNs e as DCNs fazem parte do que os especialistas em Educação apontam como sendo um exemplo de fator determinante da organização curricular. Nesse caso, especificamente, dos fatores legais. Os PCNs podem ser definidos como um documento:
		
	
	que discute as características dos alunos para armazenar informações
	
	que estabelece quais devem ser os objetos de conhecimentos a serem aprendidos.
	 
	que estabelece a carga horária mínima, as habilitações e competências básicas e o tratamento de temas transversais necessários para a formação integral dos alunos.
	
	que busca refletir sobre as finalidades da educação brasileira
	
	que considera os critérios científicos e técnicos considerados úteis e desejados pela sociedade.
	
	 9a Questão (Ref.: 201408401653)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Moreira e Candau (2003) afirma que "as instituições educativas sempre têm dificuldades para lidar com a pluralidade e as diferenças". Já Libâneo (2004) retrata que há novos sujeitos sociais que afirmam sua identidade como os jovens, os idosos, as mulheres, os negros entre outros. As considerações acima destacadas ilustram a importância dos fatores determinantes na construção curricular.  A qual fator se referem os autores?
		
	
	pedagógicos
	 
	culturais
	
	econômicos
	
	sociais
	
	políticos
	
	 10a Questão (Ref.: 201408401390)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Beatriz S. D'Ambrosio ressalta que "a partir dos anos 90 a resolução de problemas se tornou uma parte mais integrante da sala de aula de matemática. Surgiram as propostas curriculares que situavam o ensino de matemática via a resolução de problemas. A proposta era de colocar problemas aos alunos a partir dos quais novo conteúdo pudesse ser desenvolvido. Surgiram várias propostas interessantes como o uso de modelagem, e o uso de problemas de investigação, a serem resolvidos individualmente ou em pequenos grupos. Com uma postura diferente quanto aos tipos de atividade a serem propostas aos alunos, modificava-se a dinâmica da sala de aula. Modificavam-se os livros textos, e modificavam-se também as conversas sobre avaliação. O ensino de regras e procedimentos se tornava menos enfatizado na aula de matemática. Alunos estabeleciam um novo relacionamento com a disciplina da matemática. A questão de motivação e a disposição emocional dos alunos quanto à matemática se tornava um elemento importante da conversa sobre ensino e aprendizagem". Considerando as reflexões da autora, marque a alternativa INCORRETA.
		
	
	Este tipo de ensino contribuiu para uma maior motivação dos alunos e um novo olhar para a disciplina, sem medo e com mais participação.
	
	Com o ensino da matemática por resolução de problemas a sala de aula se dinamizou propiciando aos alunos uma participação efetiva com mais aprendizagem.
	
	O ensino da matemática por resolução de problemas visa uma forma mais dinâmica e criativa de abordar e aprender os conteúdos.
	
	O ensino da matemática por resolução de problemas contribuiu para uma nova visão, mais abrangente, sobre aprendizagem e avaliação.
	 
	A gestão do currículo por resolução de problemas só se aplica na matemática e no ensino para alunos com mais capacidade de reflexão.

Outros materiais