Buscar

AV2-Ciências do Ambiente

Prévia do material em texto

CIÊNCIAS DO AMBIENTE – AV 2
ECOSSISTEMA OU SISTEMA ECOLÓGICO - É o conjunto formado pelo meio ambiente físico, ou seja, o BIÓTOPO (formado por fatores abióticos - sem vida - como: solo, água, ar) mais a comunidade (formada por componentes bióticos - seres vivos) que com o meio se relaciona. É a unidade fundamental da Ecologia.
PIRÂMIDE DE TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA:
Primários: Se alimentam dos produtores, são herbívoros, microscópios, invertebrados, pastadores, e grandes mamíferos.
Secundários: Se alimenta de herbívoros, a primeira categoria de animais carnívoros (ex. Homem).
Terciários: São os grandes predadores, tubarões, orcas e leões, tem grandes tamanhos e menores densidades populacionais.
Decompositores: Responsáveis pela decomposição da matéria orgânica e transformam nutrientes minerais disponibilizando novamente ao meio ambiente e é o último da cadeia trófica. Bactérias e fungos.
Onívoro: Alimentam-se de tudo.
PRINCIPAIS MACRONUTRIENTES (CICLOS BIOGEOQUÍMICOS)
Carbono: Inodoro e Incolor, tem um ciclo perfeito, pois é devolvido ao meio ambiente na mesma taxa que sintetizado pelos produtores. Liberado pelas plantas e animais no seu processo vital de respiração, caso haja aumento da taxa, a reação indica que parte deste é absorvida pelo oceano. Combina com a água para produzir o Gás carbônico
Nitrogênio: Assim como o carbono é um ciclo gasoso, principais fontes é o nitrato, provenientes da decomposição da matéria orgânica que ficam disponíveis as plantas.
Fósforo: Elemento fundamental na reprodução de seres humanos, material genéticos de ossos e dentes, reservatório é a litosfera o seu retorno ao meio é insuficiente e seu ciclo é lento passando da litosfera para hidrosfera.
Enxofre: Tem potencial danoso ao organismo e é liberado no processo de queima de carvão e óleo combustível apesar de ter ciclo sedimentar.
GASES DA ATMOSFERA:
78% Nitrogênio
21% Oxigênio (ser humano precisa de 19,5 a 23%)
0,03% Gases nobres
1% Gás Carbônico
PROBLEMAS AMBIENTAIS DECORRENTES DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA:
Provocam danos a saúde humana ou no ecossistema, pode igualmente reduzir a visibilidade, diminuir a intensidade da luz ou provocar odores desagradáveis e no campo ambiental, tendo ação direta no aquecimento global, sendo responsável por degradação de ecossistemas e potenciadora de chuvas ácidas.
BIOMA CARACTERÍSTICO DO NORDESTE:
Caatinga: Exclusivamente brasileiro, ocupa 10% do território nacional e reúne mais de 900 espécies de plantas.
EFEITOS GLOBAIS DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA:
Efeito estufa, destruição da camada de ozônio e derretimento das geleiras – E em escalas regionais Chuvas ácidas provenientes de dióxido de enxofre na atmosfera.
Distribuição: Valores >30% = AGRUPADA - Valores próximos = Aleatória - Valores repetidos = Homogenia.
Biomassa 
Pode ser considerado biomassa todo recurso renovável que provêm de matéria orgânica - de origem vegetal ou animal - tendo por objetivo principal a produção de energia.
A biomassa é uma forma indireta de aproveitamento da luz solar: ocorre a conversão da radiação solar em energia química por meio da fotossíntese, base dos processos biológicos de todos os seres vivos.
Vantagens
Uma das principais vantagens da biomassa é que seu aproveitamento pode ser feito diretamente, por meio da combustão em fornos, caldeiras, etc. Para que seja aumentada a eficiência e sejam reduzidos os impactos socioambientais no processo de sua produção, porém, estão sendo desenvolvidas e aperfeiçoadas tecnologias de conversão mais eficientes como a gaseificação e a pirólise, também sendo comum a cogeração em sistemas que utilizam a biomassa como fonte energética.
Atualmente, a biomassa vem sendo bastante utilizada na geração de eletricidade, principalmente em sistemas de cogeração e no fornecimento de energia elétrica para demandas isoladas da rede elétrica.
Uma outra importante vantagem é que o aumento na sua utilização pode estar associado à redução no consumo de combustíveis fósseis, como o petróleo e seus derivados, que não são matérias-primas renováveis.
O Brasil, por possuir condições naturais e geográficas favoráveis à produção de biomassa, pode assumir posição de destaque no cenário mundial na produção e no uso como recurso energético. Por sua situação geográfica, o país recebe intensa radiação solar ao longo do ano - o que é a fonte de energia fundamental para a produção de biomassa, quer seja para alimentação ou para fins agroindustriais. Outro aspecto importante é que possuímos grande quantidade de terra agricultável, com boas características de solo e condições climáticas favoráveis. No entanto, é necessária a conjugação de esforços no sentido de que esta produção ou o seu incremento seja feito de maneira sustentável, tanto do ponto de vista ambiental quanto social.
Rotas possíveis para conversão de biomassa em energia
Existem diversas rotas para a biomassa energética, com extensa variedade de fontes - que vão desde os resíduos agrícolas, industriais e urbanos até as culturas plantadas exclusivamente para a obtenção de biomassa. As tecnologias para os processos de conversão são as mais diversas possíveis e incluem desde a simples combustão ou queima para a obtenção da energia térmica até processos físico-químicos e bioquímicos complexos para a obtenção de combustíveis líquidos e gasosos.
Fontes de biomassa
- Biomassa de cultivos agrícolas: Entre as biomassas de cultivos agrícolas, o bagaço e a palha de cana são consideradas algumas das mais importantes no contexto da agricultura brasileira, sendo aproveitadas em caldeiras para gerar energia nas usinas, além do excedente energético ter a possibilidade de ser acrescido ao sistema elétrico. Além dos resíduos provenientes da cultura da cana-de-açúcar, a grande maioria das culturas brasileiras gera biomassa que podem ser utilizadas para a geração de energia. No entanto grande parte é queimada ou retorna ao solo através da incorporação dos restos de cultura. Podemos citar outros resíduos tais como: a casca de arroz, cascas de castanhas, coco da Bahia, coco de babaçu e dendê, cascas de laranjas, etc.
- Biomassa de origem vegetal: Parte da demanda energética brasileira ainda é atendida pela queima de madeira. De acordo com o LPF/Ibama, os cerca de 50 milhões de metros cúbicos de madeira em tora extraídos por ano na região amazônica produzem apenas 20 milhões de metros cúbicos de madeira serrada. Do total, aproximadamente 60% é desperdiçado nas serrarias durante o processamento primário. Em geral, mais 20% são desperdiçados no processamento secundário, gerando um imenso volume de resíduos. No Brasil, existe ainda muito resíduo proveniente da atividade florestal sendo desperdiçado, podendo, se bem utilizado, significar um acréscimo na geração de energia principalmente para comunidades que não são beneficiadas pelo sistema elétrico nacional.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes