Buscar

ORÇAMENTO II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ORÇAMENTO
ORÇAMENTO e ORÇAMENTAÇÃO
ORÇAMENTO: É o produto
ORÇAMENTAÇÃO: É o processo de determinação do orçamento.
ESTIMATIVA DE CUSTO: Um exercício de previsão do preço de venda.
A técnica orçamentária envolve a identificação, descrição, quantificação, análise e valorização de uma grande série de itens, requerendo, portanto, muita atenção e habilidade técnica.
 Um orçamento é determinado somando-se os custos diretos - mão-de-obra de operários, material, equipamento - e os custos indiretos - equipes de supervisão e apoio, despesas gerais do canteiro de obras, taxas, etc. e por fim adicionando-se impostos e lucro para se chegar ao preço de venda.
Atributos do orçamento
Os principais atributos do orçamento são aproximação, especificidade e temporalidade.
Aproximação: Por basear-se em previsões, todo orçamento é aproximado. O orçamento não tem que ser exato, porém preciso. Quanto mais apurada e criteriosa for a orçamentação, menor será sua margem de erro.
Especificidade: o orçamento para a construção de uma casa em uma cidade é diferente do orçamento de uma casa igual em outra cidade. Não se pode falar em orçamento padronizado ou generalizado. Por mais que um orçamentista se baseie em algum trabalho anterior, é sempre necessário adaptá lo à obra em questão.
Temporalidade: Um orçamento realizado tempos atrás já não é válido hoje. Isso se deve a:
• Flutuação no custo dos insumos ao longo do tempo;
• Criação ou alteração de impostos e encargos sociais e trabalhistas, tanto em espécie quanto em alíquota;
• Evolução dos métodos construtivos - surgimento de técnicas, materiais e equipamentos mais adequados;
• Diferentes cenários financeiros e gerenciais: terceirização, delegação de tarefas, condições de capital de giro, necessidade de empréstimo, etc
Etapas da orçamentação 
Esquematicamente, a orçamentação engloba três grandes etapas de trabalho: estudo das condicionantes (condições de contorno), composição de custos e determinação do preço.
Estudo das condicionantes (condições de contorno):
1. Leitura e interpretação do projeto e especificações técnicas
2. Leitura e interpretação do edita!
3. Visita técnica
Composição de custos: 
1. Identificação dos serviços
2. Levantamento de quantitativos
3. Discriminação dos custos diretos
4. Discriminação dos custos indiretos
5. Cotação de preços
6. Definição de encargos sociais e trabalhistas
Fechamento do orçamento: 
Definição da lucratividade
Cálculo do BDI
Desbalanceamento da planilha
Utilidades da orçamentação
Levantamento dos materiais e serviços; 
Obtenção de índices para acompanhamento; 
Dimensionamento de equipes;
Capacidade de revisão de valores e índices; 
Realização de simulações; 
Geração de cronogramas físico e financeiro; 
Análise da viabilidade econômico-financeira. 
Grau de detalhe do orçamento 
 
Quanto ao grau um orçamento pode ser classificado como:
Estimativa de custo - avaliação expedita com base em custos históricos e comparação com projetos similares. Dá uma idéia aproximada da ordem de grandeza do custo do empreendimento; 
 Orçamento preliminar - mais detalhado do que a estimativa de custos pressupõe o levantamento de quantidades e requer a pesquisa de preços dos principais insumos e serviços. Seu grau de incerteza é menor;
 Orçamento analítico ou detalhado - elaborado com composição de custos e extensa pesquisa de preços dos insumos. Procura chegar a um valor bem próximo do custo "real", com uma reduzida margem de incerteza.
Estimativa de custos
A estimativa de custos é uma avaliação expedita feita com base em custos históricos e comparação com projetos similares. Dá uma idéia da ordem de grandeza do custo do empreendimento.
Em geral, a estimativa de custos é feita a partir de indicadores genéricos, números consagrados que servem para uma primeira abordagem da faixa de custo da obra. A tradição representa um aspecto relevante na estimativa. 
No caso de obras de edificações, um indicador bastante usado é o custo do metro quadrado construído. Inúmeras são as fontes de referência desse parâmetro, sendo o Custo Unitário Básico (CUB) o mais utilizado.
Importante: A estimativa de custos não elimina a necessidade de se fazer o orçamento analitico.
CUB: Custo Unitário Básico da Construção Civil, representa o custo da construção, por m2, de cada um dos padrões de imóvel estabelecidos.
O CUB de cada projeto-padrão é calculado aplicando-se aos coeficientes constantes dos quadros da NBR 12.721 (lotes básicos) os preços unitários dos insumos (material e mão-de-obra) ali relacionados. Esses preços são resultantes de pesquisa mensal feita pelos Sindicatos (batizados de SINDUSCON na maioria dos Estados) junto a expressivo número de construtoras, que mensalmente informam os valores praticados. Quanto à mão-de-obra, é aplicado um percentual correspondente aos encargos trabalhistas e previdenciários, decorrentes da legislação própria e da Convenção Coletiva de Trabalho.
Dessa forma, o CUB é o resultado da mediana de cada insumo representativo coletado junto às construtoras, multiplicada pelo peso que lhe é atribuído de acordo com o padrão calculado.
Na tabela, os custos estão divididos de acordo com a unidade autônoma (tipo de construção e número de quartos), número de pavimentos e padrão de acabamento.
É fácil estimar o custo de construção de um imóvel a partir do CUB, basta buscar na tabela o valor do CUB correspondente ao padrão e multiplicá-Io pela área de construção.
Índice CUB: 
Há que se atentar para a diferença entre CUB e Índice CUBo O CUB é um valor em reais. Ele representa o valor, por m2, da construção de uma habitação de acordo com os padrões estabelecidos pela NBR 12.721. Como o cálculo é feito com uma periodicidade mensal, é possível criar uma série histórica da evolução dos valores a partir das suas variações mensais.
O Índice CUB é avariação acumulada do CUB entre o mês anterior e o atual. É um percentual. Ele representa quanto o custo de construção variou de um mês para o outro. É um parâmetro importante para comparação entre a alta dos preços da construção civil e outros índices mais genéricos divulgados na imprensa - IGP-M, INPC, INCC, ICC, FIPE, etc.
Orçamento preliminar 
O orçamento preliminar está um degrau acima da estimativa de custos, sendo um pouco mais detalhado. Ele pressupõe o levantamento expedito de algumas quantidades e a atribuição do custo de alguns serviços. Seu grau de incerteza é mais baixo do que o da estimativa de custos.
No orçamento preliminar, trabalha-se com uma quantidade maior de indicadores, que representam um aprimoramento da estimativa inicial. 
A seguir são mostrados alguns indicadores úteis para levantamentos expeditos de construções prediais. Embora cada prédio tenha seu projeto particular, a relação entre os quantitativos dos principais serviços obedece a um comportamento geral.
Volume de concreto: o volume de concreto de um pavimento engloba pilares, vigas, lajes e escadas. Define-se espessura média como a espessura que o volume de concreto do pavimento atingiria se fosse distribuído regularmente pela área do pavimento.
Indicador: espessura média.
Estrutura abaixo de 10 pavimentos: entre 12 e 16 cm
Estrutura acima de 10 pavimentos: entre 16 e 20 cm
Volume de concreto = área construída x espessura média
Importante: a espessura média refere-se apenas à superestrutura do prédio: não inclui concreto de fundações (blocos, tubulões), quadras esportivas, etc.
Peso de armação: Embora lajes, pilares e vigas tenham solicitações distintas e que sejam armados com diferentes densidades de aço por metro cúbico de concreto, verifica-se que em construções prediais a taxa de aço média fica numa faixa.
Indicador: taxa de aço em função do volume de concreto;
Estrutura abaixo de 10 pavimentos: entre 83 e 88 kg por m3 de concreto.
Estrutura acima de 10 pavimentos: entre 88 e 100 kg por m3 de concreto.
Peso de armação = volume de concreto x taxa de aço
Área de fôrma: Embora
a quantidade de fôrma para moldagem de um pilar seja bem mais representativa do que para uma laje, verifica-se que a utilização média de fôrma cai sempre numa determinada faixa.
Indicador: taxa de fôrma, em função do volume de concreto.
Entre 12 e 14 m2 por m3 de concreto.
Área de fôrma = volume de concreto x taxa de fôrma
Estimativa de custos por etapa de obra :
A estimativa de custos por etapa de obra é uma decomposição da estimativa inicial, levando em consideração o percentual que cada etapa da obra representa no custo total.
A tabela de percentuais é fruto de estudos de obras similares e vem geralmente em faixas de valores. A decomposição em etapas é útil por apresentar um valor estimado para cada etapa da obra, além da importância relativa de cada uma delas
EXEMPLO:
Orçamento analítico: 
O orçamento analítico constitui a maneira mais detalhada e precisa de se prever o custo da obra. Ele é efetuado a partir de composições de custos e cuidadosa pesquisa de preços dos insumos. Procura chegar a um valor bem próximo do custo "real".
O orçamento analítico vale-se de uma composição de custos unitários para cada serviço da obra, levando em consideração quanto de mão-de-obra, material e equipamento é gasto em sua execução. Além do custo dos serviços (custo direto), são computados também os custos de manutenção do canteiro de obras, equipes técnica, administrativa e de suporte da obra, taxas e emolumentos, etc. (custo indireto), chegando a um valor orçado preciso e coerente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais