Buscar

AV2 - Anáise Textual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0014_AV2_2014 » ANÁLISE TEXTUAL
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	LANA LOBO DA SILVA GANGA
MARISE GUERRERO CASTELO BRANCO
	Turma: 9273/KM
	Nota da Prova: 5,2 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 14/06/2014 09:26:27
		1a Questão (Ref.: 201402503767)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em nossa aula 1, temos essa declaração: "(...) as situações comunicativas são enquadradas na formalidade ou na informalidade. Então, a necessidade de adquirirmos uma linguagem mais elaborada, utilizando a norma culta, se dá porque às vezes precisamos usar uma linguagem mais formal. Entretanto, isso não quer dizer que há perda dos aspectos informais da língua, ou seja, continuaremos sempre a falar com pessoas de nossa intimidade da mesma forma. Adquirir outros modos de falar, apenas "alarga nossa capacidade de comunicação". A esses vários tipos de registros que temos na língua, conforme a situação comunicativa em que estamos, chama-se:
		
	 
	Variedade linguística
	
	Língua e linguagem
	
	Língua, linguagem e fala
	
	Norma culta
	
	Norma padrão
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402511326)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Consiste na substituição de um termo por outro o qual mantém uma relação de significado e aproximação. Exemplo: 'Ela só lê Clarice Lispector'.
		
	
	Polissemia.
	
	Antítese.
	
	Duplo sentido.
	 
	Metonímia.
	 
	Metáfora.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402503332)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No passado ela sorria e era cativante, hoje ela é séria e um tanto quanto melancólica. A oração se adequa a qual tipo básico de coesão?
		
	
	Coesão referencial.
	 
	Coesão sequencial temporal.
	
	Coesão referencial lexical.
	
	Coesão sequencial por conexão.
	
	Coesão referencial gramatical.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402514211)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marque a alternativa que apresenta incoerência:
		
	
	Com o intuito de ser aprovado no concurso, ela estudava seis horas por dia.
	
	Os candidatos deverão comparecer no local com uma hora de antecedência da prova. Caso contrário, serão desclassificados.
	
	Ele ficou indignado, quando soube que o resultado do concurso havia sido manipulado.
	 
	O candidato compareceu na hora marcada; porém, estava habilitado para fazer a prova.
	
	Quanto mais ele estudava, menos dúvidas ele tinha.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402497367)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Refere-se à relação entre os significados dos elementos das frases em sequência. Marque a alternativa abaixo o tipo de coerência textual definida por tal afirmação:
		
	
	Coerência estilística
	 
	Coerência sequencial
	 
	Coerência semântica
	
	Coerência pragmática
	
	Coerência sintática
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402501954)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	O e-mail abaixo foi redigido utilizando uma linguagem coloquial inadequada dentro do contexto empresarial. Reescreva o e-mail utilizando a linguagem FORMAL.
Oi, rapaz! para confirmar nosso papo por telefone a gente pede pra mandar bem rapidinho a peça maneira necessária pro conserto de nosso computador da série 3571 paradão desde o carnaval o que vem embolando os serviços da galera. Blz? Fui!
		
	
Resposta: Oi, Caro fornecedor! para confirmar nossa conversa por telefone, pedimos que mande o mais rápido possível a peça da série 3751 para o conserto de nosso computador, que se encontra parado desde o carnaval e, que vem atrasando nosso serviço. Obrigado! até mais!
	
Gabarito: Nessa questão, o aluno deve aplicar toda a formalidade da língua. Alguns pontos devem ser ressaltados: A saudação e finalização formal no e-mail; O uso de um vocabulário sem gírias e abreviações; A clareza, a coerência, a coesão e a concisão devem ser focadas;
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402497375)
	Pontos: 0,7  / 1,5
	Sabe-se que toda e qualquer interlocução está condicionada a alguns requisitos básicos para que haja uma perfeita sintonia entre emissor e receptor. Partindo desse pressuposto, comente acerca da ambiguidade, uma ocorrência que pode interferir na clareza da mensagem.
		
	
Resposta: A ambiguidade é a omissão de um termo que interfere na clareza da mensagem.
	
Gabarito: Várias ocorrências podem interferir na clareza da mensagem, entre elas, a ambiguidade, cuja característica se manifesta pela múltipla interpretação da ideia apresentada. Em textos cuja objetividade se revela como fator primordial, a ambiguidade funciona como uma barreira, impedindo que a mensagem seja compreendida de forma plausível. Porém, quando se trata de um duplo sentido intencional, como é o caso da linguagem poética e publicitária, dos cartuns, histórias em quadrinhos e anedotas, tem-se um recurso não concebido como uma inadequação.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402517042)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia o trecho da reportagem a seguir.
"Inaugurado no final do ano passado, o Club Pet vai além de um hotel para cachorros. Em uma casa de 500 metros quadrados, dividida em quatro andares (com direito a terraço com espelho d'água, esteira e piscina), o espaço oferece aulas de natação, creche, SPA, terapia comportamental, fisioterapia, nutrição, dermatologia, homeopatia, acupuntura, reprodução e aulas para melhorar o condicionamento físico dos cães." (Publicado em O Globo - Zona Sul, de 27/2/2014).
O tipo de texto predominante no parágrafo acima é 
		
	 
	Descrição.
	
	Argumentação.
	
	Narração.
	
	Exposição.
	
	Injunção.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402506835)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os tipos textuais referem-se à estrutura composicional do texto. Como dificilmente encontramos um texto que possua apenas um tipo textual, costuma-se classificá-los de acordo com as características em predominância no seu corpo textual.
Considerando estas informações, assinale qual o tipo textual predominante no texto abaixo:
Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicada ontem instituiu, na prática, a tolerância zero de álcool no trânsito em todo o País. Agora, mesmo que o motorista parado nas blitz da lei seca tenha bebido menos de um copo de cerveja, terá de pagar multa por infringir a lei - que aumentou para R$ 1.915,40 no fim de 2012. A Resolução 432 do Contran foi publicada no Diário Oficial da União. Ela regulamentou as mudanças aprovadas pelo Congresso Nacional, que foram sancionadas pela presidente Dilma Rousseff em 20 de dezembro, e passaram, por exemplo, a aceitar testemunhos de embriaguez como prova de que o motorista cometeu infração.
      (BRUNO RIBEIRO, CAIO DO VALLE, VANNILDO MENDES / BRASÍLIA) In:   O Estado de S.Paulo)
		
	
	Instrucional ou injuntivo porque indica procedimentos a serem realizados e cuja marca fundamental é o verbo no imperativo (injuntivo é sinônimo de obrigatório","imperativo"), ou outras formas que indicam ordem, orientação.
	
	Descritivo, porque sua sequência é marcada pela espacialidade, não há sucessão de acontecimentos no tempo, mas sim a apresentação de uma imagem que busca reproduzir o estado do ser descrito e as suas características em um determinado momento.
	
	Argumentativo porque faz a defesa de um ponto de vista, de uma ideia, intentando persuadir o leitor ou ouvinte, fundamentando o que diz com argumentos que se apresentam em progressão lógica de ideias e com uma linguagem mais sóbria, objetiva, denotativa.
	 
	Explicativo ou expositivo porque intenta explicar, dar informações a respeito de alguma coisa, com o objetivo de fazer com que o interlocutor adquira um saber, um conhecimento que até então não tinha.
	
	Narrativo porque tem como material o fato e a ação e desenvolve-se necessariamente numa linha temporal e num determinado espaço.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402513356)
	Pontos: 1,0  / 1,0Sabendo que contra argumentar é rebater os possíveis argumentos que possam vir a ser levantados contra a tese que está sendo defendida, assinale o contra argumento apresentado no texto abaixo:
Depois do ovo, da carne vermelha e da frutose, chegou a vez do glúten, proteína presente em trigo, centeio e cevada, assumir o posto de vilão da saúde. Enquanto celebridades atribuem seus corpos magros à dieta sem glúten, alguns especialistas iniciaram um movimento para provar que a proteína faz mal e está ligada ao aumento de casos de doenças graves, como as cardíacas e o Alzheimer. Boa parte do que se alardeia sobre a proteína, por enquanto, é especulação - o glúten não engorda e a ciência ainda não comprovou que ele provoque Alzheimer, por exemplo.
		
	
	Celebridades atribuem seus corpos magros à dieta sem glúten
	 
	Mas boa parte do que se alardeia sobre a proteína, por enquanto, é especulação. O glúten não engorda e a ciência ainda não comprovou que ele provoque Alzheimer.
	
	O ovo, a carne vermelha e a frutose, atualmente, são os grandes vilões da saúde.
	
	Chegou a vez do glúten, proteína presente em trigo, centeio e cevada, assumir o posto de vilão da saúde.
	
	Alguns especialistas iniciaram um movimento para provar que a proteína faz mal e está ligada ao aumento de casos de doenças graves, como as cardíacas e o Alzheimer.

Outros materiais